Caixa F1 troca dos Fluidos -360-430 612 599 California ... F12 | FerrariChat

Caixa F1 troca dos Fluidos -360-430 612 599 California ... F12

Discussion in 'Portugal' started by jorge da cruz, Sep 29, 2016.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Aguêm pode postar aqui e comentar e dar o seu contributo sobre como fez viu fazer ou foi feita a mudança do oleo da caixa F1 procedimentos prazo espaço temporario e tipo de óleo que usou para trocar o óleo da sua caixa F1
    Todos os Modelos
     
  2. Exotic Lambo

    Exotic Lambo Formula Junior

    Aug 15, 2011
    491
    South Florida
    Full Name:
    Gianca


    Eu ajo que no precisa mudar óleo da F1, quando você faz vá precisa uma scanner pra saca site da um sistema. Eu ajo que só trocando óleo da caixa és necessário pra serviço.

    I don't think that the F1 fluid requires a service unless you are having problems. If you do drain it you will need an scanner to bleed it.
    I think that if you want to service the transmission just drain the transmission oil through the main bottom cap and replace the oil based on manufacture specs with a pump.
     
  3. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Caro Exoctic Lambo...

    AL que sé ... Los Fluidos tienen que ser cambiados de la caja F1 al que me llegó como information al menos a cada 50 mil km ...
    Usa 75W90 oil sintético ...?

    Como se hace esso y si es cosa simples como una caja normal isso yo no lo sé ...

    Lo que sé es que un coche de ocasion a quien lo nuevo propietário nadie sabe de la veracidade de sus manutentions mismo se están marcadas en la libreta de manutention es muy prudente que se digne a cambiar lo fluido de la caja F1 si no corre el risco de la danificar/ danar y entonces lo custe será mucho mayor...

    Hay dos cosas a hacer al que sé ... Cambiar el oleo de la caja F1 necessito que lo comfirmen si es el 75w90

    2 y segundo Cambiar e drenar lo oleo hidraulico de la bomba hidraulica essa que cambia las velocidades de la caja F1 esto es separado del fluido de la caja... Mecatronica Hidraulica de la caja F1

    Aguardo consejos ... intrusiones informaciones sobre esto pues és una de las cosas mas importantes de los Ferraris de Hoy que son em mayoria equipados com caja F1 ...
    Yo puedo tentar contactar my amigo mecanico de Maserati Madrid sobre este pues el fue lo mecanico sénior de Ferrari los 10 ultimos ans hay Pablo Fernandes mas estoy esperando contribuicciones de los Ferraristas....
     
  4. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Jorge,

    Até onde me é dado a conhecer, no que toca às transmissões F1 de dupla embraiagem (California, 458, F12), só a Ferrari e a GETRAG possuem o know-how, o software e o hardware necessários para realizar manutenções e reparações de caixas de velocidades e transmissões. Acredito que dificilmente os proprietários saibam ao certo os meandros desses procedimentos em profundidade, em termos de técnicas, ferramentas e materiais (de desgaste ou não) utilizados.

    Nos modelos anteriores à actual geração, nomeadamente nos 355 e Modenas (F430 disseram-me que o grau de tecnologia já é considerável e dificilmente sem software e hardware específico, um independente será capaz de ter acesso a toda a gama possível de intervenções a nível de caixa de velocidades e transmissão), acredito que exista mais literatura disponível, quer online quer offline. Em português, como sempre, a informação é deveras limitada (para não dizer mesmo largamente inexistente), mas irei tentar realizar algumas pesquisas.

    O Ferrari Database ainda se encontra fora de serviço?

    Um abraço.
     
  5. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Mundo não pára ...

    Está sempre em movimento e isso de nos acorrentarem ao concessionário local Ferrari não dura nem é eterno !!! Salvo isso não discuto para

    F12
    F12 TDF
    488

    Estamos aqui para nos enter ajudar e repassar e rebentar com essas corrente$ vou fazer tudo o que sei e posso para acabar e passar isso step by step para tráz

    Sobretudo MANUTÊNÇÃO ... Basica e normal mas a nivel dos anos que hoje vivemos... e das tecnologias que temos á volta

    Ter um Ferrari não é nem será para mim só saber usar a chave e ligar o a/c e naaaaaada saber nem querer saber de como o manter o cuidar ... e andar com ele como se fossemos desinteligentes e dependentes de seres superiores ...

    Não falo de reparar isso já é de mestre ... Calibrar desgastes de embraiagem via SD3 ( ferramenta de diagnóstico ferrari) etc..

    Agora mudar oleos apagar oil service ligth etc VOU Desmistificar e trabalhar para isso solido para que os utilisadores de Ferrari não pensem e aceitem á primeira as estorietas e facturas indecentes que cada um lhe quer impingir ...

    Me aguardem sobre isso das caixas F1 vou desmistificar mesmo ponto a ponto logo que o meu amigo Pablo que faz isso há anos e anos qdo ele me explicar como se faz eu repasso a todos.

    Grazzie mille
     
  6. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Jorge,

    Relativamente aos Ferrari da "nova geração" (California inclusive em diante), não acredito que existam por ora (de futuro, com o envelhecer das viaturas, acredito que surjam especialistas independentes. Pelo menos tem sido essa a tendência) alternativas à marca. Muitas dessas viaturas (arriscaria dizer mesmo a maioria) ainda se encontram em garantia, quer a original mandatória ou a Power. Além do exposto, a questão da valorização destas viaturas prende-se (não só mas também) com a manutenção na marca. Uma viatura sempre assistida na marca (não só com carimbos no livro de revisões mas também com as respectivas facturas detalhadas) comandará sempre um valor de mercado superior, bem como se estiver completa com todos os acessórios (welcome box, todos os livros, manuais, catálogos e bolsa de couro, kit de ferramentas, kit compressor, carregador de bateria, capa de cobertura exterior e interior - bancos e volante, jogo de malas da viatura, etc).

    Ainda há um par de dias li um artigo deveras interessante na reputada publicação Road & Track em que dizia que a desvalorização que uma viatura sofre por não ter histórico de manutenção na marca é consideravelmente superior ao valor da revisão programada no representante oficial. Talvez não se revista de carácter genérico e lei obrigatória para todos os modelos. Todavia, nos mais recentes e em edições limitadas, é certamente verdade.

    Não significa que os proprietários que levam a sua viatura ao representante oficial para manutenção não se interessem pelo procedimento, mas trata-se apenas da questão de não me parecer verosímil que os mecânicos oficiais da marca aceitem clientes no meio da oficina e que lhes expliquem a par e passo todos os procedimentos técnicos.

    Não significa também que os proprietários que não levam a sua viatura ao representante oficial para manutenção, não cuidem exemplar e inspiradoramente bem das suas viaturas. Temos aqui mesmo no fórum brilhantes exemplos disso mesmo! Viaturas ainda mais resplandecentes e saudáveis (no mínimo dos mínimos, tão impecáveis) quanto se assistidas na marca. Existem até componentes mais resistentes e de qualidade do que os originais (a título meramente ilustrativo, refiro a Hill Engineering - em particular, os seus rolamentos).

    Serve este último parágrafo precisamente para fazer a transição de raciocínio para a minha intervenção central:

    Muito obrigado por toda a sua ajuda e partilha de informação, Jorge! É esse mesmo o espírito do fórum que será tanto mais forte quanto a dedicação dos seus membros, dos quais a postura do Jorge é um fantástico exemplo de entreajuda altruísta! A sua disponibilidade e amizade que demonstra aqui no fórum ao partilhar informações raramente disponíveis é algo que registo com enorme agrado e penso falar por todos os membros desta comunidade quando lhe digo: muito obrigado.

    O conhecimento, como o Jorge refere e bem a meu ver, é o primeiro passo para todos nós nos tornarmos consumidores mais conscientes e proprietários mais assertivos, no interesse das nossas máquinas.

    Um abraço e votos de um excelente fim-de-semana!
     
  7. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Amigo Jorge ,
    Aqui vai o meu pequeno contributo :

    Óleo da caixa de velocidades e óleo do sistema F1 são diferentes.

    O óleo da caixa de velocidades pode ser trocado sem grande problema por alguém com conhecimentos mínimos de mecânica . Deve respeitar as especificações do fabricante (informação que deverá estar escrita no owners manual) tanto no tipo de óleo como prazos de mudança do mesmo .

    Por exemplo no meu caso , Um Ferrari 456GT de 1996, o manual indica um óleo 75W90 e mudança cada 20.000KM.
    Este tipo de indicações varia de modelo para modelo.

    No caso do Sistema F1 , o óleo não tem as mesmas especificações (deverá ser um Óleo ATF) e deverá também ter um plano de mudança pré-determinado . Como tal aconselho a verificar no Owners Manual.
    Neste caso em particular a mudança deverá ser mais cuidada e aí sim deverá ser preciso o software para fazer a purga do sistema .

    Abraço
    Vitor
     
  8. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    #8 portogts, Sep 30, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  9. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    #9 jorge da cruz, Sep 30, 2016
    Last edited: Sep 30, 2016
    JÁ ESTAMOS A PROGREDIR E A ANDAR !!!!!

    Tou só com preguiça de pedir a um amigo meu que sabe desta coisa há muios anos pois ás vezes fica chateado em as coisas cairem assim a publico e não deviam ...
    Tem que vir dele de forma casual ... não lhe vou dizer que é para share com todos pois ha mexilhões curiosos aos quais pode correr mal....

    Sei que se tem que mudar a cada 50 mil ( tu dizes 20 mil) o óleo interno da caixa seja "normal" ou F1 - 75-80W. ou 75W90 ( no livro tem isso) *E não aparece no Display aviso deixar sem mudar estraga só tudo)

    TB há que mudar nesse prazo o óleo do diferencial traseiro. A VER .... Sintetic Automatic Transmission Fluid ATF

    Sei que tem outro oleo, o óleo dito "hidraulico" da mecatronica hidraulica que muda as velocidades da caixa F1 e circula dentro da bomba da caixa F1 - O PRAZO P PURGAR SANGRAR É A CADA 3 ANOS
    Gostava de saber pois começam a aparecer esses carros já nas 3º e 4º mão e sem fazer isso, nem os donos se preocuparem em ir á concessionária e há hoje veiculos já fora das garantias..

    Não sei ainda a especificação desse oleo "Hidraulico" ( abaixo há info em que é o DONAX TX Hydraulic Oil)

    Não sei ainda o procedimento para o purgar e meter outro e sangrar o sistema todo..
    (Talvêz seja mesmo ainda uma coisa ao nivél do serviço de manutênção da Ferrari ... )

    Vamos continuar a ver isso..
     
  10. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    #10 jorge da cruz, Sep 30, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    TAZANDJAN

    Any good synthetic 75W90 transmission/transaxle oil will work. Many of the pros like Redline, Motul works great, too. I use Valvoline in mine. All will work fine for the transaxle. If there is any chattering of the limited slip differential, a very, very small amount of LSD additive will cure it.

    The F1 system uses synthetic automatic transmission fluid. When that is changed (3 years recommended for the 599, the latest maintenance recommendation for F1 systems), the system needs to be bled with an SD3 or similar. Ferrari recommendations on F1 fluid vary with model, on the 612 it is Fiat Tutela CS Speed, which is very hard to find. Last four liters cost me $50 each. Any good Dexron III or Dexron VI synthetic ATF or Pentosin CHF 11S will work fine, as long as the old fluid is completely flushed when changed.
    __________________

    o nosso amigo tazandjan ja ajudou ao colocar o prazo do intervalo da troca do fluido hidraulico e o tipo de oleo usado

    abaixo está a informação do amigo de chat "SfefVan"

    Que avisa que sangrar o oleo hidraulico do F1 requer a Ferramenta de SCAN SD3

    ****
    Anders, you'll need a SD3 to bleed the F1 hydraulic system :

    F1 Gearbox procedure (not for manual gear) :

    1- Connect the SD-3 system to the diagnosis plug-in.
    2- Choose "Diagnosis" from the main menu.
    3- Choose "CLUTCH DRAINING" from the "DIAGNOSIS" menu.
    4- Add oil into the tank to prevent the oil level from running low.
    5- Press "ENTER" to activate the tester.
    6- Open the clutch draining union and wait 3÷4 seconds to let the oil flow out.
    7- Close the draining union once again.
    8- Top up the oil level in the tank.
    9- Repeat procedures 6-7-8 two or three times, on both draining unions.
    10- Once this operation is complete, lock the unions to a torque of 18 Nm (Class A).
    11- Wait for the tester to exit the draining procedure and to display the related positive result.
    12- Shift gears a couple of times and top-up the level.

    In the system, as well as the union (Pic 1) on the gearbox, there is also a second union (Pic 2) on the block for the clutch pipe rapid coupling, located in position with the right-hand rear fastening point of the gearbox support frame.


    Without an SD3, I wouldn't attempt to bleed it manually. BTW, in the maintenance schedule, I haven't seen any topic where the hydraulic oil must be changed at regular intervals but I may be wrong.
    Stef

    SOBRE O TIPO DE OLEO HIDRAULICO USADO NA MECATRONICA DA CAIXA F1 ( SISTEMA HIDRAULICO QUE FAZ MUDAR AS VELOCIDADES DA CAIXA ) ELE DIZ;

    Although, the hydraulic system used by the F1 and the E-Diff (including manual gear) uses DONAX TX hydraulic oil. The hydraulic steering system uses also DONAX TX oil.

    Last but not least, and only for the manual gear, the brake fluid tank is shared with the clutch system : DONAX UB BRAKE FLUID DOT4.

    I hope I clarified things a bit more

    Cheers,
    Stef
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  11. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    #11 jorge da cruz, Oct 4, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Aqui vão Imagens Do SISTEMA F1 - Mostram o Actuador Hidraulico e a Bomba Electrica Hidraulica das Caixas F1

    Aparece na foto o reservatorio do Fluido/Oleo Hidraulico

    A imagem de catálogo é do F 575 mostra no desenho ;

    .. o Sistema todo F1 Hidraulico nele aparece ; o ACTUADOR (Mete as mudanças na caixa) (1) a BOMBA ELECTRICA DO FLUIDO (6) e O RESERVATORIO (18)... Tudo é activado electricamente e comandado por software.

    Adicionei fotos do conjunto todo á venda no e bay ... 599 - 612

    Adicionei foto da bomba electrica é a do 360 modena

    Adicionei foto do ACTUADOR do F355- (tem a bola preta) ...

    ENGANAR O SOFTWARE SEM PURGAR TUDO...

    Pode se mudar o oleo sem recurso a sangrar o sistema e reprogramação se usarmos o Fluido Shell da Ferrari ( Veja no catalogo) enganando -o ..

    FAÇA ASSIM...

    Use uma seringa acoplada a uma mangueira transparente ... succione o liquido do reservatório SEM O DEIXAR ACABAR E ASSIM ENTRAR AR NO SISTEMA...
    Depois adicione ao reservatório liquido novo feche e ligue o carro accione as patilhas do volante efacça com que o liquido antigo e novo se misturem..

    Repita até acabar todo o frasco de Oleo Hidraulico Shell que comprou... e ir até ao meio de um segundo (SEMPRE É + BARATO QUE O CONSECIONÁRIO OFICIAL)

    Pode ter a certeza que adicionou até 90 % de oleo novo sem ter que sangrar o istema F1 Hidraulico ( Pra fazer bem use uma seringa com o tubinho longo de sucção p o oleo novo Outra p o velho )

    Atênção nunca deixe sem oleo no fundo o reservatório....! ( aí deixou entrar ar e estragou a operação toda!) ...

    A VIDA DO ACTUADOR F1 e da Propria Bomba Electrica depende de oleo novo e trocado ( a Ferrari tem as datas e prazos e faz isso nas datas previstas).

    Você ao comprar um usado sem historial de manutênção válido ... deve acautelar esta troca de oleo hidraulico do Sistema F1 se não corre o Risco de ter que comprar um Actuador ou Bomba novos ( +- 4500 Euros sem contar mão obra).

    Anexei FOTO do oleo Red line SYN D6 ATF ... que o sistema pode usar... De origem usa SHELL (FERRARI)

    NÃO MISTURE RED LINE C/ O SHELL (usando a seringa) * Não tenho acerteza que misturar os dois oleos Shell de fabrica e o Red line ou outra marca seja benefico ou traga saude ao sistema F1...

    Mudar o que vem de fábrica deve ser feito *SE voçê purgar e esvaziar todo o sistema do oleo shell de origem e o encha com oleo Redline ...

    SOBRE A CAIXA....


    OLEO DA CAIXA - 75W90

    A ultima imagem espero que não traga confusão é a do OLEO DA CAIXA ( NÃO DO SISTEMA HIDRAULICO F1) É DA CAIXA DE VELOCIDADES .

    REDLINE 75W90 uma boa e excelente opção para trocar o óleo da caixa ( Aqui como retira o bujão de purga e sai todo o que lá está ... Feche e Encha com novo redline até escorrer pelo orificio do bujão superior .... ai com calma reponha o Plug-Bujão e feche ....

    Espero que esteja explicada esta parte de troca dos oleos da caixa
    Troca do oleo hidraulico do sistema F1

    A FAZER se comprar um usado e quiser ter a certeza que vai durar e não terá avarias supercaras a reparar por falta de manutênção correcta

    F355
    F360
    F430
    F612
    F599
    CALIFORNIA
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  12. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    #12 jorge da cruz, Oct 4, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    A imagem diz tudo de como enganar o sistema não ter que usar o SD3 para recalibrar o F1 e meter oleo novo (igual) no sistema sem deixar entrar ar.

    O QUE VAI FAZER ( tirar o oleo de um reservatorio como na foto a seringa tira oleo de travões (sem o acabar no fundo)

    A seringa e seu tubinho

    ...
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  13. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    #13 jorge da cruz, Oct 4, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  14. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    #14 jorge da cruz, Oct 4, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Aqui vai o tipo de Oleo do Sistema Hidraulico F1 (que faz mudar as velocidades da caixa F1)

    Ao purgar e trocar por novo este é o oleo do sistema F1

    SHELL SPIRAX S4 ATF - HDX

    Subsititui o DONAX antigo que aparece no manual mas a shel subsituiu o DONAX.

    Obrigado
    Image Unavailable, Please Login
     
  15. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    O Terry é uma absoluta lenda! Costuma estar presente com grande assiduidade na secção 456/550/575, onde invariavelmente partilha amplo conhecimento e experiência, sempre com tremenda amabilidade e disponibilidade. Foi das primeiras pessoas (se não mesmo a primeira) com quem conversei ao inscrever-me na comunidade e é um membro verdadeiramente essencial e emblemático do fórum. Necessitando de ajuda, estou certo e seguro que teremos da parte dele incondicional ajuda.

    Um abraço e obrigado pelas suas intervenções, Jorge!
     
  16. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Já Tive o prazer de ver outro Histórico da Comunidade .... Don Tazandjam ... Responder me e Confirmar a minha teoria de como trocar o oleo do sistema F1 ... "á la Portugaise"e "Na limpeza" e sem daixar rasto a repor com recurso á reprogramação do sistema de diagnostico sofisticado que é SD3 ... se purgar e ficar vazio o sistema...
    Há que ter cuidado e saber o tipo de oleo hidraulico que se tira e que vai ser misturado ...
    Como eu e ele avisamos misturar oleos da F1 de cores diferentes já é perigoso e a evitar ... e Se misturar pode ser os Shell Donax pelo Spirax (+ recente) Ora há 360 550 e 575 com Tutela que tb vêm de fábrica no carro.

    Tb há outra com o carro a trabalhar abrir um parafuso da linha de altra pressão do liquido de oleo e deixar (vazar oleo .... criou-se uma fuga !!!) e ter uma pessoa com dois frascos de litro a meter oleo no reservatorio enquando no outro lado há um derrame a sujar tudo!...

    Menos correcto!
     

Share This Page