Preparar os nossos Ferraris para o Inverno/Inactividade | FerrariChat

Preparar os nossos Ferraris para o Inverno/Inactividade

Discussion in 'Portugal' started by AlfistaPortoghese, Oct 22, 2014.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #1 AlfistaPortoghese, Oct 22, 2014
    Last edited: Oct 22, 2014
    Boa tarde a todos,

    Apesar de estarmos (espero eu!) a desfrutar um pouco deste clima de Verão atípico e fora de época, em breve o Inverno se avizinhará e, com ele, a chuva, humidade, frio e intempéries próprias da estação.

    Tive hoje mais uma oportunidade de sair com o meu Mondial num percurso de 60km para o deixar rolar um pouco. Como antecipo um período considerável de inactividade, quer pela minha falta de tempo quer pelo clima, decidi "prepará-lo" para o inverno/inactividade que está à porta, visto que provavelmente só após o Natal ou com a chegada da Primavera sairei com ele com a regularidade com que tenho feito até à presente data:

    - Hidratação dos bancos em couro bem como demais áreas do cockpit em couro com creme profissional específicamente destinado a esse efeito (algo que pretendo repetir com alguma regularidade mesmo durante o período de inactividade).

    - Limpeza das jantes também com produto profissional para esse fim.

    - Desligar a bateria no interruptor, engatar a primeira marcha e travão de mão, bem como colocação da capa protectora.

    - Desumidificador à mão para semanas particularmente chuvosas.

    Gostaria de vos inquirir sobre as vossas práticas pessoais sobre este tema. De que forma preparam os vossos Ferraris para "hibernar" alguns meses? Sei que existem recomendaçoes louváveis de carácter genérico para procedimentos desta natureza, mas o meu intento é o de indagar sobre práticas e preferências pessoais quando chega a hora de preparar o vosso Ferrari para um período de paragem expectável mais longo que o normal. Peço desculpas em antemão caso este tema já tenha sido debatido amplamente no passado, mas é a minha vontade de aprender e enriquecer a minha experiência que me move a lançar a presente questão, por forma a perpétuar e/ou corrigir alguns comportamentos que eu próprio levo a cabo. E este será, para todos os efeitos, o meu primeiro Inverno com Ferraris na garagem.

    Desde já o meu muito obrigado a todos e um forte abraço com estima e consideração.

    Nuno.

    EDIT - Em relação ao 355 planeio que a inactividade não seja tão longa durante o Inverno, até porque resisto menos aos encantos dele que aos do Mondial, para não falar nos cuidados extremos que tento ter relativamente às intempéries e à capota em tecido do Mondial. O Mondial possui um interruptor extremamente prático (na verdade, uma "maçaneta" que, se rodada no sentido dos ponteiros do relógio, desconecta a bateria). O procedimento para desligar a bateria do 355 é similar, ou envolve desconectar cabos?
     
  2. RS6bird

    RS6bird Formula Junior

    Mar 20, 2006
    316
    Lisbon, Portugal
    Full Name:
    RS6Bird
    Pessoalmente sou mais apologista dos usar com alguma frequência...a inactividade nestes carros com os anos que têm, é o pior que se lhes pode fazer, muito pior que apanharem chuva ocasionalmente. Em tempos tive um 308 GTB de 1979, a carburadores, e usei o carro à diário, com chuva, sol, frio, neve (vivia na costa este dos EUA na altura) e nunca tive problemas. O 355 uso com regularidade no inverno, apenas não o levo para a casa de fim de semana no norte se tiver a chover todo o tempo, mas mais pelo incômodo que se torna guiar do que pelo mal que lhe possa fazer. Se o meu 308 a carburadores aguentou umas boas nevadas sem problema, o seu mondial aguentará os nossos invernos sem problema. Apenas sugiro cuidado nas estradas da costa, tipo Guincho, onde o sal é um inimigo do carro, mas nada que uma lavagem com água doce não cure!!

    Abraço,
    RS6bird
     
  3. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    Eu acrescentava um carregador de baterias, assim evita surpresas na hora de dar à chave

    Já agora atenção aquando da utilização de produtos de limpeza do interior, após aplicar deixar o carro bem arejado e apenas quando tiver completamente seco é que poderá fecha-lo, se fizer a limpeza e os estofos/plásticos estiverem molhados e a humidade não tiver por onde sair, vai ganhar mofo (cheiro) e depois bolor
     
  4. AC COBRA

    AC COBRA Karting

    Mar 9, 2007
    180
    Na minha opinião o travão de mão não deverá estar accionado muito tempo. Não há necessidade de estar a fazer pressão. Em principio a garagem será direita. Eu na minha garagem tenho osm carros desengatados e sem travão de mão. Coloco uns calços nas rodas.
     
  5. matzagrin

    matzagrin Formula Junior

    Aug 28, 2011
    321
    Coimbra
    Full Name:
    Bruno Pereira
    Relativamente ao tratamento interior (condicionadores de pele e plásticos), não há obrigatoriedade em usar nesta fase. Apesar de ser ideal usá-los frequentemente (2 em 2 meses), é na altura do Verão que se deve ter cuidados redobrados, não tanto agora.

    A capa de protecção interior é boa para manter um aspecto mais limpo.

    No que diz respeito a baterias há a solução dos corta-corrente para quem tem, ou um carregador Ctek ligado permanentemente, ou por longos períodos, para manter a bateria a 100%.

    De qualquer das formas também sou da opinião de que se deve usar os carros de vez em quando :)
     
  6. AUSMANPORFER

    AUSMANPORFER Karting

    Feb 23, 2009
    89
    Lourosa
    Full Name:
    Leandro Pereira
    A única alteração que faço e ligar o desumidificador das 22.00 as 08.00 horas mas so quando o tempo se mantem húmido. Saio com a mesma regularidade como faço nas outras estações do ano. A minha opinião e a de que o pior que podemos fazer e dar ferias as nossas maquinas. Apenas em dias de chuva fica na garagem mas se chove em plena viagem ao chegar a casa passo a mangueira e depois seco com a camurça nem que sejam 3 ou 4 da manha. Depois fica com as portas abertas e so no outro dia ponho a capa. Na garagem esta em ponto morto e destravado. Para o manter imobilizado uso um calço refletor dos utilizados nas bermas das estradas. O meu 355 tem um corta corrente no compartimento da caixa de cds. Não sei se e de origem ou se foi aplicado.
     
  7. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Sou apologista de não parar o carro por longos períodos de tempo, muito menos no inverno, é mais o mal que faz que o bem. É andar à coca de períodos de sol!

    O carro, se não estiver a chover, a andar normalmente com a aragem típica do inverno, depois de quente progride melhor do que se estiverem temperaturas de verão na casa dos 30 graus. É uma questão de desligar a bateria por 5 min, voltar a liga-la e dar à chave não tocando em nenhum botão, nem no acelerador nem em nada até o carro se adaptar durante +-15min o relanti à temperatura de inverno. Se for necessário corrigir o relanti, ele próprio corrige por ele, no problem. Depois é andar.

    Isto da hibernação dos Ferraris faz-me lembrar algum pessoal amigo dos Yates. "...AHH e tal vem aí o inverno, vou tirar o barco da água e pô-lo na doca seca...". Quando chega o verão, enquanto o pessoal que tem os barcos na água os pôs a trabalhar regularmente, e foi testando as bombas de água, de sucção, etc etc, o pessoal que os tem na doca seca quando os coloca de novo dentro de água...ups... é só avarias e luzinhas a acender por tudo o que é sítio..o dinheiro que poupam do lugar de marina muitas vezes nem chega para compensar tudo o que entretanto avariou :(
     
  8. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    Eu também acho que não se deve hibernar os carros, ainda por cima num país como o nosso, onde as temperaturas difcilmente são negativas e nevar só nas zonas mais altas

    Compreendo que lá fora se faça isso por causa de nevões de dias seguidos, chuvas fortes e constantes, etc
     
  9. zx9r94

    zx9r94 Karting
    BANNED

    Jan 9, 2014
    137
    Terras além Tejo
    Full Name:
    Lucky number "duas"
    Além, já dos humildes conselhos aqui partilhados permitam-me que sugira no mínimo, 3 em 3 semanas passear o Bólide, independentemente da Estação sazonal.
    Fazendo minhas, palavras de Pedro233: "estar à espreita de um dia de Sol"

    ...uma infeliz experiência relatada por conhecido meu: teve seu carro parado algo tempo em sua particular garagem. Quando decidiu voltar a pô-lo a trabalhar, tinha um ninho de "Los Ratitos" bem junto da bateria do automóvel. Inclusivé, "Los Ratitos" já tinham começado a roer cablagem eléctrica...
     
  10. zx9r94

    zx9r94 Karting
    BANNED

    Jan 9, 2014
    137
    Terras além Tejo
    Full Name:
    Lucky number "duas"
    Como diz BigDaddy_PT, Inverno, Inverno é no Polo Norte e na Sibéria eheheh
     
  11. Miguel Morais

    Miguel Morais Rookie

    Nov 20, 2014
    19
    E na impossibilidade de não podermos tirar o carro da garagem qual será então a melhor abordagem: ligar o carro e deixar durante X tempo até ter uma temperatura boa e assim ficar durante uns minutos ou não ligar de forma a evitar a condensação e só fazê-lo se for mesmo para sair da garagem? Tenho visto que existem opiniões divergentes neste assunto.

    E a mesma técnica aplica-se a todos os modelos Ferrari ou os mais antigos serão diferentes dos mais modernos?
     
  12. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Miguel,

    A nível de conhecimento mecânico serei provavelmente um dos membros mais inúteis para poder avançar com algum feedback pertinente, mas partilho apenas a minha experiência e prática:

    Se não for sair com o carro para um passeio, não o ligo. Prefiro por exemplo num mês não o ligar e não sair com ele, do que ligá-lo duas ou três vezes sem sair do mesmo sítio. Por um motivo simples: já vi o interior de um motor após ter sido ligado, ficado ao ralenti alguns minutos até atingir a temperatura de serviço e posteriormente desligado sem se ter movido. A condensação gerada é inacreditável, só visto. No meu (muito) limitado entender, aquilo que vi não pode fazer bem aos componentes do motor. Mesmo que possam existir argumentos (que desconheço) que tal prática não faz mal, bem é que com certeza não deve fazer, especialmente se repetido várias vezes ao longo dos anos.

    Um abraço,

    Nuno.
     
  13. Miguel Morais

    Miguel Morais Rookie

    Nov 20, 2014
    19
    Obrigado pela partilha Nuno.
    Acabei de adquirir o meu primeiro Cavallino Rampante que apenas será usado quando eu for a Portugal. Sabendo que o melhor tratamento que lhe poderemos dar é sair com ele, o meu ficará na garagem guardado religiosamente, esperando pelas minhas visitas.

    A próxima visita será no final do mês de Fevereiro, se o tempo ajudar e alguém quiser tirar também o seu Cavallino da garagem estou receptivo a um café. Cascais e arredores de preferência, Lisboa uma possibilidade.

    Um abraço e obrigado.
     
  14. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    Com este tempo que tem estado, solinho de Inverno, praticamente sem nuvens, vão dar uma voltinha de Ferrari, porque eles bem merecem
     
  15. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    À sua disposição, com muito gosto.

    Cascais é sempre boa ideia!

    Um abraço.
     
  16. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Eu sou dos que não gosta de andar com o carro à chuva. Se puder evitar, evito.
    No inverno guardo sempre o carro com o depósito cheio para evitar ao máximo condensações e a evaporação da gasolina.
    Se a inactividade for previsívelmente prolongada (por exemplo, manutenção mais demorada) alivio as suspensões.

    Também aproveito para dar Leatherique no couro.

    Nunca coloco o motor a trabalhar se não for sair e fazer pelo menos uns 30 a 40 Km's!
     
  17. F355 Berlinetta F1

    Mar 31, 2010
    114
    Estes dias estão maus caro RGigante, muito chuva e vento...
     
  18. Miguel Morais

    Miguel Morais Rookie

    Nov 20, 2014
    19
    Caríssimos,

    Chego amanhā a Portugal e ficarei até sexta-feira, se alguém quiser rodar um pouco o seu Cavallino durante esta semana e fazer-me companhia para um café estou à disposiçāo. O local preferencial sería Cascais (Guincho, etc), contudo estou aberto a outras sugestões. Eventualmente podería combinar terça, quinta ou sexta-feira. Se houver alguém interessado pode enviar-me mensagem privada e assim depois combina-se os pormenores.

    Um abraço a todos,

    Miguel
     

Share This Page