F430 | FerrariChat

F430

Discussion in 'Portugal' started by lameiras, Sep 14, 2015.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. lameiras

    lameiras Rookie

    Jan 6, 2011
    31
    Olá a todos,

    Pretendo iniciar pesquisa sobre F430, pondero a medio prazo (2 ou 3 anos) adquirir..

    Neste momento tenho um 996 turbo, mas quero passar para motor central V8 tração traseira e atmosférico.

    Agora, não faço é a mínima ideia dos problemas comuns a ter em atenção.. nem custos com manutenções!

    Atentamente
    Lameiras
     
  2. dias7777

    dias7777 Karting

    Jul 31, 2014
    108
    Olá- o f430 em geral da poucos problemas. Só tens que ter atenção a percentagem de embraiagem e estado dos headers (geralmente estalam).
    De resto basta ter as revisões em ordem e da zero de chatices. Curiosamente eu também troquei de um 996 turbo p f430 spider( meu deus que diferença)

    Eu vivo na suica portanto não sei o custo das revisões mas por experiência de amigos que teem Ferraris 458 e 430 (anda na casa dos 15000 euros a revisão pequena e 5500 a grande). Já guias te algum f430?

    Cumprimentos António
     
  3. lameiras

    lameiras Rookie

    Jan 6, 2011
    31
    Olá Antonio,

    Querias dizer 1500€? Oleo e filtros apenas, certo? Agrandeconsiste em quê?
    Os headers o que é, catalisadores?

    Ainda n tive possibilidade de conduzir, n conheço ninguém que tenha um F430..

    Obrigado
     
  4. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues
    O F430 é assim tão melhor? :):):):):):):)
     
  5. dias7777

    dias7777 Karting

    Jul 31, 2014
    108
    Desculpa só vi agora a mensagem. O f430 está a anos de luz do modena.

    1500 euros for quanto eu paguei pela minha revisão na Ferrari (pequena)o ano passado. A grande são a volta de 4000 euros (na suica pelo menos).
    Tenho um amigo meu a vender um f430 spider com 45.000kms impecável por 105m euros. Se estiveres interessado Pff diz me.
    Abraço
    A
     
  6. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Em Portugal a pequena se for óleo e filtro são 980€ :)
     
  7. lameiras

    lameiras Rookie

    Jan 6, 2011
    31

    Pelo que tenho visto os f430 já tem uma mecânica mais comoda em relação ao 360.. E menos dispendiosa.
     
  8. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues
    Boa tarde :)

    Genericamente, penso que a sua afirmação possa estar correcta, mas é necessário analisar outros factores... Por exemplo, se tivesse conhecimentos técnicos para poder fazer parte do serviço de manutenção do veículo, penso que essas diferenças poderia ser esbatidas e os preços de manutenção entre o 360 modena e o F430 ficariam, porventura, "semelhantes"...

    Outro aspecto é que uns discos em cerâmica do F430, duram "supostamente" a vida inteira do carro, o que poderia deixar os custos de manutenção gerais mais baixos...contudo, já ha casos de carros que tiveram que os trocar, o que faz disparar os gastos a ter com o carro em caso de uma substituição dos discos, que estão longe de ser baratos!!!!...acredito que dependa unicamente da utilização que tiveram... :)
     
  9. lameiras

    lameiras Rookie

    Jan 6, 2011
    31
    Ola boa tarde
    Sim, os cerâmicos foram inicialmente bem favorecidos.. mas afinal n é bem assim. E o que está a acontecer a muitos veículos, é que n chegam sequer aos 100mil klm. O q leva aos proprietários na hora da substituição optarem pelos convencionais.

    Mas o meu receio está no motor/caixa/transmissão. Pretendo comprar um carro de sonho, não um pesadelo com faturas astronómicas etc.

    Obrigado pela partilha
    Cumprimentos carro de sonho, não um pesadelo com faturas astronómicas etc.

    Obrigado pela partilha
    Cumprimentos
     
  10. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Tiago, isso já é preço final incluindo mão-de-obra e IVA para o F430?

    Muitíssimo bem visto e ainda melhor escrito, André! Se se possuir o conhecimento técnico e a paixão, não só os custos se reduzem sobremaneira, como se descobre uma nova faceta extremamente prazerosa de ser proprietário Ferrari. Pena tenho eu de ser ignorante e incompetente mecanicamente!

    Caro Lameiras, boa noite!

    Em primeiro lugar, gostaria de fazer sinceros votos de que alcance a sua meta de encontrar o seu carro de sonho, e que seja ainda mais rápido do que imagina!

    A mecânica Ferrari é tremendamente fiável e recompensadora no prisma das emoções, desde que seja merecedora de atenção e cuidados constantes. Por outras palavras: manutenção preventiva, actuando logo que se identifique uma situação que com o tempo apenas piore, não "esticando" prazos de vida útil de componentes e fluidos para lá do recomendado, consertando antes de um problema previsível manifestar sintomatologia, utilizando peças e demais material de desgaste de qualidade e proveniência indubitável.

    A antítese do supra exposto consiste na manutenção reactiva: intervir apenas quando algo manifestamente está mal (trocar disco de embraiagem F1 quando já é impossível trocar de marcha sem falhas de passagem de caixa, trocar rolamentos quando a correia de distribuição já saiu do lugar ou está prestes a fazê-lo, sabe-se lá com que consequências, etc). O "esperar para ver" nunca dá bom resultado, razão primordial pela qual este tipo de manutenção é sem sombra de dúvida bastante mais dispendiosa e onerosa sob qualquer ponto de vista do que uma intervenção atempada e proactiva. Não que a manutenção Ferrari, nem a manutenção preventiva sejam baratas. Mas asseguro-lhe que a manutenção paliativa, essa sim, contém na sua génese todos os ingredientes para uma receita de catástrofe.

    Na minha humilde opinião, não existe a possibilidade de adquirir um Ferrari, independentemente do seu estado no momento da compra e da manutenção a que foi sujeito, sem desembolsar uma boa maquia. Considere-a um investimento! Se o veículo está em excelentes condições, não permanecerá dessa forma "ad eternum". Para o manter nesse patamar, serão necessárias intervenções. Se o exemplar adquirido não tiver sido alvo de cuidados de maior, será igualmente necessário investir na sua reparação, por forma a que possa dormir descansado e desfrutar da máquina na sua plenitude. Os sonhos requerem sempre alta dose de preparação, perseverança, esforço e dedicação para se tornarem realidade!

    Como costumo confessar a quem mais comigo priva: antes de conhecer o carro, conheça o proprietário! Não infrequentes vezes, o que determinará a necessidade de intervenções futuras no seu carro é a forma como terá sido utilizado e mantido pelos anteriores proprietários. Faço, se me permite, as recomendações da praxe: se possível, PPI (expansão-compressão), verificar existência de livros e facturas e verificar o funcionamento da viatura.

    Em relação aos carbon ceramic brakes: nada dura uma vida inteira! Existirão sempre componentes nos automóveis exóticos de performance, supercarros, etc, cuja substituição será sempre de valor muito acima da média. Nada que refreie o ímpeto dos entusiastas. Repare no caso dos F355/355, por exemplo: os colectores, sabemos nós, é só questão de tempo até ser necessário substituí-los, procedimento esse que consiste nuns bons milhares de Euros. No entanto, nunca a procura por estes modelos foi tanta e arrisco vaticinar que quem os tem, só em último caso equacionaria desfazer-se deles.

    Cumprimentos e votos de boa sorte para as suas pesquisas, que findem numa boa compra!

    Nuno.
     
  11. lameiras

    lameiras Rookie

    Jan 6, 2011
    31
    Grato pelo vossos comentários de apoio. Entretanto apos alguma pesquisa e principalmente depois de ter tido o prazer de conduzir um F430, fiquei convicto das minhas duvidas. É um F430.. a breve esperiencia de 10 minutos de condução neste veiculo foi indescritível.

    Gostaria também de saber se n se costuma agendar encontros dentro ou fora do fórum?

    Cumprimentos
     
  12. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #12 AlfistaPortoghese, Mar 30, 2016
    Last edited: Mar 30, 2016
    Caro Lameiras,

    É certo que existe um clima muito salutar de grande entreajuda e amizade entre os proprietários, tanto online quanto offline. Alguns proprietários, como quaisquer outros amigos, encontram-se amiúde de forma espontânea e imprevisível, com ou sem as suas viaturas, quando a vida profissional e o tempo disponível assim o autorizam e permitem, respectivamente.

    O forum lusitano é uma excelente plataforma de troca de ideias e partilha de experiências, bem como uma magnífica forma de manter contacto com amigos, entusiastas e outros proprietários, já que todos nós residimos em diferentes partes do país e do globo.

    Dito isto, não é do meu conhecimento que exista agendamento e divulgação de encontros, uma vez que o espírito do forum, conforme acima descrito, é outro.

    Um abraço.
     

Share This Page