The Portugal Thread! | Page 164 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. Davpuxitri

Davpuxitri Formula Junior

E fotos?

Faltam as fotos pois claro!

2. RGigante

RGigante F1 Rookie Owner Project Master

O desfile da Ferrari é no próximo sábado ...

3. Davpuxitri

Davpuxitri Formula Junior

Grande corrida!

Grande Raikonnen!

Grande Massa!

FORZA!

4. mont

mont Formula 3

Hélio, já vi que correu tudo muito bem. Onde estão os polos especiais, MontVale?

Abraço,

5. mont

mont Formula 3

Grande corrida!!

A Ferrari esteve muito bem, na frieza e estratégia.
    Não fosse o erro do Kimi nos treinos e a pole era nossa, á vontade.
    De qualquer modo percebia-se que o Lewis ía mais cedo ás boxes, mas isso valeu-lhe a pole.
    Portanto a Ferrari só tinha que correr como sabe e a fiabilidade e vantagem do F2007 face ao McLaren fazia o resto...

Foi fantástico o sprint do Kimi quando o Alonso parou a 2ª vez.

Pena o Massa... Mas no entanto fez uma prova brilhante. Em condições normais o 3º ou mesmo o 2º lugares eram dele.

Portanto há que acreditar...

Forza Ferrari...

6. RGigante

Aqui ficam algumas fotografias do fim de semana na Boavista.

Como sempre, aprecio particularmente a actividade no paddock no final do evento. É fantástico ver toda a logistica necessária para o fim de semana, a arrumação nos camiões, os carros com as feridas da batalha, a boa disposição geral dos mecanicos, os bonitos camiões a sair com destino ao próximo circuito.
    Image Unavailable, Please Login

Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  7. chest3r

chest3r Karting

Full Name:
    João Branco
    RockaForte: Essa foto com os dois F's ( 50 e 16, mas só um é Ferrari) foi tirada há vários anos aqui na base aérea de Monte Real ( de onde sou natural ).

Para quem não se lembra, há uns anitos atrás exisitia um programa na RTP chamado Máquinas que fazia constantemente ensaios de muito boa qualidade a automóveis desportivos. Muito ao estilo Top Gear, mas sem a parte do humor :p. Num desses programas fizeram um comparativo entre um F16 e um F50 ( do senhor Talon ) na pista da base aérea. Fizeram arranques, nos quais o avião ganhou sempre ( quem diria...), mas também o senhor Talon não se desenrascava muito bem com a máquina; e fizeram também teste de velocidade máxima se não me engano.

Eram bons tempos, em que havia um programa de automóveis decente em Portugal e até de calibre internacional...

Penso que ainda tenho muitos desses programas gravados em VHS, incluindo esse do F50 vs F16!

8. AC COBRA

AC COBRA Karting

Para quem se inscreveu a tempo já sabe o horário , porque foi enviado um mail c/ toda a informação..

Para quem quer ir ver, eis o programa (Sábado dia 14 de Julho)

10,30:- Concentração fora do circuito na Av. Montevideu
    12,00:- Entrada em pista para se juntarem aos carros de competição
    12,10:- Inicio do desfile de 60 Ferraris ( Pace Car é um Enzo)
    12,25:- Fim do desfile

Os carros só podem sair do Padock depois das 20horas, depois de terminarem as provas.

Um abraço

AC COBRA

9. joao_sv

joao_sv Formula 3

Full Name:
    João Pedro.
    Ac cobra seria possivel voce meter aqui as gravações do top car??
    Cumps.

10. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

Ontem estive lá muito bom tenho bem filmado uma passagem dos carros todos... :D

Sabado lá estarei para ver o Enzo e os carros daqui do pessoal :D :)

11. jorge

jorge Formula Junior

Full Name:
    Jorge
    ainda relativamente ao GP de Silverstone parece que temos a Ferrari de volta (e ainda melhor teria sido se o carro do Massa não tivesse ido a baixo - segundo percebi nem foi culpa dele).
    De qualquer modo, fico sempre com a sensação que o público não está a ter acesso ao espectáculo que a F1 pode e deve ser, o das ultrapassagens. Preferia ter visto as ultrapassagens que definiram o podium serem disputadas lado a lado, roda com roda e não pelos estrategas. É claro que são sempre os pilotos a fazer na pista os tempos que permitem tirar partido da estratégia, isso não discuto. Mas o que todos nós queríamos era VER os pilotos a fazer isso. E a melhor maneira de VER as diferenças de andamento é com carros lado a lado e não através dos tempos que aparecem no ecrã. Eu por mim acabava com os reabastecimentos.

12. mont

mont Formula 3

Amigo Jorge,

Acabar com os reabastecimentos não é solução.
    Lembro-me que quando se acabaram os reabastecimentos depressa se quiseram de volta...
    O problema das ultrapassagens tem a ver com o enorme apoio aerodinâmico que os formulas actuais exigem. Nomeadamente na frente.
    A técnica evoluiu nesse sentido. Com a redução das cotas dos pneus e da monocoque e com a redução da cilindrada, para que as performances se mantenham, é preciso aprumo aerodinâmico.
    Ora como a generalidade das pistas são as de outrora tornou-se mais dificil ir a trás dos outros...
    Viu-se o Massa atrás do Kubica, esteve quase, mas nas travagens perdia o apoio e a frente saía da trajectória.

Claro que o espectáculo perde-se mas ganha a técnica.
    Repare que em pistas como Sepang, Zuai, Sakir ... o problema não se evidência com tanta assiduidade.
    As pistas devem ser mais amplas e com rectas longas e as curvas menos em apoio. Mas tudo isso custa muito dinheiro... Depois, hoje é assim mas, amanhã voltam os pneus largos e slick e, tudo tinha que voltar atrás.

Portanto, valem as manobras arriscadas e a estratégia de equipa...

13. jorge

jorge Formula Junior

Full Name:
    Jorge
    caro mont,

aceito que a melhor solução para o problema que referi (a 'falta' de espectáculo) possa não ser a eliminação dos reabastecimentos por si só - a questão é que retirando essa 'ferramenta' à competição, os pilotos e as equipas seriam obrigados a encontrar outras formas de ganhar posições. Mas se não resultou no passado... :(

Quanto à relação entre o maior apoio aerodinâmico e o traçado das pistas confesso que nunca tinha pensado nisso.

Mas questão de fundo é só uma: queremos mais espectáculo e competitividade ou carros mais rápidos?
    Queremos uma 'boa corrida' com disputas de posição na pista ou queremos carros que até podem ser 1 segundo por volta mais rápidos que no ano anterior apesar de a olho nu isso não ser sequer perceptível? (e portanto não contribuir para o espectáculo)?
    Penso que todos temos aqui a mesma opinião, por isso a pergunta é só retórica.

Quanto à forma de tornar isto realidade, aí já é mais complicado. Mas os sinais parecem ser bons. Com a introdução das ECU standartizadas e a consequente eliminação do controlo de tracção já para 2008 parece-me que o futuro é promissor... sem o controlo de tracção cheira-me que os tempos de cada piloto vão ser menos consistentes (erros todos fazem, e com a relação peso/potência destes carros o mais pequeno erro passará a custar uma posição) e assim existirão mais ultrapassagens. A ver vamos...

Outra questão importante que muitas vezes me assalta o espírito é a necessidade que a existe de normalizar componentes e soluções tecnológicas entre as equipas para aumentar a competitividade. Por um lado é bom que assim seja (afinal é isso que queremos não é?) mas não consigo deixar de pensar que estamos a limitar outro tipo de espectáculo que é o da evolução tecnológica que sempre esteve presente na F1.

Parece que como em tudo é no meio que está a virtude :D.

14. RGigante

Estou de acordo com o controlo de tracção. Faz todo o sentido. Também estou totalmente convencido que o problema das ultrapassagens é quase só aerodinamico, como diz o Mont. Com os pneus com rasgos (menor aderência) e menor dimensão das asas o apoio aerodinamico é muito importante. Quando um carro se chega ao da frente, perde o apoio e a frente "foge" ... Mesmo que seja mais rápido que o da frente, não consegue chegar-se a ele em curva. Isso sim, estraga o espectáculo !

Quanto à standardização de componentes , para mim isso é matar a F-1. Passem a chamar-lhe outra coisa. Não gostaria de ver a F-1 transformada em Master Series ou mesmo A-1. A filosofia sempre foi a competição pela competição, e se uma equipa demonstra superioridade durante um período de tempo, tudo bem. De resto, quase todas as equipas sonantes já estiveram no topo ... É é curioso verificar como todas as outras "modalidades" nunca tiveram o sucesso da F-1

15. mont

mont Formula 3

Bingo!!

A Formula 1 e Standerização não jogam na mesma liga.
    A Formula 1 brilha porque as equipas usam os seus recursos para atingirem o mesmo fim. Elaboram técnicas e equipamentos que lhes permitem andar á frente ou não.
    É isso que as diferência. O dinheiro é muito importante, mas mais importantes são os recursos humanos e a experiência.

O que torna a formula 1 empolgante é precisamente o facto de todas as equipas serem diferentes.

São as pistas que devem melhorar. Retirar o CT não vai ajudar em nada... mais saídas de pista, talvez...

16. mont

mont Formula 3

É pá fiquei confuso!!!

Será "standerização"?
    Será "standarização"?
    ou será "Standardização"?

Can anyone help on this one, please?!!!

17. joao_sv

joao_sv Formula 3

Full Name:
    João Pedro.
    Eu acho bastante engraçado os tampões da ferrari ja que o uso deles é arrefecerem os travões,acho que é a primeira marca a utilizar este tipo de produto.
    Cumps.

18. ARAlmeida

ARAlmeida Formula Junior

standarização ;)

19. mont

mont Formula 3

Bem me parecia... como sempre no meio está a virtude.

20. jorge

jorge Formula Junior

Full Name:
    Jorge
    Eu cá aposto que é "standartização" (mas a palavra não existe em português parece-me). Seja lá como fôr que se escreva gostava que não aparecesse na mesma frase que 'F1'. Se há coisa que sempre caracterizou este desporto foi a inovação tecnológica e se lhe retirarmos isso ficamos com uma espécie de troféu mono-marca.

mont e RGigante, quanto ao TC, em 2008 tiramos as teimas :D
    Porque é que vos parece que é preferível existir TC?
    Se tivesse de apostar, apostava que vai ser bom. Se lhes vai dar mais trabalho manter o carro em pista então não será a competitividade que fica a ganhar?
    digam de vossa justiça ;)

21. RGigante

Segundo os dois dicionários online da Lingua Portuguesa, o correcto é "estandardização", sendo que as outras formas não existem.
    Estamos sempre a aprender ...

22. RGigante

Talvez me tenha explicado mal ... O que eu queria dizer era que sou a favor da abolição do TC ! Parece-me bom para o espectáculo e para distinguir um pouco mais os pilotos

23. mont

mont Formula 3

No seguimento do que atrás se escreveu... aí está um "gadget" eficaz e que demonstra bem que formula 1 não deve ser standarizada.

João, os tampões de trás têm a função de arrefecer o sistema de travagem e contrariar a turbulência, mas os da frente têm uma FUNÇÃO MUITO MAIS ELEBORADA E ESPECÍFICA!
    Com efeito, estes tampões tem uma abertura com um grau específico de 27º.
    A função principal é fazer escoar o ar quente gerado pela travagem e canaliza-lo directamente para o fundo do carro, gerando neste caso mais downforce.

Dizem as leis da aerodinâmica, que o ar quente acelera o fluxo de ar mais rapidamente, neste caso, directamente para o difusor/extractor traseiro.
    Portanto mais down force, melhor estabilidade e melhor compromisso aerodinâmico.

Simples, não??

Lá está, o que sería da Formula 1 sem estes "precíosismos"?

Obviamente, que será engraçado verificar se as ourtras equipas vão atrás do mesmo efeito. Se assim fôr, significa que a Ferrari continua a inovar eficazmente...
    Os tampões traseiros foram assimilados por algumas equipas. Vamos ver.

24. mont

mont Formula 3

Pois... Eu até aceito a abolição do CT. Mas a minha dúvida é saber se com a aerodinâmica actual, a sua ausência, não será um motivo de escorregadelas e saídas sempre que um vá atrás de outro.
    No princípio o CT estava para ajudar a manobra de arranque. Hoje está para ajudar a saída das curvas e controlar as rodas em perda...

25. jorge

jorge Formula Junior

Full Name:
    Jorge
    ah, tinha percebido o contrário :)
    Em 2008 quero ver o que vai ser daqueles que agora põem o pé no fundo ainda a meio da curva enquanto a luz do TC acende... ;)
    Vai ser interessante ver quem se adapta mais rápido.

Há uns tempos li uma entrevista que se não me engano era com um dos instrutores da formula BMW que é um dos pontos de passagem para a F1 (onde não há TC). Ele dizia que na verdade aquilo é muito diferente da F1 porque na formula BMW, sem TC, os pilotos disputavam e distinguiam-se entre si pela capacidade de acelerar mais e mais cedo à saída das curvas; pelo contrário, na F1 a grande questão é levar mais velocidade para as curvas porque à saída estão todos mais ou menos em pé de igualdade. Este efeito de 'nivelar' as capacidades de cada piloto é que me deixa mais de pé atrás em relação ao TC. E claro, se daí vierem mais ultrapassagens em pista, melhor.
    Agora é claro que o mont também tem razão... vamos lá ver se não começam a haver muitas saídas de pista... eu penso que não, os pilotos vão é ter de fazer menos erros que agora são 'safos' pelo TC.
    Mas é como digo, nada como experimentar... ;)

Share This Page