The Portugal Thread! | Page 187 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Meus caros, já que é noite e me apetece escrever, vou escrever sobre a Ferrari e algumas das comparações feitas com outras marcas. Sinto-me à vontade para o fazer, já que sou apaixonado por automóveis em geral, e em particular pela Ferrari, desde que lembro de ser gente.

Aquilo que vos vou dizer tem muito da experiência dos anos, mas em particular dos 9 meses que levo como proprietário. Independentemente da utilização dos materiais mais nobres, da inovação, do design, da performance e daquela fantástica cor Rosso Corsa, acho que nenhuma outra marca no mundo provoca a reacção que a Ferrari em geral provoca. O que dizer dos miudos de 5-6 anos que tantas vezes ouço a dizer "Papá, papá, olha um Ferrari!!" apontando frenéticamente e puxando pelas calças ao pai, quando passo num carro produzido 20 anos antes deles nascerem? Como sabem eles que aquele carro, que certamente viram poucas vezes (ou nenhuma), é um Ferrari ?! Julgando pela reacção, como têm eles a noção de que se trata de algo especial, diferente? Durante pelo menos 29 anos, eu também fui (sou) assim ... o sangue corre-me mais rápido nas veias quando vejo um. Porquê?!
    Como encarar a recusa de um rapaz de 12 anos (por acaso a idade com que começei a sonhar com eles e jurei ter um) em entrar e sentar-se no carro quando o convidei a fazê-lo? Será que recusava se fosse outra marca? Reparem bem na expressão de alguém que se senta pela primeira vez num Ferrari e coloca as mãos no volante. Eu, por vontade própria, nunca quis conduzir um, embora me tenha sentado em vários, parados e em andamento. Guardei esse gozo supremo para o momento em que comprei o MEU!

Que outra marca teria juntado tanta gente em seu redor na Boavista este ano? Há dois anos estive lá com setenta e picos MG's, e a reacção é diferente. Basta julgar pela quantidade de fotografias que as pessoas tiram !
    O que dizer da mancha de vermelho que enche grande parte dos Grandes Prémios por esse mundo fora? Da quantidade de merchandising que a Ferrari vende?
    É um fenómeno estranho, quase irreal, que custa a entender ... talvez por isso gere tantas paixões e ódios!
    Quando estava na faculdade, o meu carro (muito saudoso) era um Citroen Dyane, com um autocolante da Ferrari no vidro de trás.
    Lembro-me bem das reacções no anfiteatro com mais de 100 pessoas quando um colega, de forma provocadora, perguntava em voz alta "Gigante, trouxeste o Ferrari hoje?"
    Era só cabeças a voltarem-se para trás :)

Depois de tantos anos a desejar um com tanta força que até doía, ainda é estranho ver-me "do outro lado". Aqui não entram valores de acelerações, velocidades de ponta, materiais empregues nem inovações tecnológicas. A Ferrari é sinónimo de tudo isso e de muito mais. Acho que principalmente e antes de mais é simbolo de uma grande paixão pelo automóvel e pela competição, pela luta, pela tenacidade. . O resto vem por acréscimo !

Era isso que corria nas veias do Enzo Ferrari. Que coisa estraordinária ter conseguido passar a mensagem a tanta gente !

Eh pá, ó Mont, vais ter concorrência para escrever o livro !!!
    :)

2. Smurf

Smurf Formula 3

obrigado,curiosidade satisfeita:)

engraçado...entao mantem-se a suspensao,apesar das diferentes cavalagens...porreiro...

3. Helio

Helio Formula Junior

Apr 22, 2006
    402
    Lusitania
    Tudo certissimo... mas este tipo de reacção é normal entre os apaixonados das marcas. Seja Aston Martin ou Skoda... e a paixão estando lá... :)

Se calhar, pelo facto de trabalhar com automóveis, fui ficando com uma visão mais critica, ou céptica. Cheguei à conclusão, que o importante, pelo menos para mim, não era a marca X ou Y, mas a experiencia. É logico, e salutar, que haja paixões, mas é preciso 'distinguir as laranjas das maçãs'. Já tive experiencias fabulosas com Mazda(daí ter 2 na garagem) e horríveis com Ferrari, incrivelmente mornas com Maserati, surreais com TVR, assustadoras com Porsche, quase-zen com Mitsubishi, muito interessantes com Lamborghini. Mas também tive giras com Ferrari e surpresas com Porsche... enfim, uma autentica gama de experiencias !

Acho q toda a gente sabe a marca 'que-me-toma-mais-tempo'... mas será este, para mim, o melhor carro, ou a melhor experiencia ?? Não... para mim esse é feito em Inglaterra, e está longe de ser o carro perfeito... mas como experiencia, não conheço igual !!

Respeito,

H.

4. Daduh

Daduh Rookie

Aug 2, 2007
    30
    Portugal
    Full Name:
    Dário Costa
    Quero ver essa maquina a andar:)

5. jcr1775

jcr1775 Karting

Mar 13, 2007
    157
    portugal
    Full Name:
    jr
    Bem adorei o curto texto do Rui, veio do coração e isso é bonito !

agora vou lançar a confusão ...
    mais de 90% da população tem um Ferrari em casa ! eu sempre tive e sim a maioria não o sabe !

Pois os contadores electricos de disco são contadores de tipo Ferrari, não tem a ver com a velocidade com que rodam, mas sim baseia-se nos principios de indução magnetica e o inventor chamava-se Ferrari, e o primeiro "Ferrari" tem mais de 120 anos.
    bom, espero que algures contribuí para aumentar a auto-estima de alguem .....

6. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Meus caros,

como estamos para amanhã? Sítio do costume ? 10H ?

Quem vai?

7. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Bem, para esta agora tive que ir ao baú ... mas não encontrei nenhuma referência a Ferrari. Sabes o nome completo, ano ? Fiquei curioso ....

8. jcr1775

jcr1775 Karting

Mar 13, 2007
    157
    portugal
    Full Name:
    jr
    de facto nunca me debruçei sobre o assunto !
    apesar de trabalhar com sistemas de contagem ha mais de 10 anos.

basta no entanto meter no google "Ferrari type meters" e aparecem umas quantas paginas relacionadas com o assunto ..... ~

agora a verdade, nada ou pouco é dito sobre o senhor Ferrari, a verdade é que contadores de tipo Ferrari sempre foram vendidos pelo mundo inteiro, até fabricados na China, ha uns 10 anos atrás que apareceram os contadores estaticos ou electronicos, senão ainda hoje tinham exclusividade na contagem electrica.

9. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Se prolongarem o convívio pela tarde, vou ter convosco, onde estiverem... mas, se resumirem o encontro à manhã, já não vou poder, com grande pena minha...

10. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Eu pelo menos de tarde não posso, tenho que ir almoçar a casa.

11. jcr1775

jcr1775 Karting

Mar 13, 2007
    157
    portugal
    Full Name:
    jr
    o sr. Rui sonhava ter um Ferrari desde garoto e sem saber tinha um em casa !!

BACKGROUND OF THE INVENTION

To detect the energy consumption of electrical devices and facilities in industrial and household use, energy meters are used. The oldest principle in use in this regard is that of the Ferrari meter. The Ferrari meter is based on energy metering via the rotation of a disk, connected with a mechanical register, which is driven by the fields of appropriate field coils which are proportional to the current and/or the voltage. For the expansion of the functional possibilities of energy meters, such as for multi-rate operation or remote reading, energy meters are used in which the current and voltage detection is performed via inductive current and voltage transformers .....

http://www.freepatentsonline.com/6580347.html

12. Smurf

Smurf Formula 3

eheheh

ja posso dizer que tenho um ferrari:D

eu gostava muito de ter um Pagani....sera que ha alguma coisa ca em casa chamada Pagani:D:D

13. Daduh

Daduh Rookie

Aug 2, 2007
    30
    Portugal
    Full Name:
    Dário Costa
    Boas

Bem este final de tarde vou ver um 348 que pelo vendedor já fez a revisao grande á pouco tempo:)
    Até está a um preço acessivel 31900€, a ver o que acho da maquina, e ja imprimi as dicas todas do Mont para levar e ver o carro ao pormenor:D
    Desejem-me sorte hehe

Abraços

14. Smurf

Smurf Formula 3

tira umas fotos...

...a comprar estes carros.prudencia sempre,nao te deixes arrebatar pelo que vais sentir quando o vires a trabalhar,e ouvires aquele V8...

BOA SORTE:)

15. jorge

jorge Formula Junior

Feb 26, 2006
    321
    Portugal, Lisbon
    Full Name:
    Jorge
    mont, e Rui, se escreverem um livro já estou na sessão de autógrafos :D
    Há muito mais na Ferrari para além do 'objecto' em si, coisas que como bem foi dito nenhuma máquina consegue medir. Porque não são objectivas e porque mesmo que fossem saíam com certeza da escala.

Mas é curioso que depende dos países. Os tipos da EVO queixam-se que geralmente por lá no UK, na estrada, a reacção à Ferrari é bastante adversa, até um pouco hostil. Há um artigo muito interessante que é mais sobre uma viagem Itália-Reino Unido em que eles entregaram à Ferrari UK o primeiro 360 Modena (pensem só na responsabilidade!) e segundo eles a atitude dos outros condutores em geral perante carros desportivos (e em particular Ferrari) entre a França e o UK e sobretudo entre Itália e o UK é do dia para a noite. Quando lá chegaram tinham vontade de voltar para trás. Se calhar é uma coisa dos povos Latinos ;)

Penso que este excerto espelha bem o que o RGigante quis dizer assim como o contraste que eu referi:

"As we clatter off the train and thread our way onto the M20, a wave of profund depression hits us like a bucket of cold water. Though separated by just 20 miles or so of water, the weather has turned from blue to filthy grey, the roads are wet and crammed with ill-disciplined, agressive morons and the traffic moves at glacial pace.
    Gone are the friendly waves and well meaning curiosity, replaced by simmering ressentment and ignorant jealousy. For the first time in days I feel trapped, the 360 pacing along like a distressed, caged animal. By the time we get to Ferrari UK's headquarters we've been cut up, stalked and straped by at least 4 separate speed traps. The sense of confinement is suffocating, the 'open' road an Orwellian state where liberty is threatened as soon as you flex your right foot. Tired tough Gus, Emma and I undoubtedly are, we just want to turn around and drive back to mainland Europe. Such inspiring, life-changing cars deserve nothing less."

Claro que são também referidos outros factores um pouco à margem deste assunto (basta a mudança de tempo e a quantidade de radares do UK) mas penso espelha bem a realidade que o Rui refere e, segundo os autores, o contraste com o UK.
    Quem daqui tem experiência em primeira mão no diz diz respeito à atitude perante a Ferrari (ou desportivos em geral) por esse mundo fora?

cumprimentos a todos

16. Smurf

Smurf Formula 3

#4666 Smurf, Aug 3, 2007
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  17. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Boa sorte ! O melhor conselho é mesmo não se deixar levar pelo entusiasmo. Cabeça fria !
    Atenção ao comprovativo da revisão efectuada. O meu 328 por exemplo tinha feito a revisão em 2004 (como pude verificar pelos papeis e depois in-loco) mas não tinham mudado os rolamentos tensionadores das correias. Não constava da factura e os que encontrei tinham certamente mais do que 3 anos, embora ainda não aparentassem mau estado. Uma bomba relógio!

Queremos fotos e relatório :)

18. ARAlmeida

ARAlmeida Formula Junior

Nov 17, 2006
    286

19. Daduh

Daduh Rookie

Aug 2, 2007
    30
    Portugal
    Full Name:
    Dário Costa
    Vou ver o carro com o meu pai (super critico) ele tira me a cabeça das nuvens:D, afinal a máquina é para os 2
    de qualquer maneira não estou com pressas, apenas vou ver este devido ao preço:)
    Prometo fotos e um relatório da maquina.

Abraços

20. Smurf

Smurf Formula 3

exacto,posta as tuas impressoes depois a noite aqui...existem aqui pessoas com muita experiencia que te podem ajudar...

21. RockaForte

RockaForte Formula Junior

May 2, 2005
    648
    Porto
    Full Name:
    Pedro Mendes
    Se o outro que tinha uns esgares the 550 e 599 (entre outros) supostamente foi feito numa plataforma de um Supra, o que é que eles vão usar para esta coisa com promenores de Dino ? um Mr2 ???

22. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Boa táctica, admitindo que o pai não é "tifosi" :)

23. Audax

Audax Karting

Mar 17, 2007
    160
    Benavente
    O Vinci GT tem por base o Corvette C6, esta coisa foi desenhada pelo Ernesto Freitas e se tem promenores de Dino é porque foi pensado mesmo assim a base tem-se falado que poderá ser a do Lotus Elise.

EDIT: http://www.carbodydesign.com/archive/2007/08/03-retroconcept-vinci-sport/

24. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Mas este também é do Auto Museu da Maia ?!?!

25. Smurf

Smurf Formula 3

da retroconcept.... sim...

fala-se realmente na base lotus,a ver vamos...esta bem melhor que o Gt, o ernesto freitas fez um bom trabalho..e o mais giro e que tudo começou aqui no Fchat,com o desafio de entre os membros do fchat desenhar um "novo" dino...o ernesto freitas foi fazendo uns sketches que alguem da retroconcept deve ter visto...pois foi contratado para desenhar o Vinci Sport...

agora o SUV esta horrivel....

Share This Page