The Portugal Thread! | Page 189 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Meu grande amigo Rui, se foram mesmo baratas... guarda-as na gaveta!!

As velas para o teu 328 só podem ser as NGK D8EVX. São de platina (long life) a folga, IMPERTERIVELMENTE 0.6mm!!
    As velas são as mesmas do 348. Rui, não há nada que se compare ás NGK. Guarda as Bosch. Compra as NGK. Não vais acreditasr no rendimento, aceleração, "ralenti", Co... tudo fica excelente.

Segue o meu conselho, Já.

Abraço,

P.S. O preço é muito agradável... se tiveres dificuldade em encontrar diz. Se quiseres a cereja em cima do bolo ainda que não se notem diferenças ( só na longevidade + de 50000kms) compra as DR8EIX (Iridium). Muito mais caras, talvez 25€ cada!!

2. bg2

bg2 Formula Junior

Dec 3, 2006
    773
    @ Helio, ao ler um seu post anterior dei por mim a perguntar o que é feito da TVR??

desde que vi um Griffith 400 em Sta Maria da Feira que nutro uma enorme simpatia pela marca.

quanto ao 348 esse em paritcular está com um belissimo andamento mas confesso que é, para mim, o modelo Ferrari que menos aprecio das ultimas decadas...

cumprimentos

3. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Caros,

amanhã (hoje) vou chegar um pouco atrasado ao nosso encontro, por um motivo de força maior. Devo chegar por volta das 11-11:30

Abraço,

4. Helio

Helio Formula Junior

Apr 22, 2006
    402
    Lusitania

Seria um Griffith verde Cooper, com interior magnolia e capota verde ??? ;-) O q qconteceu, ou vai acontecer, à TVR, temos q esperar para ver... acho q ninguém sabe ao certo... nem o Smolenski !

H.

5. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Peço imensa desculpa a todos quantos possam ter esperado, mas fui avisado à ultima da hora e tive um funeral ... cheguei já depois das 11:30 e não encontrei ninguém.
    Lamento imenso !

6. bg2

bg2 Formula Junior

Dec 3, 2006
    773
    Helio, penso que sim, se a memoria não me falha.Era nacional

cumprimentos

P.S:hoje passou por mim o 348 aqui falado...num tunel...

7. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Ups!! Na A8, A14, A1 ou A12? Ou Lisboa?

8. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta

Igualmente para mim......nao estava ninguem.......

por outro lado encontrei alguem na avenida da Boavista ainda apitei e tudo....
    claro que quem anda de Ferrari ( E VERMELHO...... )nao liga nenhuma a quem buzine e acene....

Abraços

JC

9. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    Ola amigo...

Ja mereciamos umas fotos....

e Motorsport.....hehehe vais ter de explicar essa....:)

10. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Acho que se deve fazer uma achega técnica no que diz respeito á utilização de velas X ou Y ou Z...

Pela minha experiência, posso dizer-vos que num motor Ferrari ou Maserati a vela tem uma importância relevante.
    A vela pode ser mais fria ou mais quente. Esta caracteristica é de extrema importância na vida e utilização de um motor de alta performance. Se for mais fria do que o que a marca recomenda, menos mal, pois é a vela que acaba primeiro. Mas se for mais quente, o problema existe e é potencialmente grave para o motor.
    Uma vela mais quente implica que vai dissipar pior o calor recebido pela explosão, nomeadamente para as cabeças de cilindro.
    Com uma utilização intensiva desse motor, vão acabar por sofrer as válvulas, sedes e respectivas guias. Além das próprias cabeças desenvolverem micro rachadelas.
    Os pistons vão criar depósitos de carvão na coroa riscando a parte superior o bloco. Por outro lado, com o tempo, a taxa de compressão vai sofre uma alteração pois o volume disponível no cilindro é menor. Estamos a falar em microns de diferença mas que num motor potente se nota em termos de potência.
    Ás vezes medem-se compressões completamente diferentes nos 6, 8 ou 12 cilindros. Por outro lado, quando se medem valores de compressão num motor Ferrari ou Maserati corremos o risco de sermos levados a intervencionar o motor quando o real problema não são danos graves nas válvulas ou cabeças, mas sim depósitos de carvão nas sedes das válvulas.
    Muitas vezes um bom produto de limpeza de válvulas como o Americano Techron fazem maravilhas...

Voltando ás velas, devem sempre ser utilizadas as velas de grau térmico recomendadas pela marca. Normalmente as equivalências não correspondem ás mesmas caracteristicas nas diversa marcas. Por exemplo na NGK um número mais alto quer dizer vela mais quente, na Champion quer dizer vela mais fria...
    A folga deve sempre ser a indicada, SEMPRE!

Agora vos digo, desde que a vela seja com o mesmo grau térmico não há problema para o motor. Mas por outro lado, e como em tudo na vida, existem diferênças entre os diversos fabricantes. Pela minha experiência não há vela nenhuma melhor que a NGK. Ás vezes chega a ser escandaloso a diferença que se nota.
    As velas NGK podem ser "normais", de Platina ou de Iridium. É a única marca que nos põe á disposição tão nobres materiais.
    Podem ter resistência ou não. Mas mesmo as normais são francamente boas.

Portanto meus Amigos, quando trocarem de velas seja no Fiat Uno ou Ferrari não deixem de considerar as NGK.

Não, a NGK não me paga. Mas como estou aqui para contar experiências, fica mais esta.

Abraço,

11. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta

Ola amigo....

Até fiquei com vontade de mudar velas....

Abraço

JC

12. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Não precisas. No caso do Modena, confirmei que são as NGK PMR8A. Melhores só as PMR8B. Mais recentes...

13. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    hehehehe

estas sempre um passo a frente....conta-la isso ?

14. bg2

bg2 Formula Junior

Dec 3, 2006
    773
    Mont, antes de mais obrigado pela exposição técnica sobre as velas

Passou por mim no tunel na Avda EUA (na parte antiga), eu ia no sentido contrario e devo dizer que o som ampliado é muito bom mesmo

cumprimentos

15. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Pois... quando cheguei ás 8h45m daquele Sábado, enquanto se preparavam para dar o retoque... Queria ver com estava o motor por dentro. Ainda me lembro, tirei a do 4º e 8º cilindros. O Papá Rodrigues não queria acreditar!! Disse ele, que ninguém se preocupava daquela forma... Podes perguntar-lhe.

16. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    Acredito amigo .... acredito..... grande sabado esse.........memoravel........:)

ja viste o stand carros de selecçao.....esta la o preto de novo........

17. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Pois, isso foi ao princípio da manhã... Depois ainda foi á Figueira da Foz, Coimbra e Lisboa novamente. 500 e tal quilómetros, depois da obra concluída. Está irrepreensivel.

18. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Está, está...continua lindo. E não vais acreditar, um dos sócios já me disse que mais valia ter feito negócio comigo. Parece que o Espanhol não honrou o negócio. O Mundo dá voltas e voltas e o que tem que ser tem que ser...

19. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Quando digo comigo, digo connosco.

20. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    e na altura depois de passar as duvidas era esse que eu queria .... mas agora ja nao trocava ...... o Titanio é um mundo e esta cada vez melhor....

:):):)

21. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta

Uma coisa te digo.........comigo ja nao negoceiam....

...

22. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Há umas páginas atrás, o grande user Hélio, postou com afinco a frase em cima descrita.

Pois bem, enviei um e-mail ao vetusto e todo poderoso Sig. Ermano Cozza - através do Henry (Enrico maserati para os amigos...) - o maior arquivo vivo sobre a Maserati, e que do alto da sua provecta idade me indicou que efectivamente o A6G54 #2114 (Jay Kay) era uma obra de Pietro Frua. O seu irmão quase gémeo #2103 é que foi um trabalho misto Frua e ex-funcionários Zagato.

Portanto "Kudos" for my friend Hélio.

Abraço,

P.S. Cada vez mais me convenço que a MontVale vai dar que falar...

23. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Nem comigo!!

24. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    Pois eu ainda espero pelo POLO com as cobras......

25. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Amigo,

se era eu peço desculpa! Eu realmente quando saí de lá subi a Boavista, mas ia um pouco envolvido em pensamentos filosóficos e existenciais ... aliás foi das poucas vezes que andei verdadeiramente a "pastar" os cavalos ! Coisas da vida ....

Share This Page