The Portugal Thread! | Page 364 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. FerrariBoyCb

FerrariBoyCb Karting

Aug 24, 2006
    195
    Portugal
    Full Name:
    Joao
    Eu já não me lembro de ouvir falar em Ferrari Clube Lisboa, antes quando havia algumas actividades do Clube ainda apareciam na imprensa Portuguesa, há uma foto que nunca esqueço do Clube Ferrari Lisboa ao lado da placa que indicava a entrada da cidade de Maranello, ou até mesmo com o Berger e o Alesi, é triste ver que quase ninguém se lembra deste Clube, aliás se nem sequer soubesse as datas da passagem do Ferrari Relay podia estar á espera sentado pois em Portugal nada se fez para promover o evvento, que em muitos países foi dada grande importancia, se alguem for ao site do Ferrari Club Espana podemos encontrar lá imagens de encontros, e vemos lá safety car Santogal, Ferrari 125 S, até lá apareceu o piloto de testes Marc Gene e até tiveram honras de ver o carro no circuito de jarama (salvo erro) em Portugal não há nada disto, sinto que há pessoas acomodadas aos lugares no mjosso país e é facil "fugir" para espanha pois é um país que em qualquer lado há um Ferrari e essas pessoas muito fazem para que haja actividades todos os meses nem que seja o cafezinho ás sextas á noite, ou o encontro mensal, em Portugal é uma vez por festa, e muitas das vezes são pessoas que apenas o fazem porque gostam de manter a chama viva e essas pessoas que muitas das vezes perdem dinheiro porque há sempre um que falha e tem que se pagar o lugar e é complicado, a essas pesoas há que dar o mérito.

2. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Amigo,

Ficamos por enquanto pelas Francesinhas e as cafezadas pelo Norte , aos poucos alguns users começam a pensar em ser proprietarios de um "F" quando dermos fé as nossas cafezadas ainda se confundem com encontros nacionais :D

Cumpts

3. joao_sv

joao_sv Formula 3

Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Nem mais,temos que voltar a marcar uma cafesada.
    Cumps.

4. portogts

portogts Formula 3
    Owner Project Master

Aug 31, 2008
    2,344
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Por mim tudo bem , mas da proxima vez fico para a francesinha!!!!!
    Temos só de esperar pelo bom tempo !
    Quanto ao resto com ou sem clube oficial nós cá estamos neste nosso cantinho com verdadeiros amantes da marca!!!
    Ideal era na primavera ou verão juntar o maior numero possivel de Ferraris aqui do forum portugues!!!

5. joao_sv

joao_sv Formula 3

Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Era porreiro nessa altura,o tempo ja deve ajudar :D vamos é falando melhor sobre este assunto.
    Cumps.

6. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Isso mesmo !

Temos que pensar num encontro mais ao centro de Portugal, de forma a juntar pessoal de todo o país. Não era boa ideia ?

7. RockaForte

RockaForte Formula Junior

May 2, 2005
    648
    Porto
    Full Name:
    Pedro Mendes
    Há uma coisa que as pessoas tendem a esquecer, mal tratar os clientes / amantes da marca é uma longa tradição da Ferrari iniciada pelo seu fundador. Aliás este "elitismo" é algo que é também ele cultivado pelos próprios fãs. Não percebo o porquê de tanta indignação.

8. JEP

JEP Rookie

Jun 6, 2008
    23
    Lisbon, Portugal
    Full Name:
    Jorge
    Quote "é uma longa tradição da Ferrari iniciada pelo seu fundador. Aliás este "elitismo" é algo que é também ele cultivado pelos próprios fãs. Não percebo o porquê de tanta indignação. "

Lamento que se pense assim, isto não tem nada a ver com a marca mas sim com o posicionamento dos seus vendedores em Portugal, para um vendedor de automóveis estar a vender um Ferrari é um caso de estatuto pessoal. A maior parte das vezes não entende é que muitos de nós quando o contactamos sabemos mais do produto que estão a vender do que eles próprios.

Estes senhores deveriam ver como se vende em Inglaterra, ou nos Estados Unidos, já para não falar da venda na Ásia.

Em Inglaterra fui informado que a compra de um carro desta marca em 50% dos casos é feita por quem poupou durante toda a vida para poder comprar um Ferrari. Por isso os fans em Inglaterra são tratados como verdadeiros fans. Gostava de saber qual a percentagem aqui em Portugal?

9. portogts

portogts Formula 3
    Owner Project Master

Aug 31, 2008
    2,344
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    #9084 portogts, Jan 16, 2009
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017

Sobre a maneira de cada um ver a Ferrari , não há muito a dizer.
    Deixo aqui uma foto de um Ferrari meeting em Inglaterra no qual eu paricipei.
    Pergunto : Já viram alguma coisa assim em Portugal?
    Leva-se o Ferrari e a merenda !!!! Passa-se uma grande tarde com donos de Ferraris e admiradores .
    Para participar nestes eventos não é preciso ser proprietario basta gostar dos bolides
    Image Unavailable, Please Login

10. ARAlmeida

ARAlmeida Formula Junior

Nov 17, 2006
    286
    Nem a marca nem os importadores podem proibir uma associação de proprietários e entusiastas.

A unica coisa que podem proibir é o uso do Nome "Ferrari".

Inicialmente este problema pode ser contornado enquanto o clube não ganha força, podendo posteriormente existir uma mudança de designação social para permitir albergar o nome Ferrari quando a marca o permitir.

Acho que mais do que tentar criar um novo clube era bom tentar porque não dinamizar o ja existente Ferrari Club de Lisboa, e quem sabe mesmo criar uma "filial" no Norte. A diversificação geográfica ajuda ao crescimento.

Nota: Estou a falar por alto uma vez que desconheço a estrutura e moldes organizativos do FCL

Em Portugal as marcas normalmente gostam pouco dos clubes. Felizmente que a coisa pouco a pouco esta a mudar

11. joao_sv

joao_sv Formula 3

Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Aqui mostra o verdadeiro espirito dos entusiastas pela marca.
    achei deveras interessante velos todos sentados ao pé das maquinas.
    cumps.

12. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal

É verdade que o fundador tratou mal os clientes ... assim nasceram os desportivos Lamborghini !! Já não estou de acordo que o "elitismo" seja cultivado pelos fãs em geral.

Eu penso que o que é cultivado é a ideia de que um Ferrari é um sonho, uma coisa difícil de alcançar, um "achievement", uma obra de arte sobre rodas. Temos que nos lembrar que qualquer carro (ou outra coisa) que custe muito acima da média, quer na aquisição quer na manutenção, vai ser sempre visto como um simbolo de "status". Contra isso não há nada a fazer, quer a pessoa o tenha comprado por essa razão ou não. A diferença vê-se na atitude do seu proprietário.

Isso é muito diferente de ter na marca tratamento radicalmente diferente entre quem tem um modelo novo ou um modelo com 20 ou mais anos, seja na abordagem ou na disponibilidade de serviços e de peças. Essa é uma boa forma de, a prazo, comprometer o património da marca.

13. RGigante

RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Bela foto, meu caro, e bem exemplificativa da diferença de espírito entre os dois países.
    Mas acho que todos nós aqui estamos a contribuir para que isso mude.

14. portogts

portogts Formula 3
    Owner Project Master

Aug 31, 2008
    2,344
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Quando se resolver combinar uma coisa parecida é só dizer , leva-se as máquinas e a seguir levamos os carros de apoio com o farnel , cadeiras, toalhas...
    comes e bebes , etc!!
    Adorava fazer isso

15. FerrariBoyCb

FerrariBoyCb Karting

Aug 24, 2006
    195
    Portugal
    Full Name:
    Joao

Isto é comum fazer-se na Inglaterra em quase todas as marcas, há um espirito enorme nestas concentrações, em Portugal por exemplo podemos ter uma Festa da Ferrari mas apenas entram pessos credenciadas ou os socialites que por vezes só sabem que o Ferrari fez o Testarrossa (cinhas jardins, xenikas, bibá pitta etc), em Inglaterra, USA, e Australia principalmente existem estes piqueniques em grande escala, se em Portugal nós iniciassemos esta pratica os outros iam logos todos atrás. Amigos Ferraristas não podemos ficar mais tempo sem ter de novo o espirito Ferrari em Portugal, já vos disse que há aqui muito boa gente capaz de organizar grandes eventos... que lindo seria ver de novo muitos Ferrari na Foz do Porto ou na marginal de Oeiras

16. joao_sv

joao_sv Formula 3

Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    As nossas cafesadas costumam ser na Foz do Porto :D mas sei o que pretendeste dizer.
    Cumps.

17. jorge

jorge Formula Junior

Feb 26, 2006
    321
    Portugal, Lisbon
    Full Name:
    Jorge
    Caros,

li com interesse a discussão que aqui se desenvolveu nos últimos dias porque se falou sobre a essência do que é ser fã da Ferrari e da tacanhez do elitismo e arrogância mesquinhos e bem Portugueses (e garanto que nunca vi nada disso em nenhum dos membros do Fchat que tive a oportunidade de conhecer).

No último salão automóvel passou-se com um amigo meu uma situação bem ilustrativa de muito do que aqui foi discutido... ao perguntar ao vendedor de uma marca de desportivos (que custam o preço de um bom BMW, não mais) se podia entrar num carro foi-lhe dito, e passo a citar: "Vá ver outros carros e depois volte cá..." O pedido foi feito com bons modos, de forma apropriada, e não, não eramos "putos" (e ainda que o fossemos, que bom era ver uma atitude como a que aqui foi relatada acerca do Sr. Calém). Como se isto não bastasse, uma hora depois o vendedor estava com um carro dessa marca parado no exterior e bastou olhar para o carro em que seguíamos para a atitude mudar a ponto de o meu amigo que recebeu essa resposta conseguir um test-drive no momento. Ah, e a cereja em cima do bolo foi o cartão de visita do vendedor saltar do bolso após uma referência aos carros que o meu amigo tinha na garagem....

Ridículo e triste mas bem ilustrativo.

Mas se há atitudes deste tipo vindas 'de cima' (isto é, de quem julga estar acima dos outros, embora muitas vezes não o esteja - uma série antiga que me recordo tinha como personagem um mordomo que, embora de parcos recursos, se julgava superior a outras pessoas humildes só porque convivía com a elite...) também existe o reverso, "vindo de baixo", de quem se vitimiza e acha que nunca chegou a lado nenum por ser oprimido ou coisa que o valha. O melhor exemplo disso, é o comentário típico "quem tem carros desses não se preocupa com o custo das manutenções", isto porque há os pobres que nunca chegam a lado nenhum e os ricos que nem pensam em dinheiro.... Por favor...

Há muito boa gente que GOSTA das coisas e lhes atribui um significado tão especial que faz disso um dos seus objectivos de vida. Espera uma vida inteira se fôr preciso para concretizar esse sonho, faz as contas e possívelmente abdica de outras coisas, seja a nível monetário seja a nível das longas horas que passa a trabalhar. E concretizar um sonho através do trabalho de uma vida e desfrutá-lo numa estrada vazia num dia de sol é sem dúvida das melhores coisas que posso imaginar.

E para terminar numa nota positiva, vamos a um encontro mais para o centro :)

18. villeneuve27

villeneuve27 Rookie

Jan 31, 2007
    38
    Capital Portuguesa
    Olá Amigos Ferraristas
    Gostava de informar que o Ferrari Club Lisboa continua em actividade,mas pelo que sei são poucos ó nenhuns os ditos "FANS" ou proprietarios deste forum que fazem parte deste CLUBE.
    Será que é por causa das quotas?....São 25 € ano,uma fortuna!
    Ou será porque "ELES" não fazem nada? Pois nós estamos á espera que apareçam pessoas com vontade de trabalhar, mas ATENÇÃO de GRAÇA, pois aqui neste clube só se trabalha por AMOR Á CAMISOLA, á camisola FERRARI, e não como muitos dos senhores dizem, ao PORTO, a LISBOA, a BRAGA, ao ALGARVE.
    Mais uma vez vou esclarecer: o FERRARI CLUB LISBOA tem este nome porque na altura da sua formação não foi permitido pelas autoridades competentes o nome FERRARI CLUBE PORTUGAL,Pois Já existia,e não tinha muito nexo o clube ter sido fundado em lisboa e nós chamarmos-lhe FERRARI CLUB HAWAI .
    Quanto ao seu funcionamento, apareçam e vejam como são tratados ou então PERGUNTEM ao senhor PAULO como foi recebido em LISBOA pelo PRESIDENTE DO FERRARI CLUB LISBOA sem este o conhecer de lado nenhum,só ter o seu contacto como fan da FERRARI.
    Já agora convido todos os fans ,(só os verdadeiros ,e não os "FAZ FIGURA" a fazer parte desta grande FAMILIA que é o FERRARI CLUB LISBOA)
    Saudações ferraristas
    Villeneuve 27

PS :FORUM DO CLUBE www.ferrariclublisboa.com/forum

19. joao_sv

joao_sv Formula 3

Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Lembro-me de fazer cicloturismo e em algumas provas eles estarem presentes.
    Obrigado pelo convite.
    Cumps.

20. RockaForte

RockaForte Formula Junior

May 2, 2005
    648
    Porto
    Full Name:
    Pedro Mendes
    Há, em meu entender, uma clara cultura de elitismo, do "só se fizeram x unidades", e do custa tanto (particular ênfase neste caso). Não a haverá tanto neste fórum porque estamos a falar - embora eu não me inclua nesse lote - de pessoas com um vastíssimo conhecimento histórico e técnico da marca. Algo que não costuma vir à tona numa discussão mais "leiga".

O que eu quis mesmo ilustrar foi o comportamento típico em volta da marca que foi tão brilhantemente ilustrado pelo comentário seguinte

Que é a meu ver um comportamento que em ultima análise só prejudica as próprias marcas, só a título de curiosidade: um cavalheiro no stand da Porsche do Porto teve a amabilidade de me abrir as portas do stand para que eu visse o Carrera GT mais de perto, embora eu claramente não fizesse menção nenhuma de lhe comprar o carro, e deu-me uma justificação fantástica. "Quem é que me garante que o senhor não tem dinheiro para um CGT ? E mesmo que não o tenha, pode sempre ter para um 911 ou um boxster... Quem me garante que não estou a angariar um cliente para daqui a alguns anos ?" A porsche até nem me diz muito, mas quando estiver à procura de um carro no segmento vou claramente visitar o stand.

21. FerrariBoyCb

FerrariBoyCb Karting

Aug 24, 2006
    195
    Portugal
    Full Name:
    Joao
    Obrigado eu desconhecia o forum, mas vou-me registar e quanto aos 25euros é so dizer como e quando poso pagar pois eu pertenço a outros clubes que 25euros sao de 3 em tres meses.. Obrigado

22. jorge

jorge Formula Junior

Feb 26, 2006
    321
    Portugal, Lisbon
    Full Name:
    Jorge
    Exactamente, esse mesmo comportamento acaba por prejudicar os próprios vendedores:

- porque não é fácil olhar para uma pessoa e saber se tem ou não fôlego financeiro para ser cliente (felizmente há muita gente que não faz questão de ostentar o que tem, e às vezes o que não tem)
    - porque, como referiu, é preciso "construir" os clientes no longo prazo
    - porque sobretudo em Portugal onde toda a gente conhece toda gente (literalmente) um (potencial) cliente insatisfeito propaga essa imagem facilmente

Curiosamente também tive recentemente uma excelente experiência numa garagem/stand independente da Porsche.

Cumprimentos a todos

23. villeneuve27

villeneuve27 Rookie

Jan 31, 2007
    38
    Capital Portuguesa
    È Só contactar : [email protected]
    Vai ter resposta a todas as suas duvidas sobre o clube.

24. bg2

bg2 Formula Junior

Dec 3, 2006
    773
    segundo o site autosport.com a Ferrari cancelou os testes em portugal.

cumprimentos

25. FerrariBoyCb

FerrariBoyCb Karting

Aug 24, 2006
    195
    Portugal
    Full Name:
    Joao
    Pois foi eu soube ontem, acho que eles vao para Fiorano porque a metreologia aponta para chuva na proxima semana, é pena eu estva a pensar em ir lá e aproveitar a folga e já tinha trocado os pontos na TMN para ter acesso, mas sendo assim não vou. A Ferrari está a apostar forte nesta época e já foi sondado que Schumacher poeria funcionar como um piloto de testes para a Scuderia Ferrari, mas com esta noticia penso que vai tirar imensa gente nasbancadas, desculpem dizer isso mas achei aquela sondagem de uma revista inglesa que a Mclaren tinha mais apioantes que a Ferrari, eu sou Ferrarista, mas não é por isso que deixo de dizer que o Hamilton é um bom piloto, já começa a mostrar alguma arrogancia e a querer ficar na pele do coitadinho só o ron denis gosta de mim porque sou de cor mas eu ganho corridas e calo-os a todos... enfim, uma vez mais digo que a Ferrari é mais que um mito é um símblo mundial é a marca de automoveis mais conheida no Muno, a F1 e todos os desportos automobilisticos arrastam milhoes de Fans, é isto a Ferrari.

Share This Page