Alternativas de manutenção na zona de Lisboa | FerrariChat

Alternativas de manutenção na zona de Lisboa

Discussion in 'Portugal' started by Aredes, Aug 13, 2016.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Bom dia.

    Soube há dias do falecimento do sr. Paulo Nóbrega, excelente pessoa e fantástico mecânico que assistia o meu Maserati há 4 anos.
    Estou à procura de alternativas. Será que me poderão indicar alguém?
    Desde já obrigado.
     
  2. AC COBRA

    AC COBRA Karting

    Mar 9, 2007
    180
    Estou com o mesmo problema. Coloquei o meu carro no porto na Paintbox2. Vamos ver se fico satisfeito.
     
  3. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Já ouvi falar bem da Paintbox, espero que lhe prestem um bom serviço. Eu conheço dois bons mecânicos aqui na zona de Lisboa mas preferia encontrar alguém que trabalhasse especificamente com estes carros...
     
  4. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Tantos Ferraris que via sempre na oficina do Paulo e ninguém sabe nada? Que pena :(
     
  5. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Tiago,

    É um facto que o falecimento do Sr. Paulo Nóbrega levantou um problema em termos de manutenção para os proprietários da zona da Grande Lisboa (não só, mas eminentemente), em especial dos proprietários de Ferraris até ao 360 Modena (inclusive).

    Como imagino que seja do conhecimento do Tiago, alguns proprietários em Lisboa (não só, mas talvez maioritariamente) são extremamente discretos em relação a vários aspectos relacionados com os automóveis e possuem autêntico pavor de exposições públicas. Visto que a manutenção de um Ferrari é algo que faz oscilar sobremaneira o valor de uma viatura (talvez a variável alfa?), acredito que poucos proprietários se sintam suficientemente confortáveis para discutir este tema de forma pública, transparente e sem rodeios. Quer seja por existir algo a esconder ou tão simplesmente porque o segredo é a alma do negócio, ou ainda pela natureza discreta de alguns entusiastas proprietários, a informação é escassa.

    Todavia, esta comunidade existe precisamente para fomentar a entreajuda entre proprietários. Temos, enquanto comunidade, tentar fomentar a união, ultrapassar tabus e melhorar neste aspecto de partilha entre todos. Se todos fizermos segredo absoluto de tudo em relação à nossa paixão pela marca e pelos nossos Ferrari, então a comunidade ficará cada vez mais empobrecida.

    Confiro pois ao Tiago toda a razão e legitimidade quando expõe a dicotomia entre o número de Ferraris que eram assistidos na oficina do Sr. Paulo Nóbrega e o aparente silêncio que por estas bandas se faz sentir.

    Em Lisboa, tal como o Tiago referiu igualmente, conheço apenas um par de oficinas multimarca e multiépoca, ambas carecendo ainda de firmar créditos na praça. Para um proprietário extremamente zeloso, compreendo amplamente que possa existir receio de confiar o(s) seu(s) Ferrari(s) a uma casa ainda jovem e sem referências pessoais e/ou profissionais. A alternativa, estou em crer, passará por frequentar as instalações oficiais da marca ou então a algum amigo ou familiar próximo, com conhecimento, experiência e ferramentas adequadas.

    Abre-se efectivamente um vazio difícil de colmatar: para as viaturas mais antigas (isto é, com menos contribuição electrónica) é paulatinamente mais difícil encontrar velhos mestres artesãos que ainda saibam a arte da afinação manual. Para as viaturas mais recentes, tal é o grau de complexidade tecnológica alcançado, só as máquinas da própria marca são capazes de acertos (sobretudo hoje, em que virtualmente tudo se afina através do software próprio). De referir ainda que alguns proprietários, por talento inato e também por formação académica, estão habilitados a realizar eles mesmos a manutenção aos seus Ferrari.

    Confesso-lhe que os Ferrari da anterior geração (pré-F430), para quem não tem nem possibilidade nem conhecimentos para realizar a manutenção nos automóveis ele mesmo como é o meu caso, é um desafio cada vez mais extraordinário e complexo. Daqui por alguns anos, será igualmente difícil, vaticino, encontrar os mestres mecânicos do antigamente tanto quanto sistemas informáticos suficientemente versáteis para serem válidos em automóveis de diferentes gerações.

    É um problema que tem tanto de filosófico, quanto de prático. Eu transitei do Sr. Paulo Nóbrega para a marca. Se a comunidade puder partilhar os seus anseios, receios e experiência, em particular aqueles que, tal como eu, eram clientes assíduos do Sr. Paulo Nóbrega, todos nós saímos a ganhar.

    Um abraço.
     
  6. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Consigo, em parte, compreender as reservas dos proprietários mas a minha filosofia é mais a de partilhar experiências.

    A manutenção do meu carro é relativamente simples de realizar, pelo que um bom mecânico generalista conseguiria realizá-la. A minha vontade de encontrar alguém especializado advém do facto de, por vezes, poderem surgir problemas que serão mais rapidamente detectados por alguém que já conheça as manhas de um modelo específico.

    Tenho uma intervenção a realizar em breve e irei à marca. Felizmente a Maserati tem actualmente representação indendependente e conta com um técnico muito bom, que era inclusivamente amigo do Sr. Paulo Nóbrega.

    Continuarei, no entanto, sempre atento a possíveis alternativas que sejam de confiança.

    Um abraço
     
  7. DOliveira355

    DOliveira355 Karting

    May 5, 2015
    61
    Boa tarde a todos,
    Efectivamente julgo que não será fácil encontrar alguém que saiba fazer "verdadeira" manutenção em Ferraris dos anos 90 inclusive para trás!
    No entanto conheço um mecânico bom que foi quem arranjou o meu Lotus Seven e que segundo um amigo meu que é especialista em Alfas é o melhor mecânico de clássicos que ele conhece!
    Conheço a pessoa em causa há pouco tempo, pois só tenho O Seven desde o ano passado, mas a intervenção que ele fez no Seven deixou-me muito bem impressionado! Pessoa muito competente e séria!
    É um Senhor há moda antiga, e sei que também andou como mecânico em competição.
    Vou pedir-lhe licença/autorização para partilhar aqui no Ferrari Chat o seu contacto!
    O Sr Chama-se Manuel Cortes e pelo que sei a sua paixão são os Alfas antigos.
    É um apaixonado pelas máquinas Italianas....
    Um abraço a todos
    Diogo
     
  8. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Caso o referido senhor assim autorize, esse contacto seria extremamente bem vindo!

    Um abraço
     
  9. Dream5

    Dream5 Rookie

    Jul 24, 2013
    9
    Queridos amigos, sei de uma alternativa bastante viável para a manutenção de Ferraris em Lisboa. Partilho e espero que possa ser útil à comunidade. Trata-se de uma pessoa que era mecânico na Ferrari, trabalhou com o Paulo Nóbrega e já há alguns anos que trabalha por conta própria à porta fechada. Como tem bastantes clientes, não necessita de fazer grande publicidade. Funciona o passa palavra, como era no tempo do Paulo Nóbrega. Quem tiver interesse mande-me mensagem que eu passo o contacto.

    Abraços, Carlos Lopes.
     
  10. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Enviei-lhe uma mensagem privada.

    Um abraço

    Tiago Arêdes
     
  11. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Fico muito contente.

    Agradeço encarecidamente ao Tiago a partilha das suas ideias e dificuldades enquanto proprietário, e ao estimado amigo Carlos a ajuda altruísta que, estou certo, irá beneficiar diversos proprietários lisboetas.

    É este o espírito desta comunidade!

    Um abraço a ambos.
     
  12. luigisayshello

    luigisayshello Karting

    Jul 9, 2014
    168
    Só para expor a minha perpelexidade em relação ao segredo feito para mecânicos, tal nunca ouvi na minha vida inteira.
    Qual é o argumento para tal mesquenhez? Li, "o segredo é a alma do negócio", eu não consigo compreender qual é a vantagem em ter um mecânico que ninguém tem e pouca gente conhece?

    P.S. O segredo é a alma de um negócio, fraco, porque se fosse saudável ou havia patente ou pouco interessava se era publico ou não.
     
  13. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Estimado luigisayhello,

    O intuito deste tópico não é o de especular, criticar e/ou analisar as razões pelas quais é difícil obter contactos de profissionais independentes Ferrari a laborar em Portugal, ou razões pelas quais alguns proprietários preferem a discrição e o anonimato relativamente à manutenção do(s) seu(s) Ferrari, mas sim fortalecer a comunidade através da partilha do nosso conhecimento neste domínio, tal qual o nosso amigo entusiasta e proprietário Carlos Lopes fez, gesto altruísta que muito valorizo, uma vez que foi o único membro do fórum da zona da Grande Lisboa a lograr um contacto nesta área. Se existir conhecimento de mais alternativas, serão mais do que bem-vindas!

    Um abraço.
     
  14. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Gostaria muito de poder comunicar-vos boas notícias em relação a esta questão mas não cheguei a receber o referido contacto.
    Eu sou proprietário Maserati e não Ferrari mas foi um membro deste fórum que em 2012 partilhou comigo o contacto do Paulo Nóbrega, o que muito agradeço.
    Acabei de deixar o meu carro no representante Maserati para a revisão e resolução de algumas outras questões. Tinha o carro parado desde Novembro, já não podia esperar mais.
     
  15. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    #15 Aredes, Apr 19, 2017
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  16. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Tiago, lamento que não tenha surgido o contacto em tempo útil. Em abono da verdade, sei que o Carlos não costuma frequentar a internet com frequência. Irei falar com ele por forma a facultar-lhe o contacto directamente o mais brevemente possível.

    Aproveito a ocasião para lhe endereçar os meus parabéns pelo seu Maserati. Lindíssimo exemplar, imponente e muitíssimo bem tratado, como só um entusiasta é capaz. As fotografias estão em linha com a beleza do Maserati e só lhe fazem justiça!

    Um abraço e votos de bom fim-de-semana.
     
  17. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Agradeço muito a sua atenção e o comentário acerca do carro!

    Abraço
     
  18. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Amigo Tiago ,

    O seu Maserati é belo!! :D
    Transpira classe por todos os poros .

    Muitos parabéns !!
     
  19. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
  20. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Aqui fica um vídeo de uma experiência no autódromo do Estoril, com uma go pro e um microfone externo.

    O escape é Larini dos catalizadores para trás.

    https://youtu.be/BSCGwxQ93bQ
     
  21. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Fantástico vídeo, Tiago! Parabéns e obrigado pela partilha.

    Quem de perto comigo priva sabe que tenho um grande carinho pela Maserati: uma relação qualidade-motor-preço praticamente imbatível na indústria, bem como uma nota musical verdadeiramente apaixonante, particularmente no 4200 e no GranTurismo.

    Tiago, se me permite a questão: o que achou do tratamento à sua pessoa e ao seu 4200 por parte do representante oficial Maserati?

    Um abraço.
     
  22. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Eu já tinha deixado o meu carro na oficina do representante oficial da Maserati para substituição de um retrovisor exterior bem como do parabrisas.

    Por feliz coincidência, o técnico responsável pela Maserati(a concessão é partilhada com a Jaguar, Land Rover, Lotus e Aston Martin) era amigo do Paulo Nóbrega e inclusivamente chegaram a trabalhar juntos. Ele foi convidado pelo concessionário(esteve anteriormente na Ferrari) para ser o técnico Maserati e devo dizer que é simplesmente fantástico, tanto pelo conhecimento que demonstra possuir, como pela simpatia e disponibilidade que sempre me concedeu.

    O mesmo tenho a dizer de todos os outros membros da equipa presente naquele concessionário. O profissionalismo demonstrado é excepcional.

    Cheguei a ir à Ferrari efectuar uma mudança de óleo quando comprei o carro, e ainda cheguei a encomendar algumas peças pequenas para o interior do carro e não fiquei nada satisfeito com os serviços prestados. Colocaram óleo a mais no motor, não me conseguiram resolver um problema com a chave, que acabei por conseguir solucionar através de uma busca num fórum Maserati. Quanto às peças encomendadas, quando as mesmas chegaram, não tiveram a cortesia de me telefonar a avisar.

    Para um representante oficial Ferrari/Maserati, achei o serviço fraquíssimo.
     
  23. MAPS

    MAPS Karting

    Jan 13, 2017
    58
    Porto, Portugal
    Full Name:
    Marco Silva
    Bom dia Sr. Tiago Aredes, muitos parabéns pelo Maserati, é lindíssimo!

    Quanto ao serviço, posso perguntar se foi na oficina do Porto ou em Lisboa? Pergunto porque sou do Porto e sou proprietário de um XF e ando a equacionar a hipótese da troca por um QuattroPorte, mas tenho algumas reservas sobre a assistência, pois eles têm a concessão há pouco tempo...

    Desde já agradeço a sua atenção.
     
  24. Aredes

    Aredes Rookie

    Jun 15, 2012
    21
    Portugal
    Full Name:
    Tiago Aredes
    Viva.

    Isto é na oficina de Lisboa. A do Porto desconheço totalmente.
     
  25. MAPS

    MAPS Karting

    Jan 13, 2017
    58
    Porto, Portugal
    Full Name:
    Marco Silva
    Muito obrigado!

    PS: desculpem o off-topic
     

Share This Page