Ferrari @ Estoril | FerrariChat

Ferrari @ Estoril

Discussion in 'Portugal' started by Makuono, Apr 9, 2017.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    998
    Full Name:
    Ricardo
  2. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Lamento muito o sucedido. Se não me equivoco, trata-se de um 488 GTB que, na pior das hipóteses, estaria prestes a completar 2 anos de idade. Ocorreu ontem, no Estoril Race Experience. Até onde me é dado conhecer, nenhuma seguradora disponibiliza um produto que cubra o risco de conduzir num circuito.

    Existiu ainda um certo factor sorte, dado que se o despiste tivesse ocorrido um par de segundos mais cedo, seria legítimo especular que provavelmente teria embatido primeiramente no 458 Speciale.

    O único factor que importa é a saúde e integridade física dos ocupantes. Espero que tenham saído ilesos do acidente pelo próprio pé. O demais (despesa, carro, etc) tem solução. A saúde, essa, não tem preço nem substituto.

    Um abraço.

    P.S.: Sou convicto e firme apoiante de escapatórias em asfalto. Num despiste a alta velocidade, a gravilha pouco ou nada ajuda a reduzir efectivamente a velocidade, adicionando ainda o risco de capotamento.
     
  3. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,586
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Ricardo visionei este video várias vezes e quando a filmagem do 488 se inicia dá a ideia que o carro já está apontado bem ao interior da curva e que o despiste se inicia efectivamente quando a roda do lado direito apanha a areia da berma. Mesmo que assim tivesse sido, existiriam vestígios de travagem à primeira vista parece não ter acontecido. A causa pode muito bem ter sido uma falha mecânica mas só com as imagens é impossível determina-la. Como vou à Ferrari amanhã colocar umas chapas de matrícula tentarei saber o que efectivamente se passou.
     
  4. flecha

    flecha Rookie

    Feb 1, 2008
    24
    Existem varias fotos do carro já a circular em outros fóruns. Ficou muito mal tratado.
     
  5. furoni

    furoni F1 World Champ

    Jun 6, 2011
    13,610
    Vila Verde
    Full Name:
    Pedro Braga Soares
    Pelo que pude observar no vídeo do impacto dificilmente o carro será recuperável, sem dúvida um grande infortúnio para o proprietário do mesmo mas, como às vezes acontece devemos olhar para o copo meio cheio em vez de meio vazio, e assim sendo e como já foi referido pelos estimados "colegas", o mais importante é a condição física dos acidentados pois a saúde não tem preço...já o carro...
    No meio de tanto azar foi de facto uma sorte o 488 não ter atingido a viatura que seguia na sua frente uma vez que daí poderia ter resultado um acidente com consequências bem mais nefastas para todos os envolvidos.
     
  6. bg2

    bg2 Formula Junior

    Dec 3, 2006
    773
    o carro é sucata.

    Mas os 2 ocupantes sairam sem nada partido e pelo próprio pé. alguma escoriações, naturalmente.
     
  7. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Carro vai ser peritado brevemente.

    Dono alega que foi falha das pinças de travão, penso que vai ser difícil provar isso.

    Quanto ao proprietário e ocupante como falaram ficou com umas escoriações, passou pelo Speciale +/- a 180 km/h , no meio de tanto azar teve sorte em não capotar.
     
  8. TopspeedPT

    TopspeedPT Formula Junior

    Jul 6, 2012
    986
    Portugal
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=ALJuYRBI4Jc[/ame]
     
  9. YellowF50

    YellowF50 Formula Junior

    Feb 15, 2007
    819
    UK
    Full Name:
    K B
    Wow that was a big impact I hope everyone involved is ok.

    Very lucky to miss the special too.
     
  10. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,586
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    The driver and the passenger walked away on their feet with minor scratches and that's the most important thing.
     
  11. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    É de louvar toda a evolução no campo da segurança que tanto a Ferrari, como as marcas que com ela competem diretamente, tem incutido nos seus carros mais recentes.

    Há um salto gigantesco na segurança ativa e passiva nos carros de "hoje em dia" para os da década de 80/90, separados por apenas duas décadas.

    Tenho a certeza quase absoluta que se este acidente acontecesse em circunstâncias idênticas com o meu ferrari, os ocupantes se ficassem vivos já era uma sorte, quanto mais saírem pelo seu próprio pé depois de um impacto deste calibre!!

    https://i.ytimg.com/vi/AzD45z0nXok/hqdefault.jpg

    Verdadeiramente um "pequeno milagre" um despiste a quase 200km/h e os ocupantes saiem e está tudo ok!
     
  12. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Falaram aqui igualmente sobre a peritagem Ferrari, ou mesmo o seguro, para tentar cobrir o dano da perda total do veículo resultado do acidente.

    O dono pode esquecer essa possibilidade pois nem de um lado, nem do outro, vai receber compensação monetária pelo sucedido.

    Em 1999, num dos primeiros track-days realizados em Portugal, um amigo meu acabado de receber o 2º Honda Integra Type-R entregue no nosso país, resolveu ir correr com ele para o Estoril.

    Nessa mesma fatídica corrida, um rapaz que celebrava o seu 18º aniversário, alugou com o Pai um Ferrari para ir experimentar o carro para o Estoril.

    A cobertura do seguro do Honda era a normal. A cobertura do seguro do Ferrari era contra todos os riscos, incluindo uma extensa lista de situações adicionais adaptadas à atividade de aluguer de carros de alta gama, como participações em eventos, desfiles, paradas, etc etc etc.

    Na curva da parabólica o Ferrari embateu na traseira do Honda causando o despiste de ambas as viaturas. 100% de culpa atribuída ao Ferrari.

    Veredito? Mesmo com um seguro que cobria tudo e mais alguma coisa, a seguradora do Ferrari recusou-se a pagar tanto este, como os danos acontecidos no outro veículo.

    Acidentes em trackdays com carros com matrícula de estrada, nenhuma seguradora cobre. É pior ainda para a situação de um envolvido num acidente não ter culpa, e ter de arranjar os danos por sua conta.
     
  13. Davpuxitri

    Davpuxitri Formula Junior

    Jan 28, 2007
    404
    #13 Davpuxitri, Apr 11, 2017
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Verdade pedro233. Corre também uma foto que mostra o Speciale nada bem tratado após a chuva de gravilha.

    Edit: aqui fica a foto retirada do Drive Tribe
    Image Unavailable, Please Login
     
  14. zx9r94

    zx9r94 Karting
    BANNED

    Jan 9, 2014
    137
    Terras além Tejo
    Full Name:
    Lucky number "duas"
    Sou do tempo em que ver uma simples fotografia de um F355 era um luxo
    ...uma imagem de um F355 Challenge de faróis tipo F512 M era receber prova de vida em Marte;

    Sou do tempo em que se ligou a 1ª televisão a cores por Lisboa, mas para mim esta cidade continua em empedrados tons de cinzento;

    Sou do tempo em que por cada vez que um episódio Miami Vice terminava, eu ficava imóvel em silêncio por cinco minutos;

    Actualmente, apenas recebo de braços abertos a evolução da medicina
    ...jantes acima de 18" começam a não fazer sentido;


    "- You got assets somewhere? one day you should just cash out..."

    "- The protective male talking"

    "- It´s the talk of a man who would never put you at risk..."

    Miami Vice 2006

    https://www.youtube.com/watch?v=YTus-B1sAEQ
     
  15. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Estimados amigos,

    Em primeiro lugar, comunico que a equipa de moderação do FerrariChat decidiu irradiar o membro zx9r94 da comunidade Ferrari online, aplicando um permanent ban da sua conta e, bem assim, bloqueio e monitorização do seu IP.

    A equipa de moderadores sentiu ser este o melhor curso de acção para preservar a dinâmica e os valores da secção portuguesa, ao abrigo e de encontro das regras estabelecidas e aceites por todos os utilizadores no momento da sua inscrição e que se pautam por um espírito de entreajuda, partilha de conhecimento e experiências e demais conteúdos que fazem as delícias de todos nós, entusiastas de todos os assuntos que estejam umbilicalmente ligados à casa de Maranello e ao seu fundador, lá fora e no nosso país.

    Vários proprietários e amigos, quando amiúde nos encontramos offline, me questionavam com perplexidade quem era o membro que constantemente postava conteúdos fora de nexo, senso, relevância ou pertinência, identificando-o como a principal (senão a única) causa de instabilidade e fraca participação de entusiastas e proprietários na nossa comunidade, compreensivelmente sem interesse em ler o "contributo" deste membro e hesitando inclusivamente intervir, com receio de mais uma disparatada reacção.

    Foram feitos pelo menos dois avisos em público, enviadas duas mensagens privadas, emitido um aviso formal com suspensão temporária (e mais uma mensagem privada). Tudo isto apenas nos últimos 6 meses. Como serve de prova o texto acima, nenhuma destas solicitações de cumprimento das regras foi cumprida, optando o membro ora banido por permanentes reincidências, não obstante os melhores esforços por parte da equipa de moderação, que colocou ao seu dispor inúmeras oportunidades de participar nesta comunidade de forma enriquecedora, esperando evitar até ao último momento o desfecho que relato.

    Este tipo de comportamento, além de nada adicionar ao nosso entusiasmo e discussão de assuntos Ferrari, é particularmente nefasto e causador de desnecessária instabilidade na nossa secção portuguesa, secção essa que está a lutar para voltar a ter os níveis de participação de outrora, em que esta secção lusitana era pedra de toque e ponto de encontro de todos os proprietários e entusiastas sem excepção, local onde dos Ferrari nascem bons momentos, boas soluções técnicas, profícuos debates e bons amigos.

    É essa a comunidade Ferrari online lusitana pela qual me bato, tento restaurar e promover.

    Permaneço ao V. dispor para qualquer informação ou esclarecimento adicional que entendam por bem colocar-me.

    Um abraço.
     
  16. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Eu que por muitas vezes tenho criticado o direcionamento da marca, em produzir carros "perfeitos" em termos laboratoriais falando, já sem o feeling de outros tempos, sem a interactividade da era dos 80's e 90's...Ao ver este acidente e rever a brutalidade do impacto..Já confirmado pela telemetria do autódromo ter sido superior a 200km/h nas barreiras..E ver os ocupantes sair pelo próprio pé...

    Se calhar estou mesmo errado..Se calhar toda esta inovação é benéfica e Benvinda..Traz mais uns turbos e uns controlos disto e daquilo..Pode matar algum feeling mas a segurança q traz...Jesus.. não há mesmo melhor termo..A segurança que estes carros têm hoje em dia.. Jesus!
     
  17. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Se eu fosse um dono de um 488, ao ver este acidente e os danos praticamente nenhuns que os ocupantes tiveram, daria por MUITISSIMO bem empregues todos os 300mil eur que o carro custa. Estão plenamente justificados!
     
  18. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    O que o Pedro acabou de referir, a meu ver, é inteiramente certeiro.

    A evolução em matéria de segurança à qual a Ferrari, felizmente, não foi alheia é notável. Certamente terá salvo os ocupantes de lesões graves. Temo bem que, em qualquer Ferrari anterior aos anos 2000, o resultado poderia ter sido muito mais catastrófico e trágico.

    Acredito que os Ferrari modernos conseguem um nível de interacção, desportividade e segurança inigualáveis. Do meu Mondial para o meu 355 parece que existem 40 anos de diferença, e do 355 para o 458 nem sequer parece que estamos a falar da mesma marca. É um facto que no Mondial continuo a trocar de marcha manualmente, mas o 458 interage muito mais comigo, ainda que de outra forma: sinto que me deixa divertir-me, gosta de ser levado ao limite, avisa-me sonora e fisicamente quando não está confortável com algo e, sobretudo, não tem o instinto de se virar contra mim: ao invés, sinto que me protege de mim mesmo num exagero, sem que para isso tenha que sacrificar rigorosamente nada em matéria de sensações, emoções ou velocidade em andamento desportivo.

    Os Ferrari das décadas de 80 e 90 oscilavam em potência, grosso modo, entre os 250 e 380cv (V8) e os 400cv e 500cv (V12). Hoje em dia, os V8 andam na casa dos 600cv-700cv e os V12 ultrapassaram a barreira dos 800cv. Em pinceladas gerais, cada novo V8 que entra em produção trás consigo performances iguais ou melhores que o V12 que está em fim de vida (458-599, 488-F12, etc). Os V12, em termos de tendência, aproximam-se paulatinamente de um LaFerrari como referência.

    Se não existirem inovações em matéria de segurança e se estivessemos inteiramente entregues a nós mesmos, estou em crer que infelizmente teríamos maiores taxas de sinistralidade. A excelente notícia, a meu ver, é que a Ferrari logrou conjugar o melhor de dois mundos sem ter que recorrer a uma solução de compromisso entre ambos os pólos da questão: andamento desportivo quintessencial, sensações incrementadas e segurança plena.

    Concluo reiterando que me apraz sobremaneira o facto dos ocupantes do 488 terem escapado ilesos. Lamento a perda financeira mas, como referi anteriormente, é preferível essa do que a perda de bem-estar físico. Lamento ainda os danos que o proprietário do Speciale sofreu, sem ter sido nem directa nem indirectamente responsável pelo acidente. Acaba por se revestir de um dano colateral do acidente. O vidro será facilmente substituído pela Ferrari, o problema maior advirá, na minha opinião, dos danos apresentados à carroçaria. Ainda assim, analisando a questão por uma perspectiva menos negra, foi efectivamente um golpe de sorte não ter sido atingido pelo 488 desgovernado nem se terem encontrado no apex da Curva 1.

    Um abraço.
     
  19. rracer

    rracer Karting

    Apr 27, 2008
    50
    Alfragide
    Full Name:
    Rui Melo
    Tive a oportunidade de ver o carro ao vivo depois do acidente e realmente tendo em conta o impacto , a qualidade da protecção passiva do 488 é extraordinária bem como a activa.

    Abraço

    RM
     
  20. DOliveira355

    DOliveira355 Karting

    May 5, 2015
    61
    Boa noite estimados,
    Sem dúvida que é de enaltecer a segurança dos Ferraris actuais.
    Por outro lado desconhecia por completo que incursões em pista não eram cobertas por nenhum seguro!
    Ao dono do 488 aquilo que tenho a dizer é que apesar de ser muito dinheiro; não passa disso e a Ferrari têm lá mais para vender!
    Como diz um grande amigo meu; é preciso é ter saúde, do resto corre-se atrás
    Um abraço a todos
     

Share This Page