Portugal - best roads for driving | FerrariChat

Portugal - best roads for driving

Discussion in 'Portugal' started by Makuono, Oct 1, 2020.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    998
    Full Name:
    Ricardo
    Olá!
    Os nossos Ferrari são máquinas cujo ADN está carregado de elementos da competição. Carregam um legado enorme, criado nas corridas nas e para as corridas. Motores desenhados com paixão e carroçarias esculpidas pelo vento.

    Adoro apreciar a beleza dos Ferrari, ler sobre a sua história, discuti-los com outros entusiastas...mas acima de tudo gosto de conduzir. Conduzir muito numa estrada recheada de curvas, sem trânsito e com bom asfalto. Sem outra razão que não o prazer de condução.

    Ainda que seja um país pequeno, Portugal tem destinos incríveis. Do Minho aos Algarve - passando pelas ilhas - seja interior ou litoral - Portugal oferece belas estradas para chegar onde queremos chegar..Tão belas, que não raras as vezes, a viagem se torna o objetivo maior.

    Reparo que nesta nossa secção, existem vários threads excelentes sobre viagens no nosso país, mas que falta um local (ou não o encontrei) em que possamos partilhar e recomendar rotas de qualidade para libertarmos os cavalos no seu "habitat natural"- com segurança.

    Proponho que partilhemos rotas para usufruirmos das nossas máquinas, apresentando a estrada, características, visão no mapa e fotos se assim o desejarem.

    Será um prazer partilhar e aprender convosco.

    A minha sugestão de hoje:
    • estrada N222 (troço Peso da Régua ao Pinhão) - considerada por muitos a melhor drivers road do mundo :)
      • O bom: o serpentear ao longo do Douro, o comboio histórico lá na outra margem, bom asfalto, excelentes restaurantes e hotéis na região, estações de combustível disponíveis
      • A ter em atenção: estrada algo estreita para os nossos carros; algum trânsito aos fim-de-semana dos meses de Verão
    • estrada N323 (Pinhão à Sabrosa)
      • O bom: a vista incrível sobre o vale, o excelente asfalto, pouco trânsito
      • A ter em atenção: muito estreita (para fazer devagarinho)
    Image Unavailable, Please Login

    View attachment 3013796
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login

    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  2. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Ricardo,

    Belíssima ideia e fantástico tópico este que decidiu criar! Recebo-o com enorme entusiasmo. Antes de qualquer outra coisa: parabéns e obrigado, pela iniciativa e pela partilha, respectivamente. Feito só ao alcance de um “petrol head” de primeiríssima água!

    Começo por humildemente referir que, no que toca a conhecimento rodoviário, o meu é flagrantemente inferior ao do Ricardo, principalmente por três motivos:

    1) Falta de tranquilidade: a esmagadora maioria das vezes em que tenho oportunidade de passear com o carro, é durante o fim de semana e apenas nos quais o São Pedro colabora... Resultado? Ao não ser, naturalmente, o único a ter essa ideia, as estradas costumam estar apinhadas.

    2) Falta de oportunidade: até ao início desta terrível pandemia, não estive no país durante algumas temporadas, pelo que ao fim de um tempo, por vezes sentia-me um turista no meu próprio país.

    3) Apesar de reconhecer que as características de determinados Ferrari em termos de “handling” são, na minha opinião, nada mais nada menos do que carros de competição com uma chapa de matrícula, mais do que uma estrada de montanha, grande parte do meu prazer de condução advém de uma auto-estrada deserta (se ao menos tivessemos troços sem limite de velocidade, ao estilo das melhores Autobahn germânicas...!).

    Reconheço que, efectivamente, este pequeno país à beira-mar plantado tem das melhores, mais desafiantes, pitorescas e prazerosas estradas que existem, sobretudo a norte (não terá sido, com toda a certeza, por mero acaso que, com excepção das etapas na Serra de Sintra, a mística do Rally de Portugal - também ele considerado múltiplas vezes o melhor do mundo - foi construída no norte do país).

    A meu ver, alguns troços específicos da A21 e A17 podem ser bastante interessantes para quem alinhe pelo meu diapasão, ainda que recomendo precaução na A21, devido ao esfalto desgastado em alguns sectores que, entre outras coisas, criou depressões que num carro do dia-a-dia não parecem mais do que um inconveniente, mas num Ferrari e a ritmo “vivo” (à falta de melhor adjectivo), poderão levar a um perigoso e possivelmente oneroso “bottom out”.

    Alguns troços da A2 (após Alcácer e até Almodovar) e A6, se desertas, são mágicos.

    Tenho amigos que juram amor à estrada da Serra da Arrábida (peço desculpas por não me recordar do número), mas considero-a estreita e excessivamente concorrida, até em dias que teoricamente seriam de acalmia.

    Em termos de estrada de montanha/nacionais prazerosas e desafiantes, a esmagadora maioria das que serpenteiam Trás-os-Montes são, para mim, divinais. Pena que sejam longe para nós, que residimos na nossa maioria, na Grande Lisboa ou no Grande Porto.

    Espero poder paulatinamente contribuir para mais esta inexcedível iniciativa do Ricardo com sugestões mais concretas e ir até lá, simultaneamente, aprendendo com a experiência de todos vós. Encaro inclusive que este tópico poderá ser um excelso guia para turistas que, visitando o nosso país e sendo “petrol heads”, possam desfrutar das suas máquinas e conhecer a fundo o nosso país, tomando contacto com todo o seu potencial como ele, de resto, merece.

    Um abraço reconhecido.
     
    MDEL, Atlantic and Makuono like this.
  3. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    #3 portogts, Oct 3, 2020
    Last edited: Oct 3, 2020
    Olá Ricardo,
    Fotos fantásticas !!
    Realmente estas máquinas foram feitas para conduzir! :)
    Sempre que posso levo o 456 para algumas estradas bem bonitas para desfrutar da paisagem e da máquina.
    Aqui ficam umas fotos de uns passeios que fiz com a família até Bragança e Terras do Bouro.
    :) :)

    A estrada entre Bragança e Chaves , a N103 , tem pouco transito , bom piso e vistas fantásticas.

    A estrada M531 até Brufe é fantástica , mas temos de ter cuidado com o piso.

    Abraço
    Vitor
    Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
     
  4. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Ola Ricardo,

    Gosto imenso de fazer roadtrips , essas duas estradas que falas são giras , mas pessoalmente acho que N222 só fica mesmo interessante de São João das Pesqueira até Barca de Alva passando por Vila Nova de Foz Coa , curvas longas um piso excelente com pouco transito.

    Também tens um percurso interessante que o Vitor fez referencia , que é N103 depois de Chaves - Vinhais - Bragança , eu costumo fazer a volta como esta nesse anexo. Depois de Valpaços desço até Mondim.

    Ontem fiz percurso interessante pela zona de Arganil , barragem santa luzia depois Covilhã , Torre da Serra da Estrela , Sabugueiro , Nelas e Viseu.
    Image Unavailable, Please Login
     
  5. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Olá Ricardo,

    Só agora e já tardiamente é que vi este seu post e desde já aproveito para lhe agradecer o facto de partilhar connosco esses itinerários fantásticos assim como as suas fotos pessoais com o seu Ferrari.
    Portugal tem locais maravilhosos para serem visitados e onde se pode conduzir um Ferrari com absoluta tranquilidade. Lembro-me de algumas experiências que já tive no sul do país, no Alentejo. Numa delas conduzi um ferrari descapotável durante muitos quilómetros por entre campinas verdejantes em estradas secundárias muito bem pavimentadas, sem me cruzar com qualquer outro automóvel, sendo a única coisa audível o som do motor. Nessa viagem também fiz uma espécie de cross-country por estradas de terra batida e passei por locais onde antes pensava não ser possível conduzir um Ferrari.
    Um dia com mais tempo vou fazer uma retrospectiva dessas viagens e tos itinerários que segui.

    Cumprimentos

    Mário
     
    ruimpinho, Atlantic and Makuono like this.
  6. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
  7. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Uma paisagem tipicamente lusitana, vincada por uma máquina tipicamente transalpina. Belíssima fotografia, Mário. Digna de se emoldurar e colocar em local de proeminência!

    A propósito do interessantíssimo repto lançado pelo Ricardo, aproveito para partilhar artigo que encontrei fortuitamente ao navegar pelas redes sociais alusivo à emblemática Estrada Nacional 222, que inclui sugestão de percurso:

    https://www.e-konomista.pt/estrada-nacional-222-portugal/

    Um abraço.
     
    Makuono likes this.
  8. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Nuno obrigado pelas palavras amáveis e pelo artigo relativo à estrada nacional 222 que é muito interessante. Já fiz partes desse percurso no passado mas não num Ferrari e por isso gostava de repetir a experiência mas desta vez ao volante da "máquina transalpina". Penso que isso fará toda a diferença….

    Um abraço.
     
    AlfistaPortoghese likes this.
  9. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Boas ,

    No seguimento do desafio lançado pelo nosso amigo Ricardo , deixo ficar aqui mais uma proposta :

    A Nacional 304 liga Mondim de Bastos á Campeã , é uma estrada com um piso em bom estado , curvas fantásticas e uma paisagem de sonho :) :) .

    Aqui ficam algumas fotos....
    Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
     
    Makuono and MDEL like this.
  10. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
  11. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    998
    Full Name:
    Ricardo
    #11 Makuono, Dec 30, 2020
    Last edited: Dec 30, 2020
    Vitor,

    Fantásticas fotos de uma estrada deveras divinal. A vista de cortar a respiração, a rota intrincada pela montanha e a largura suficiente para que o Cavallino respire. E a chegada à Campeã, às portas do Douro Vinhateiro.

    Há anos atrás fizemos esse percurso de mota, uma delicia. Ver as fotos do Vitor trouxe-me a vontade de a fazer no Ferrari.

    Obrigado pela partilha e pela lembrança.

    Aproveito para desejar um Bom Ano Novo para todos! Que 2021 nos traga saúde, restabeleça a liberdade e ofereça mais oportunidades para acelerarmos nos Ferrari. :D

    Ricardo
     
    MDEL and portogts like this.
  12. PAFA

    PAFA Formula Junior

    Jan 26, 2006
    589
    Portugal
    Full Name:
    Ricardo Faria
    Belas fotos Vítor, mas mais à frente podias ter saído na pousada do Marão e fazias a N15 até Amarante, um dos melhores percursos de montanha de Portugal.
    Quando vieres para estes lados avisa, faço-te companhia no percurso.
     
    portogts likes this.
  13. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Fica combinado sem duvida Amigo!!!
    Sent from my SM-G973F using FerrariChat.com mobile app
     
  14. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Olá Ricardo,

    Sem duvida um belo percurso para fazer de moto ou Ferrari!

    Um Bom 2021 para todos cheio de saúde!!


    Sent from my SM-G973F using FerrariChat.com mobile app
     
  15. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    998
    Full Name:
    Ricardo
    #15 Makuono, Aug 13, 2021
    Last edited: Aug 13, 2021
    Olá!

    Aproveitando umas curtíssimas férias em Portugal, e seguindo a sugestão do Tiago (F430Modena), aproveitamos para revistar a zona de Chaves, passando um fim-de-semana em família. Aquela zona é nos familiar, no entanto habitualmente viajamos de moto (italiana, claro).


    Chaves é relativamente perto de casa, e aquela zona do país (Chaves, Montalegre, Boticas, Murça...) tem excelentes estradas para os Ferrari. Boa largura, bom piso, curvas bem desenhadas e excelente vista da Natureza. Ainda para mais, há pouco transito e os mais poupados podem ir abastecer a Espanha. Parece que há alguma diferença de preços :D

    Image Unavailable, Please Login

    Dizem que a antecipação de uma road trip/viagem é uma das etapas mais divertidas. No nosso caso, isso é bem verdade. Gostamos de planear a rota, preparar o carro/moto...confirmar que a DSLR está carregada e temos rolo (ups - espaço no cartão).

    Fazia algum tempo que não viajávamos no 612, por isso a nossa OCD falou alto e além da lavagem (demorada), decidimos passar duas camadas de cera.


    Começamos a viagem pela auto-estrada até Vila Pouca de Aguiar, onde reforçamos a dose de café. Daí, seguimos pela N2 até Chaves. Almoçamos no Hotel Rural de Samaioes. Conhecíamos o Hotel de uma viagem que fizemos há algum tempo atrás de moto - a nossa outra paixão, e como habitualmente, a comida foi fantástica.



    Uma vez que iríamos pernoitar na zona de Chaves - aldeia de Casas Novas (Quinta do Souto), aproveitamos para passar a tarde na piscina.









    O jantar foi num restaurante Japonês (Taiyo) em Chaves. As coisas a que somos obrigados ao viajar em familia...Adoro comida japonesa, mas a sério? Ir a Trás-os-Montes comer japonês? :) Bem, a verdade é que o restaurante é EXCELENTE. Um misto de restaurante e lounge, com uma área ao ar livre e excelente comida. A família teve razão....e divertimo-nos imenso.

    No dia seguinte, após um mergulho bem cedo na piscina, um excelente pequeno almoço na quinta.


    Partimos ao final da manhã, com destino a casa, seguindo por estradas nacionais até Braga. As estradas de Chaves - Boticas, Boticas - Montalegre e Montalegre - Povoa de Lanhoso são bastante agradáveis no Ferrari. Fomos parando com frequência para os cafés da praxe e fotos, estas ultimas com constantes queixas dos miúdos.



    Quem disse que não é possível viajar em familia num Ferrari? Um abraço ao Vitor (Portogts), que nos vai inspirando a explorar o nosso país nos Ferrari em familia.

    Já sonhamos com a próxima viagem.

    Até breve.
     
    ruimpinho and F430Modena like this.
  16. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Boas Amigo! :)

    É sempre um prazer ver os amigos a tirar partido das belas máquinas italianas em estradas belíssimas !!
    Obrigado por partilhares esta tua aventura connosco. :) Dá uma enorme vontade de tirar o 456 da garagem e lançar-me á estrada :) :) :)

    Um grande Abraço
    Vitor
     
    Makuono likes this.
  17. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Belíssimo Ricardo
     
    Makuono likes this.
  18. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    998
    Full Name:
    Ricardo
    Olá!

    No fim de semana passado, o São Pedro brindou-nos com um céu azul e temperatura excelentes para esta época do ano. Não dizemos não a uma oferta destas, aproveitamos para tirar o 612 da garagem e "dar gosto ao pé".

    Decidimos visitar a zona de Trás-os-Montes e Alto Douro. Aparentemente não fomos os únicos, pois foi bastante difícil encontrar alojamento disponível na zona. Acabamos por marcar alojamento numa "wine farm" na zona de Almendra (cerca de Barca D´Alva), muito perto da fronteira com Espanha.

    A primeira etapa levou-nos de casa até Vila Flor, onde almoçamos. A viagem foi boa, sem grande historia - principalmente auto-estrada e ICs. O ponto alto talvez tenha sido a passagem do túnel do Marão, onde a orquestra de Maranello nos brindou com um belo concerto a "12 metais".

    Após o almoço, viajamos até Almendra, onde ficaríamos alojados. A vista da quinta sobre o Douro é sublime. Estávamos necessitados de um momento assim - para reatar a paixão pelo nosso pais. A paixão havia sido perdida horas antes, aquando da ultima paragem na estação de serviço para abastecer.:rolleyes:

    A estadia na Quinta foi excelente. O espaço, a vista, o jantar e pequeno-almoço foram fabulosos.

    Ao final da manhã seguinte, dirigimo-nos a Mirandela, por estradas nacionais - sempre com excelente paisagem, tendo almoçado na cidade. Nunca é demais mencionar a qualidade gastronómica portuguesa, em particular a da zona de Trás-os-Montes e Alto Douro!

    Para a viagem de regresso a casa, decidimos mostrar aos miúdos - mais uma vez - o "porquê da nossa paixão por motores a gasolina". Murça estava perto, seria uma blasfémia não fazermos a rampa. Subimos a rampa com o Ferrari, em família, em ritmo alegre. A repetir.

    Até breve!


    Image Unavailable, Please Login

     
  19. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Ricardo muito obrigado por partilhar connosco a sua viagem familiar a Trás-os-montes e Alto Douro e parabéns pelas excelentes fotos. Esse itinerário com bom tempo como aconteceu, só por si já é algo fantástico mas o facto de ter sido realizado num Ferrari V12 de certeza que contribui e, muito, para que a experiência tenha sido verdadeiramente especial.
    Um dia gostava também de fazer um périplo desses na zona do Alto Douro aproveitando para pernoitar e desfrutar da gastronomia e dos vinhos nalguns dos locais especiais que lá existem. Talvez isso aconteça na próxima primavera.

    Cumprimentos
     
    Makuono likes this.
  20. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Olá a todos !
    Espero que 2022 seja um excelente ano para todos!! :)

    No final do ano de 2021 fui dar uma voltinha com a minha cara metade até ao Gerês .
    Encontrei estradas fantásticas com pouco transito , alguns animais :) :) :) e paisagens lindíssimas!
    Aqui ficam algumas fotos :) :)
    Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
     
    Makuono likes this.
  21. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
  22. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
  23. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
  24. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    998
    Full Name:
    Ricardo
    portogts likes this.

Share This Page