The Portugal Thread! | Page 20 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    "Já agora, qual a tinta que foi usada? DuPont?"

PPG/Glasurit conforme original...

2. PAFA

PAFA Formula Junior

Jan 26, 2006
    590
    Portugal
    Full Name:
    Ricardo Faria
    Estava mesmo muito mal tratado, até doi ver.
    Imagino o tratamento que esse carro teve pois como já foi dito estes Maserati´s da década de 90 já não têem nada em comum com os da década de 80 que eram propensos a ferrugem tal como os Alfa´s de 70 e 80.
    Aposto que esse veio dum país que use sal nas estradas no inverno, estarei errado?
    Porém o trabalho de recuperação é excelente, parabéns Mont, é sempre bom, pelo menos p´ra mim, ver uma boa máquina recuperada, num estado de concurso de 100%.

3. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Então, ainda fico mais curioso para conhecer o resto do trabalho!
    Vejo que vamos ter uma longa conversa no dia 2 ou 3... :)

4. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Oi PAFA,

Este Maserati é uma segunda importação Inglesa, depois de ter sido vendido novo em Sanremo.
    Como sabes os Maserati 2 litros, são mais performantes que os 2.8.
    Como os 2 litros eram só para o mercado Italiano e Português, os Inglesitos nem podiam cheirá-los. Mas ouviam falar deles com frequência...
    Apartir de uma certa altura começaram a importar em força de Italia todos os disponiveis.
    Este, apanhou concerteza as cheias de 2004 e por outro lado o dono habitava junto ao mar...
    Esta parte está mais ou menos esclarecida...
    Mas neste Ghibli também os interiores estavam caóticos, portanto foi muito abusado e usado.
    Felizmente o motor foi intervencionado como devia ser, e apesar dos 110.000 kms. e a precisar de limpeza e outras intervenções, está como novo e o nivel de performance está lá.
    O que prova, tal como os motores Ferrari, que estas máquinas Italianas são á prova de bala.

Abraço,

Mont

P.S. Quanto ao restauro nem te conto nem te digo... Algumas peças tiveram que ser feitas por especial favor, e só porque tenho alguma empatia para aqueles lados (Modena), desculpem-me a falta de modéstia, mas é verdade, está a ser possivel continuar aos poucos...

5. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    miguel....

Hehehehe o que eu queria dizer é que preferia um 348 a um 328 por este ja nao ter carburadores, ja agora nem sei se todos os 328 seriam injeçao ou carburadores...sei e presenciei a dificuldade de afinaçao do 308...
    mas tens algo em vista?

Sobre o meu Ghibli estao aí fotos que eu nem tinha visto...és um malandro....
    e realmente estava a ver se te descaias....

Mas a pintura esta com um aspecto fantastico, e claro que ja sabes, se realmente encontrar o ferrari indicado vai para a Italia Exotic para fazer o mesmo, limpeza e restauro completo....quero-o novo em folha...e se possivel com umas modificaçoesitas bem pensadas....
    O 355 para ti nao é problema, assim eu tenho o problema das manutençoes resolvidas...tanto do maserati como do futuro ferrari...

Claro que sempre com uma atençao especial para clientes e amigos especiais...

Abraço

JC

6. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Não é que não existam peças para estes Maser mais recentes.
    De facto existe quase 100% de disponibilidade mas, neste caso como são muito performantes (265 kph, 306 cv. reais...) muitos foram batendo...
    Ainda por cima o carro do Jean foi uma versão de transição onde vários componentes foram usados só nele, como por exemplo um tensor de destribuição muito particular!!

Abraço,

Mont

7. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    Bem pelo menos de uma maneira muito peculiar é unico em portugal...
    Ja agora e ainda bem que este forum é publico, se nao fosses tu Miguel
    este Ghibli ja estaria a apodrecer numa garagem e nunca mais brilharia...
    e para mim teria terminado o sonho das maquinas italianas...
    por isso muito obrigado e espero que quem precise dos serviços de um expert como tu aproveite...

Abraços

JC

P.S. vai vendo o que aparece, nunca se sabe...

8. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Hi friend,

Olha Amigo vou-te dar uma boa razão para comprares um 328. Não tem carburadores!! Bom não é?!!
    São todos de injecção mecânica K-Jetronic, que requer algumas afinaçãoes de vez em quando. Mas poucas.
    O motor é "bullet proof" desde que bem mantido.
    Precisa de alguns up-grades/recallls... tubagens de gasolina e óleo...
    Isto se não tiverem sido feitas.
    Já desde 82 que a Ferrari montava Bosch K-jetronic nos 308 "Quattrovalvole".

São boas notícias, não são??

Abraço,

P.S. Amigos estamos a bater o record de posts...

9. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    #484 JLusitano, Aug 15, 2006
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Sem me querer insurgir no trabalho de alguém e, se me permites a sugestão, há muitas situações em que uma repintura é escusada e, mesmo em certos casos, verdadeiramente despropositada.
    Sublinho que este é só um exemplo: BMW 320d Touring, de 2000, importada da Alemanha ("estimada", segundo o dono original...) e o estado dela é o que as duas primeiras fotos documentam (agora, multiplica todo este aspecto pelo resto da carroçaria... :() e, quando o dono veio ter comigo, já foi mesmo por "descargo de consciência" pois, vinha muito desanimado quando TODOS os profissionais das pinturas lhe diziam que aquilo só era possível de ser resolvido com uma pintura nova. Comigo, 4 dias de trabalho (árduo...) e o resultado é, em parte, o que as duas últimas fotos documentam. :)
    Image Unavailable, Please Login

10. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    És mesmo bem disposto!! Obrigado pelas palavras, mais uma vez...
    Vou começar a ver o que se pode arranjar...

11. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    É absolutamente verdade nem sempre uma pintura é necessária...
    Estou também por dentro da ideia subjacente ao conceito "CarCare".
    Eu próprio estou a começar a inteirar-me dos benefícios da argila...
    Estou em vias de conseguir trazer os produtos da Zaino - America.
    Conheces?
    Quero ter um serviço completo na Italia Exotic.

No entanto é sempre bom poder ter um conselheiro como tu e quem sabe uma mãozita para os meus trabalhos.

Mont

12. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Miguel, se de facto queres um serviço sem igual por estes lados, conta comigo! :)
    Dar-te-ei toda a ajuda que os meus anos de investigação e dedicação ao CarCare te possam proporcionar. Eu sou muito "old school", porque só me relaciono com os verdadeiros detailers e sigo aquilo que os mais velhos me ensinaram, o que me permite óptimos resultados, sabendo o que devo e o que não devo usar... mas, em Portugal, está a nascer uma legião de habilidosos que gostam de "polir" uns carros, dizendo que é um processo de detalhe.

Zaino é do melhor, simplesmente. É demasiado inflaccionado para a Europa, ao contrário dos Estados Unidos, onde é vendida a um preço muito mais acessível.
    Eu, contudo, uso um pouco de tudo: desde Mothers, Poorboy's, Klasse, Zymol e a lista continua e continua e continua... pois, já me dedico a isto (intensivamente!) desde fins de 2003, início de 2004.
    É um óptimo produto mas é muito "manhoso" de se utilizar... tem os seus "quês", como todos os outros... se eu te disser que um dos selantes que uso, TEM de ficar a repousar na superfície, durante 24h... não te admires...

Renovo o que disse antes: para qualquer coisa, dispõe.
    Vamos mesmo ter uma longa conversa no dia 2...

13. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Combinado...

14. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    muito bem....parcerias....

15. RockaForte

RockaForte Formula Junior

May 2, 2005
    648
    Porto
    Full Name:
    Pedro Mendes
    Miguel tem algum fundamento o mito que corre no Porto à cerca da compra do F40 do sr. Calém ? ( que ele terá comprado 2 ferraris numa tarde para poder entrar na lista de espera do F40 )

Já agora não sabes como está o F40 do Museu do Caramulo ? Ouvi à um ano atrás que tinha tido um acidente "bastante grave" e que estaria em itália a ser restaurado...

16. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    #491 F430Modena, Aug 15, 2006
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  17. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Eu proprio admito que uso alguns produtos do detalhe para manter a boa saude da pintura mas nunca me considero um detalhista.

Detalhista és tu fazes recuperações espetaculares.

Essa do selante por acaso ja tirei bons resultados deixar o Grojject na pintura 3 horas.

Abraço tenho de ver a tua corolla :)

18. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Obrigado pela tua gentileza. :)

Se me permites a sugestão, eu deixo repousar o Grojet (ou o Klasse AIO, ou o Carlak 68...), no máximo, por 30 min., derivado a este ser mais um selante com capacidade de limpeza e preparação da superfície, do que propriamente, um selante para efeitos de protecção mais duradoura - função, essa, que está destinada ao Klasse SG (o meu eleito) e, esse sim, deixo-o repousar, no mínimo, uma hora ... quando não fica a noite toda... :)

19. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Não, não é verdade. O Dr. Calém importava os Ferrari, na altura, e como tal não precisou de nenhum pressuposto especial.
    Conversei algumas vezes com ele, e era um "velhote" (termo carinhoso) espectacular. Já não estou com ele desde 92. Espero que esteja bem.
    De facto comprou uns anos antes um Testarossa, que já vi em foto aqui no forum (QQ-28-82), mas isso foi mais um bom negócio como importador. Tal como o F40.
    Como sabes o F40 foi um caso de sucesso imenso na altura (87 a 91/92).
    A própria Ferrari não pode abdicar de fabricar mais quase mil exemplares(!!!) do que o inicialmente previsto. Na altura, finais da década de 80 e principio da década de 90, a especulação atingiu o seu pico máximo. Os records históricos em leilões foram atingidos nessa altura, 14 milhões de "dollars" por um GTO 62 (Hoje na colecção Matsuda - Japão).
    À volta do F40 a especulação foi imensa. O Mansell usou a sua posição de piloto para adquirir um, a preço baixo e vendeu logo a seguir por três vezes mais, para o Japão...
    Outros casos aconteceram, e como tal e vendo uma hipótese de lucro real, a Ferrari optou por "inundar" o mercado. Evitando assim a especulação. Conseguiu mais ou menos...
    O F40 Cálem veio na segunda leva.
    Foram produzidos 1311 exemplares. Inicialmente, estavam previstos 479. Mais um dos que os cavalos do motor e menos um do que na teoria o mercado queria.
    Ideia subjacente ao F50 e ao Enzo [399 + 1 (Papa João Paulo II)].
    Nem mesmo o GTO 84 despertou tanto interesse, só foram produzidos 272 + 3 Evoluzione.
    Para mim o F40 é a essência do desportivo puro. É um Ferrari lindo puro e duro.
    Devido ao número fabricado, hoje o seu valor anda na casa dos 200.000,00€ a 285.000,00€.
    O GTO ronda os 250.000,00€/300.000,00€.
    Teve muitos "recalls" de fábrica. Em alguns casos ocorreram acidentes graves normalmente com muito fogo á mistura.
    Depois de alguns acidentes graves a Ferrari optou por substituir os dois depósitos gémeos de graça. Ainda hoje o faz...
    Descobriu-se que a projecção de pedras por parte dos PZero ou Michelin MXX provocava a ruptura dos depósitos, em material compósito.
    A história não tinha um fim feliz.

Quanto ao F40 do Museu do Caramulo, na última vez que perguntei ao Tiago Patrício Gouveia em conversa breve, no último salão de clássicos de Lisboa, continuava no estaleiro!! A batida foi forte e o orçamento de reparação exurbitante.

Abraço,

Mont

20. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Tenho de comprar esse Kalsse SG para experimentar eu ainda tou no inicio mas ja começo a ter as minhas "mesinhas" lol mas dia 2 falamos melhor sobre o detalhe :)

Abraço

21. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Não pedes nada mal, não!!
    O 456 gta M que a foto mostra, está á venda á mais de um ano. A combinação de cores não é a ideal. Azul (lindo) por fora e cinzento (desmaiado) por dentro.
    Por outro lado a caixa automática não tem ainda muitos adeptos mas, para mim neste Ferrari, é óptima.
    Tem andado por Alcabideche e Porto.

Mont

22. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    bem pelo menos animamos este thread...
    espero ansiosamente pelo retorno do meu ghibli e pelo proximo passo, um Ferrari seja 328,348 ou 355...

Abraços

JC

23. mont

mont Formula 3

Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Amigo, não devias andar a "laurear a pevide" aí por Vilamoura?...

24. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Desde F1, passando por mecânica a dicas detalhísticas, é verdade... já se falou de tudo um pouco! :)
    E, cada vez mais, parece que a data de dia 2 é a mais referenciada.

25. docj

docj Formula Junior

Aug 9, 2006
    793
    Cidade Invicta
    hehehe amigo miguel....realmente hoje foi dia de relax e ja que tinha o portatil...
    mas amanha, golfe de manha, almoço no centro etc...
    assim esqueço um pouco as maquinas....
    espero que as tuas ferias tb estejam a correr bem..

Abraços

JC

Share This Page