E digo te mais nem Português sabes falar o que não me espanta, quanto mais esses bitaques que mandas em Inglês. Respeitinho.
Ola Jose Coelho. Neste anos todos e raro ver problemas aqui no nosso canto Portugues do fchat. Por favor, vamos continuar em paz. Obrigado.
Para mim é que foi mesmo demais. Não têm nada a ver com o termo que discutiamos, eu compreendi o significado, e aproveito para desejar muitos e bons km´s a bordo do Ferrari 328 porque dá um enorme prazer ver todo o tempo e trabalho investido no carro. Parabéns pelo excelente trabalho. Quanto a mim resta-me despedir, desejar uma boa noite a todos e dizer que o sangue corre-me nas veias, não é azul mas é quente. Não gosto de certas atitudes e não posso continuar a participar porque é contra os meus principios. Saudações Ferraristas, Viva a Scuderia e havemos de nos encontrar ao volante de uma "bella" máquina.
Pode-me chamar de muito burro, mas a minha mae sempre me ensinou que quem não tem dinheiro não tem vícios... Pessoalmente, jamais pediria dinheiro para comprar um Ferrari (ou outro carro qualquer), preferia andar num charuto a vida toda!!! São compras feitas com o coração, mas são pagas com a cabeça, não se podem misturar as coisas!!!!
não sei, mas não me inspira muita confiança!!!! (e digo isto sem saber de nada, posso estar enganado...)
Se é o que penso cheguei a vê-lo a venda salvo erro em inicios de 2008 na região de Lisboa. Na altura fiquei com a ideia que o carro estaria bom. O preço pedido era significativamente superior. EDIT: Informações recentes apontam para que não seja o mesmo carro, pelo que o texto acima deixa de ter qualquer relevãncia uma vez que a partida serão unidades diferentes
Meu caro ainda bem que fez essa observação porque para mim esta é uma matéria muito interessante de ser analisada, contudo se fosse mais profundo na sua observação podia ser mais produtivo. É que da maneira que faz essa afirmação não podemos concluir nada. Se calhar foi feita só numa prespectiva pessoal e sem qualquer base que lhe dê sentido. Digo isto porque aqui fala-se de carros e penso que quando se referiu ao investimento estava a falar de carros. O mercado automovel é muito mais complexo que o mercado imobiliário. Primeiro não há valores absolutos e existem muitas variaveis. Diria melhor o valor absoluto pode ser encontrado na aquisição ( o valor de compra da viatura) depois é tudo uma variavél ( muitas ) Vou explicar-lhe por exemplo como podemos determinar esses valores e perceber se estamos a cometer um erro, como disse um erro básico de gestão. A desvalorizacão de um carro em termos absolutos só pode ser encontrada se depois de adquirir o carro não o utilizar. Compra o carro por X e vende o carro 3/5/10 ou 20 anos depois por Y e sabe exactamente a diferença. Quanto desvalorizou. Mas par um calculo eféctivo e para a generalidade dos comsumidores, depois do valor absoluto da compra temos- Utilização do carro ( vamos considerar o preço pago pela manutenção do carro) custo da utilização ( combustiveis, seguros e selos) desvalorização e factor "sorte". Com este factor é muito dificil de apurar resultados. O factor sorte é relativo a problemas que o carro têm e que não estão descriminados na sua manutenção, e aqui há carros que se pode acrescentar 10%, 25% , 50% ou até mesmo 100% ao seu valor na compra. Por exemplo há carros que podem precisar durante o tempo que os utiliza de uma embriagem, mas há outros que vão precisar de uma nova caixa de velocidades... Para o seu calculo bastaria a depreciação de um activo durante um periodo, que explicando seria custo do activo, valor do activo no fim da depreciação e tempo necessário para a depreciação do activo. É verdade que consegue lá chegar com estes argumentos mas num carro é mais complexo do pode parecer. Não é só calcular os juros que foram pagos sobre o empréstimo, teria também de calcular o lucro/retorno ou perda com o pagamento de juros. Depois como pode perceber os juros pagos sobre o empréstimo podem ser diferentes em vários periodos pelas variaveis que já enunciei, se contruir uma tabela com as variaveis e utilizar diferentes cenários pode fazer uma análise sobre diferentes prespectivas para atingir o seu golo. A compra por empréstimo pode ser mais produtiva do que compra a pronto pagamento. A aplicação de capital , como deve saber é quase sempre assim, diria que 90% das aquisições das empresas são em empréstimo e para os particulares que tiverem bom conhecimento do mercado onde investem esta pode ser a forma mais correcta de fazerem as suas aplicações, qualquer que seja o activo. Em linguagem mais simples para me compreender melhor, por exemplo compra um carro a pronto pagamento, ao fim de 4 anos o carro revela-se bastante mais dispendioso do que inicialmente pensou, vai vender e têm que aguentar a despesa. No caso de ter optado pelo empréstimo vai fazer contas ao que pagou até a esse momento. Pode ser bem diferente.
Falou com o dono? Eu não quero ser desmancha prazeres mas pelo que vejo aqui nos post´s acho que devia haver uma secção para os proprietarios, outra para os que querem comprar um Ferrari e outra para os que não têm mais nada para fazer. É que é complicado circularem rumores sem necessidade, não acha?
Gostei da observação mas esqueceu-se de 2 factores essenciais... um deles é o custo de oportunidade...Basicamente é o que eu deixo de ganhar por investir o capital X no carro Y... Só assim com contas de dono de mercearia, diria que quem consegue ter o capital a render a 5% líquidos anualmente (fácil com uma aplicação a 10 anos nos certificados de tesouro e sem risco absolutamente nenhum) facilmente percebe que em 10 anos tem precisamente metade do capital inicial...logo 50 mil agora representam 75 mil daqui a 10 anos...o custo de oportunidade é portanto de 25 mil, apenas falando de rendibilidades imediatas...agora se colocarmos outras variáveis como uma urgência em gastar dinheiro em alguma coisa, então o custo oportunidade é ainda mais relevante!!! Depois é o princípio da temporalidade do dinheiro...se comprar por 50000 euros agora e vender por 60000 daqui a 10 anos, pode não ganhar nada, pode até estar mesmo a perder, porque 50 mil agora não são o mesmo que 55 mil daqui a 10 anos... Ainda assim, nem sequer coloco a hipótese de comprar um carro (qualquer ele que seja) a prestações... e nem preciso de grandes razões, basta-me apenas a tranquilidade intelectual de saber que é meu, está pago e não tenho mais nenhuns compromissos mensais com ele... Paz de espírito é o que mais gosto!!! Abraço
De facto prefiro ser mais contido nas palavras, do que falar muito e não dizer nada. Despesas fixas e do acaso são iguais para ambas as situações, portanto, desprezáveis. O que prefere? Pagar 50000 euros a pronto e vender passado 6 anos por 20000; Pedir crédito de 50000 euros, pagar 80000 e vender passado 6 anos por 20000. Isto aplica-se a um automóvel como a qualquer outro objecto com desvalorização associada. Crédito que implique juros sobre depreciating assets só em necessidade extrema, ou muita vontade de se mostrar o que não se tem (entenda-se, o pão nosso de cada dia)... mas isso, é tema para outra conversa.
Não é rumor tenho um amigo que testou este carro e nao gostou nada,mecanicamente estava muito fraco mesmo. Eu não mando bitaites para o ar como certas pessoas,se eu disse aquilo foi por alguma razão
Também gostei da sua observação e concordo consigo e acrescentaria ainda outro factor "tese do aproveitamento alheio" esta tese pessoal é também baseada nas contas de mercearia que são igualmente importantes. As vezes andamos tão vidrados num carro que alguém aproveita essa nossa fraqueza para dizer que o carro é excelente, uma grande compra e depois de o trazermos para a casa é só dores de cabeça porque o tipo que nos vendeu o carro era um grande malabarista. Para carros novos eu sou da opinião que optar pelo leasing, ald e renting na nossa situação actual é uma boa maneira pelas soluções que oferecem, mas olhem que ninguém empresta dinheiro sem cobrar, isto também têm vantagens para as instituições. No caso de um carro usado é tudo uma grande incógnita, talvez a longo prazo e se não tiver ideias de vender o carro e querendo ficar com ele para mim, podia ponderar um crédito ao consumo, os juros são altos e os prazos bastante longos mas hà alguns carros que os entendidos dizem valer a pena, para as outras situações tenho de correr os riscos, comprar, pagar e rezar para andar descansado. Mas vale a pena andarmos bem informados e contactar com o maior número possivel de instituições. Algumas, principalmente as que trabalham com os stands permitem comprar o usado a crédito e se não estivermos satisfeitos, abdicar da compra e negociar outro automovel, por vezes pode ser importante se não tivermos sorte com a primeira opção. Quanto a isto vale a pena perder tempo e investigar bem, porque afinal de contas é o nosso dinheiro e precisamos de ir à mercearia todos os dias. Que leiam o que aqui escrevemos e que de alguma maneira possamos ter ajudado a que tirem as suas conclusões.
João SV muito bem, então é uma informação importante, pode servir para alguém. Sabe é que já li post´s que parece que são ditos sem essência, mas tudo bem, cada um diz o que quer e é livre para fazer as suas escolhas. E eu tenho que voltar ao trabalho que aqui em Setúbal o estacionamento é uma desgraça. Até mais amigo e camarada Fchat.
Alguem conheçe esta ave rara? http://www.custojusto.pt/Braga/Ligeiros-Passageiros/Ferrari%20Mondial%203%200%20QV-4168931.htm?
esse Ferrari também eu o vi e até o mandei ao caro Rui via PM, nem sabia que tb ja o tinham aqui colocado!!!!
Alguém ja foi ver esta viatura? ou tem conhecimento sobre o estado da mesma? http://www.standvirtual.com/carros/Ferrari/348/P6631748/