Primeiro Ferrari. Chegou a minha vez. FERRARI F360 Modena F1 | FerrariChat

Primeiro Ferrari. Chegou a minha vez. FERRARI F360 Modena F1

Discussion in 'Portugal' started by tzip, Aug 31, 2016.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. tzip

    tzip Rookie

    Mar 24, 2008
    36
    Vila Real e Porto
    Full Name:
    Telmo Santos
    #1 tzip, Aug 31, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Cumprimentos a todos.
    Sou fã da Ferrari desde que me conheço.
    Sempre tive o sonho de ter um. Esse sonho comecou ha aproximadamente 23 anos quando entrei num Ferrari Testarossa espanhol que estava numa concentração em Vila Real.
    O sonho concretizou-se e adquiri um F360 Modena Nacional de Out 1999.
    Negócio está feito e a primeira impressão é muito positiva.
    Nesta procura vi alguns ferraris que me desiludiram porque no geral os que encontrei estavam francamente mal estimados e praticamente sem manutenção. Quase sempre sem manutenção. O que adquiri recolhi o máximo de informação disponível e alem do que me parecia menos mal estimado, faltava claro está a manutenção em dia.
    E essa manutenção que está neste preciso momento a ser feita, além de alguns miminhos pessoais que irei efectuar com tempo.
    Posso dizer que o primeiro Ferrari que conduzi foi o meu, e foi o segundo em que entrei....
    Conto por isso com todo o forum para troca de informações e dicas para colocar o meu ferrari como novo.
    Neste momento vou apostar em 2 coisas:
    - Revisao geral com correia de distribuição
    - Condicionamento dos interiores - principalmente os plásticos gomosos que irei resolver.... E ja sei como... Está parcialmente resolvido... Irei colocar post.
    - Andar com o carro e tirar o máximo prazer de conduzir o meu ferrari.
    - Colocar o meu carro como novo.

    Até breve. Contem comigo. Conto convosco
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  2. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Lindo :)

    Boa Sorte com a maquina :)

    Abraço
     
  3. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Telmo, muito boa tarde e antes de qualquer outra coisa: muitos parabéns! Que desfrute do seu novo Ferrari junto de todos aqueles que lhe são queridos, com muita saúde! Pessoalmente, sinto uma enorme alegria quando descubro que um entusiasta conseguiu alcançar o seu sonho de ser proprietário.

    Muito obrigado por partilhar connosco um pouco da história da aquisição do seu Modena, bem como umas fotos que sempre fazem as delícias dos entusiastas online desta nossa secção lusa.

    Consigo rever-me com facilidade em algumas questões que mencionou: em primeiro lugar, a tremenda emoção da aquisição do meu primeiro Ferrari e, bem assim, da verdadeira missão impossível que é encontrar um Ferrari nas mãos de profissionais multimarcas do ramo mantido a tempo e horas, com facturas e carimbos, na marca ou em especialistas de reputação intocável. Apesar de estar longe de ser uma regra, a probabilidade de encontrar um exemplar sempre assistido de acordo com os pergaminhos da marca aumenta sobremaneira em viaturas detidas por particulares entusiastas. Os representantes oficiais da Ferrari em Portugal certamente poderão ajudar, caso a viatura tenha histórico de assistência na marca e mais ávida ainda será essa ajuda se o Telmo já tiver histórico de aquisições junto da Ferrari, especialmente em Portugal.

    Gostaria igualmente de lhe endereçar um forte voto de apreço pelos objectivos primordiais que enunciou, no momento em que acabou de finalizar a compra do seu Modena: parece-me excelente, saudável e recomendável política submeter um Ferrari recém adquirido a uma rigorosa inspecção mecânica, para dele poder desfrutar na sua plenitude e sem preocupações de maior.

    Afianço-lhe que esta comunidade de proprietários e entusiastas estará ao seu serviço para partilhar excelentes momentos, ajudar a resolver problemas inesperados e, no mais, assisti-lo nas mais diversas questões do dia-a-dia relacionados com a propriedade dessas fabulosas máquinas de Maranello.

    Se me perdoar a ousadia, gostaria de lhe lançar duas questões:

    - Tem indicação da data e local da última troca de correias de distribuição? (muitíssimo importante verificar igualmente os rolamentos!)

    - Conseguiu resolver definitiva e satisfatoriamente a questão dos sticky interiors?

    A título pessoal: nunca fui nem actualmente sou proprietário de um Modena mas em breve obterá feedback mais certeiro, visto que existem diversos proprietários do modelo aqui no fórum.

    Muito bem-vindo seja!

    Um abraço com estima e consideração.

    P.S. (Na qualidade de moderador, tomei a liberdade de remover o outro tópico duplicado com o mesmo conteúdo).
     
  4. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Amigo Telmo

    Bem vindo e parabéns mais uma vez, lindo de morrer...

    Tudo se arranjará:) Cá estaremos para ajudar no que for possível. Um grande abraço e bons passeios.
     
  5. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Caro Telmo,

    Muitos parabéns pelo seu F 360 e o meu desejo é que o goze ao máximo. Em nada me espanta o que está a sentir porque a compra do primeiro Ferrari é sempre algo inesquecível e muito especial que no fundo é o culminar de uma ilusão e de um sonho que normalmente foram alimentados ao longo de muito tempo. Quando fui ver o meu Califórnia à Alemanha e depois de uma tarde inteira a avaliá-lo resolvi compra-lo, recordo-me perfeitamente que nessa noite quase não dormi tal foi a excitação.
    Como já foi referido pelo Nuno e para que possa desfrutar do seu Ferrari ao máximo sem vir a ter dores de cabeça desnecessárias, há aspectos ao nível da manutenção que convém acautelar previamente antes de uma utilização mais regular. Digo isto não é com a intenção de o desanimar, longe disso, mas como recentemente tive um problema num sensor da caixa/transmissão do meu Califórnia e estive sem o poder utilizar praticamente dois meses, aprendi a avaliar a complexidade destes automóveis e o quão importante é uma boa manutenção preventiva e também a existência de uma extensão de garantia no caso dos modelos mais actuais.

    Vá-nos mantendo informados acerca da utilização do seu Modena e muitas felicidades,

    Cumprimentos

    Mário
     
  6. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Muuuuuuitos Parabéns !!!! Bemvindo !
     
  7. tzip

    tzip Rookie

    Mar 24, 2008
    36
    Vila Real e Porto
    Full Name:
    Telmo Santos
    Grato pelo acolhimento. Assim que tenha novidades publico. Abraço
     
  8. lameiras

    lameiras Rookie

    Jan 6, 2011
    31
    Muitos parabéns,

    Também continuo na minha pesquisa pelo F430
    Ja me pensei em desistir.. é muito dificil obter informação credível que me mostre confiança.
    Entretanto ja experimentei alguns, mas acaba sempre em desilusão quando se pede para ver o livro de revisões..

    Mas também quanto mais leio principalmente quando conduzo, cada vez fico com mais certdea de que é mesmo este que desejo.

    Acho que seria bom por parte da comunidade, um dia, combinar e falar um pouco sobre estes carros. Até porque que temos a comecar a ter ja, um numero consideravel de propriatarios entusiastas que gostam de trocar impressões e conhecer os seus carros de uma forma mais técnica.

    boa sorte, desejo lhe muita saúde para desfrutar do seu cavalinho.

    Cumprimentos a todos
     
  9. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Lameiras,

    Apesar de compreender vivamente a sua ansiedade e frustração, permita-me que me deixe estas breves e singelas palavras de encorajamento.

    É um facto que, não infrequentes vezes, determinados entusiastas passam diversos anos até encontrar o Ferrari certo, no momento certo. A aquisição de um Ferrari, nomeadamente o primeiro, é um processo composto de complexos avanços e recuos, bem como diversos entusiasmos e desilusões, esperanças e inseguranças. O importante é não esmorecer, continuar afincadamente a conduzir buscas a montante e a jusante, bem como continuar a preparar e solidificar a vida financeira e familiar para a chegada do primeiro Ferrari. Se já está em condições de adquirir o seu primeiro Ferrari, então o tempo está a seu favor. O carro certo acabará por emergir. Sei bem que a expectativa de ver o Ferrari na garagem, por vezes, chega a ser praticamente sufocante (não só metaforicamente!). Todavia, "good things come to those who wait!".

    É outro facto que a esmagadora maioria das viaturas propostas para comercialização nos canais mainstream online em Portugal caracterizam-se por:

    1) Não terem sido correctamente assistidas (se é que o foram de todo)

    2) Já sofreram pelo menos um sinistro, algo a que todos nós, com qualquer viatura, estamos igualmente sujeitos, o que por si só não me parece constituir problema: o problema é a fraca qualidade do trabalho realizado e, sobretudo, o enganar o cliente ocultando o sucedido. Este último só descobre o historial verdadeiro do carro tarde demais e, posteriormente, ou assume o historial da viatura ou alinha pelo mesmo diapasão do vendedor e oculta de novo o(s) sinistro(s) de um futuro proprietário comprador.

    3) Têm possivelmente kilometragem adulterada (carros que com o passar dos anos, perdem kilometros por magia)

    4) Como somatório dos três pontos supra identificados, não possuem livros nem manuais, nomeadamente o mais fundamental e insubstituível de todos: livro de manutenção e garantia.

    5) Faltam acessórios que o carro trouxe de fábrica e que foram entregues ao seu primeiro proprietário.

    6) Usa-se terminologia incorrecta e enganosa para comercializar as viaturas: "full extras" é a que, de longe, mais considero risível. Outras incluem "sempre assistido na marca" porque, por algum acaso do destino, visitou um concessionário oficial para troca de óleo e filtro há 10 anos e o livro ficou com um carimbo para amostra.

    Posto isto, o cenário está longe de ser integralmente negro: aparecem amiúde, claro está, excelentes exemplares! (ainda que, até onde chega o meu conhecimento, a esmagadora maioria das vezes em mãos de particulares entusiastas ao invés de comerciantes multimarcas do ramo). Nesses casos, a concorrência é imensa e há que chegar cedo e fechar o negócio o quanto antes, de preferência ainda no local.

    Conseguindo saber o historial da viatura e partindo do princípio que o vendedor é idóneo, facultando amigável e prontamente qualquer informação que o caro Lameiras solicite, sendo que o Lameiras pelo que referiu parece-me ser um futuro comprador pleno de critério e exigência como, de resto, é salutar que o seja, não é minimamente impossível que o seu F430 de sonho venha a surgir de futuro, quem sabe talvez até substancialmente mais cedo do que equaciona neste momento! No pior cenário possível e se porventura decidir que esgotou as suas opções e a sua paciência, não olvide auscultar o mercado europeu em busca de soluções, se é que ainda não encetou pesquisas nesse sentido. É o que recomendaria, se me permite a ousadia. Se o Lameiras está em posição de fechar negócio por um F430, não deixe morrer o seu sonho nem esmoreça!

    A comunidade está presente para o ajudar e trocar ideias online, já que o manancial de informação, conhecimento e experiências por parte dos proprietários que frequentam o nosso fórum é, a meu ver, de relevo assinalável e quer parecer-me que a comunidade começa, paulatina mas sustentadamente, a intervir de novo na nossa secção lusa.

    Em relação ao Modena recém adquirido pelo estimado Telmo: continuamos ansiosos por saber que mimos lhe irá dedicar e mais fotos, claro! :D

    Um abraço e votos de um excelente fim-de-semana a todos.
     
  10. lameiras

    lameiras Rookie

    Jan 6, 2011
    31
    Desde já muito obrigado pelas simpáticas palavras por parte do Alfistaportoghese.

    É de facto uma batalha muito difícil, onde o "verdadeiro" entusiasta se depara com varias interrogações, duvidas, e incertezas, e ate (se que entendem) medo..
    O mercado é difícil, os interessados n são transparentes, aqueles (família amigos)que estão mais próximos opõem se. Tudo se prepara para que não passe apenas num sonho.

    No meu caso, não me sinto pressionado nem tao pouco, ansioso.. ate porque no lugar do F430 ainda mora um fantastico 996 turbo.. Ao qual "E os mais conhecedores reconheceram que o tempo joga a meu favor"

    Sei perfeitamente o que quero e o que procuro (no modelo).. obviamente tenho muito a aprender. Porem, poderá surgir imprevisto ou situaçoes que alterem o rumo desse objetivo.

    Mas ate la, vou usufruíndo da aprendizagem e conhecimento. Pois eu considero já, esta fase, parte da realização do sonho.

    Bom fim de semana, cumprimentos
     
  11. tzip

    tzip Rookie

    Mar 24, 2008
    36
    Vila Real e Porto
    Full Name:
    Telmo Santos
    Neste momento o meu carro está a fazer a revisão para que fique como novo.... Em breve irei colocar fotos do trabalho.
     
  12. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Ora aqui estão duas afirmações que me fazem ganhar o dia, enquanto entusiasta da marca!
    Muitos parabéns pela aquisição e partilha aqui no fórum!

    Muito bem! Da minha parte ajudarei no que estiver ao meu alcance!
     
  13. tzip

    tzip Rookie

    Mar 24, 2008
    36
    Vila Real e Porto
    Full Name:
    Telmo Santos
    Ponto da situaçao: Manutenção está a terminar, em breve irei publicar, até lá estou a ficar especialista em Ferrari 360, alguém que precise de dados técnicos, manuais, posso fornecer...
     
  14. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Telmo,

    O espírito de entreajuda é precisamente esse, e o saber não ocupa lugar!

    Continuação de bons trabalhos no seu Modena!

    Um abraço.
     
  15. DOliveira355

    DOliveira355 Karting

    May 5, 2015
    61
    Boa tarde,
    Também estou a negociar um 360 F1 e gostava de saber a vossa opinião sobre a cx F1;
    Parece que algures ao longo do tempo de produção do 360 F1 a Ferrari fez uma actualização à cx F1 que segundo me disseram na Ferrari custa cerca de 1200 E e é feita electronicamente ligando o carro à máquina e esta por sua vez estando ligada fábrica!

    Alguém sabe se esta actualização vale a pena e se é notória a melhoria ao andar no carro!
    O carro que estou a negociar é de 2001 e já comprovei na Ferrari que não fez a tal actualização cx F1

    Um abraço a todos e votos de bons passeios
     
  16. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Diogo, boa tarde.

    Começando por confessar que o meu desconhecimento relativamente ao funcionamento mais específico e vicissitudes do Modena é amplo, espero que a informação infra lhe possa ser pertinente:

    Desconhecendo valores para a operação que o Diogo descreve, o update electrónico que incidiu sobre os Modena equipados com transmissão electro-hidráulica de tipo F1 surgiu em 2003. O propósito deste update foi o de tornar as passagens de caixa mais fluidas e, paralela e consequentemente, aumentar o tempo de vida útil expectável do disco de embraiagem.

    Uma alteração bastante popular entre os proprietários de um Modena é a troca da TCU (Transmission Control Unit) de fábrica, pela unidade que equipa o Challenge Stradale.

    Estas e mais informações podem ser encontradas no website do conhecido e reputado especialista independente Ferrari, Walker Sport:

    360 Buying Guide - WalkerSport - Ferrari Specialists

    Relativamente a demais considerações sobre o funcionamento da caixa F1 em profundidade e em detalhe, recomendo vivamente esta interessantíssima publicação online:

    https://aldousvoice.com/2013/01/30/ferrari-360-f1-system/

    Um abraço!
     
  17. DOliveira355

    DOliveira355 Karting

    May 5, 2015
    61
    Estimado Nuno (Alfista Portuguese)
    Muito obrigado pela sua ajuda. Sem dúvida alguma que o Nuno e o Rui Gigante têm sido 5 estrelas no apoio que me têm dado neste processo longo de auisição de um Ferrari!
    Como sabe tive uma má experiência com um 355, e portanto gostava de comprar um carro que estivesse impecável!
    Este Modena que estou a ver está na Paintbox e o dono da Paintbox volutou a contactar-me para saber se eu ainda estaria interessado no carro; isto depois de ter ficado 5 meses sem me ter respondido ao meu último mail.....

    Concordo a 100% com o que pensa sobre os vendedores deste tipo de carros em Portugal. Basicamente a ideia deles é :" é o que está e pronto", dão garantia de 1 ano de motor e caixa (ainda gosta de saber se houver azar como é que reagem) e pronto.

    São regra geral pessoas bem na vida e que sabe-se lá porquê são muito arrogantes!

    O carro em causa teve ao que parece um dono, e têm 39,000 Kms. Numa deslocação minha ao Porto fui com o carro à Ferrari e o mecãnico disse-me que o carro estava bom, mas que se eu queria comprar 100% descansado devei fazer uma PPI.

    O Sr da Paintbox disse-me na altura que o carro estava com o paniel de instrumentos avariado e que teria de arranjar o mesmo antes de vender o carro!
    Disse-me no último telefonema que o painel já está arranjado.

    Bom uma coisa é certa; assim que comprar um Ferrari estarei na primeira concentração para conhecer os estimados Rui e Nuno entre outros que regularmente particpam neste chat.

    Um abraço e muito obrigado pelas dicas
     
  18. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Estimado Diogo, não tem de quê. Eu é que agradeço a sua partilha e simpatia.

    É com muito gosto que estou ao seu serviço. Não imagina o tremendo gosto que tenho em poder de alguma forma ajudar um entusiasta a conseguir alcançar o sonho de adquirir a viatura que mais almeja, dentro das limitações impostas pela minha ignorância, que é vasta. Estamos sempre a aprender uns com os outros. É essa a riqueza, a essência e o espírito desta comunidade! Todos nós já passámos pela angústia, pela ansiedade e pela incerteza de um processo negocial de aquisição de um Ferrari. A partilha de conhecimento e informação entre os entusiastas e proprietários é a melhor forma de defesa contra viaturas mal mantidas, profissionais do ramo pouco escrupulosos e demais situações perniciosas/onerosas para todo e qualquer comprador prospectivo.

    Se o Diogo tem feedback do representante oficial Ferrari em que atesta que a viatura está em boas condições mecânicas, já é uma boa notícia!

    Se me permite o desabafo: muitos dos problemas atribuídos à caixa de velocidades de tipo F1 no 355 e no Modena derivam de algo extremamente simples: disco de embraiagem excessivamente gasto (pode-se solicitar uma estimativa de desgaste do disco) que, por vezes, ou é substituído por um disco novo mas de proveniência e qualidade duvidosas (tendo como "atractivo" um preço que é apenas uma fracção do original), ou é colocado um disco usado o que, na prática, representa um adiar do problema na melhor das hipóteses (na maior parte dos casos, significa perpetuar o problema). Há ainda que considerar que muitos proprietários, particularmente no início de vida da viatura, ou por não terem lido adequadamente o manual de instruções do veículo e/ou por não cumprirem determinadas (e simples!) boas práticas de uso da caixa (evitar subidas em marcha-atrás, especialmente a frio, levantar o pé do pedal do acelerador ao trocar de marcha, não colocar a caixa em "N" sempre que se estiver imóvel e/ou quando se aproximar uma paragem, ao invés optar por reduzir as mudanças uma a uma, etc), causam um desgaste desnecessário dos componentes.

    Ainda assim, a caixa electro-hidráulica de tipo F1 do Modena é uma segunda geração, uma evolução se preferir daquela que equipa o 355. É conhecida pela sua robustez se bem utilizada e mantida, além de corrigir alguns erros de juventude da primeira geração (além de actuadores mais resistentes e demais upgrades, a protecção da "abóbora" da caixa é imediatamente visível e muito salutar!).

    O facto do Diogo ter sido contactado ao fim de 5 meses de ausência de resposta quer-me parecer indicar que o preço que a viatura está a ser proposta para comercialização não despertou interesse em nenhum cliente. Um excelente ponto a seu favor para tentar fazer com que o preço desça para valores mais realistas e agradáveis. Seja como for, desejo-lhe toda a sorte do mundo para as negociações e felicidades nesse processo. Todavia, se esse negócio se gorar, não desanime! Existem mais Modenas por aí e como sei que o Diogo é um verdadeiro entusiasta, será apenas e só uma questão de tempo até que encontre a viatura certa para si. A pressa é inimiga da perfeição!

    Para este ou para qualquer outro Modena, em caso de dúvida por favor não hesite: estamos aqui para procurar ajudar!

    Será com inenarrável gosto que será recebido com o seu próximo novo Ferrari e com imenso gosto o receberei com um abraço e ávido de ouvir as suas histórias com a sua máquina!

    Um abraço e votos de um excelente fim-de-semana!

    Nuno.
     
  19. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Reavivo o tópico para fazer uma ressalva, pegando uma vez mais na excelente intervenção do Diogo:

    Eventualmente já estará o Diogo cansado de saber o que irei narrar. Todavia, se assim for, peço desculpas pelo sucedido mas a vontade de ajudar é sincera!

    Se ainda estiver em tempo útil em termos de negociação do seu Modena, relembro que em termos de alguma eventual garantia que possa recair sobre a viatura, dada por um profissional do ramo extra representante oficial Ferrari, só vale se for reduzida a escrito! Verbalmente diz-se tudo e o seu contrário. Em hora e caso de necessidade, por vezes, só um documento escrito autênticado vincula o profissional a cumprir com a sua promessa.

    Amiúde, a falta de informação, omissão e meias-verdades lesa em muito o novo proprietário. Exemplo ilustrativo disso mesmo é o caso dos 458 e California anunciados para venda nos seguintes moldes: "7 anos de garantia de fábrica". Falso e pernicioso (como a esmagadora maioria dos comerciantes sabe)! São 7 anos de manutenções programadas sem custo para o proprietário, a contar da data de entrega ao primeiro proprietário (o que é MUITO diferente), e recai apenas sobre alguns modelos (salvo erro, Março 2012 em diante).

    Um abraço com estima.
     
  20. DOliveira355

    DOliveira355 Karting

    May 5, 2015
    61
    Bom dia estimado Nuno,
    Bem a verdade é que quanto mais participo neste fórum, mais aprendo que um Ferrari ou se compra em muito bom estado, ou então a coisa pode complicar-se para a carteira de quem o compra.
    Este 360 que está na Paint box foi sempre do mesmo dono, é verdade, mas também o é que a ultima revisão que fez na Ferrari foi em 2011 e no total têm 5 revisões carimbadas no livro (2003, 2007, 2009,2010 e 2011).
    Curiosamente correias só mudou em 2011 e da revisão de 2010 para a de 2011 o carro só andou 1 KM!
    Ora das 2 uma, ou a Viauto se enganou a fazer o registo no livro ou então algo está errado!
    Ora eu vou dar 80.000 E por um carro que Ok foi sempre do mesmo dono mas que em 40.000 kms e 16 anos mudou correias 1 vez!
    E que não fez a actualização da cx F1!
    Eu no meu 993 vou religiosamente de 2 em 2 anos há Porsche fazer revisões e tenho tudo no Livro bem como facturas das intervenções mais importantes!
    Em suma eu ainda não falei com o Sr da Paintbox, mas basicamente aquilo que lhe vou pedir é que ele me entregue o carro com a revisão feita na marca e com correias mudadas e actualização da cx F1 feita.
    Deduzo que ela não vá aceitar pois ele faz revisões na Paintbox e portanto o custo para ele é completamente diferente.
    Assim sendo continuo à espera de um Ferrari 355, 360 ou 430 mas que tenha sido verdadeiramente bem tratado!

    Prefiro esperar ir juntando dinheiro e quando comprar comprar bom, do que enfiar barretes!

    Muito obrigado Nuno pela sua ajuda.

    Entretanto partilho que fui contemplado com um Lotus Seven S4 de 1973 totalmente de origem e imaculado, de um tio meu que não tinha filhos e que aquando da sua triste morte a esposa me ofereceu o carro!

    Um brinquedo muito giro este carro
     
  21. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Boa noite caro Diogo,

    É o Diogo e eu. Aprendemos todos uns com os outros e, quanto a mim, esse é um dos factos que mais prazer me dá quanto venho ao Ferrarichat! Eu é que tenho a agradecer-lhe.

    Com toda a franqueza lhe digo: eu não teria coragem de dar à chave nessas condições. Uma correia (e rolamentos!) com essa idade e kilometragem... Já devem andar a fazer tudo, menos aquilo para que foram desenhados pela marca! A própria definição de roleta russa! Infelizmente, carros com poucos proprietários e poucos kilometros são negligenciados amiúde: encara-se que se a viatura pouco ou nada anda, não é necessário realizar manutenções. Completamente falso, já que muitos componentes precisam ser substituídos pelo factor tempo, independentemente da distância percorrida!

    Se me permite a ousadia: se o comerciante se negar, seja porque motivo for, a entregar-lhe a viatura com revisão completa realizada no representante oficial, há sempre outra alternativa negocial: abater o valor equivalente, fazendo o "desconto" desse valor relativamente ao preço acordado para a celebração do negócio. Dessa forma, o Diogo recolhe a viatura (pelo descrito no parágrafo supra, aconselharia vivamente que o fizesse de reboque) e certifica-se que a revisão é feita de acordo única e exclusivamente com as suas directrizes e necessidades da máquina, no representante oficial. O comerciante, se não quiser ter essa chatice de levar o carro à marca, escusa de a ter e o Diogo paralelamente vê na mesma os seus interesses defendidos, certificando-se que o seu Modena foi alvo dos serviços da marca no representante oficial.

    Aproveito para lançar uma questão: as marcas automóveis (não só a Ferrari), são obrigadas a ter peças indispensáveis à manutenção das viaturas por forma a mantê-las a circular, até 10 anos após o fim de produção da última unidade. Existem marcas que após esses 10 anos continuam a apoiar essas viaturas e clientes, de forma mais célere ou mais demorada, mas permitindo ao cliente estar tranquilo em relação a, por exemplo, escassez de peças que o impeça de manter a sua viatura com peças originais da marca.

    O Modena, por exemplo, saiu de produção há mais de uma década. A marca em Portugal continua a comercializar peças, acessórios, updates de software, etc? E continua equipada de máquinas de diagnóstico já ultrapassadas em termos tecnológicos, mas fulcrais para manter os nossos Ferrari da década de 90? Desconheço, mas a questão lançada pelo Diogo relativamente ao update necessário realizar à caixa F1 do Modena fez com que esta questão emergisse nas minhas cogitações.

    Louvo o Diogo pela sua sensatez: se não for este o Modena certo, não será. A pressa é inimiga da perfeição. Outros surgirão! É preferível isso a uma compra que o onere desnecessariamente e prejudique o desfrute da viatura na plenitude das suas capacidades! Além do exposto, concordo com a sua opinião relativamente aos carimbos de revisão: o seu peso e importância é relativo, a menos que se façam acompanhar da respectiva factura oficial e numerada do respectivo representante oficial da marca! Tantas histórias existem por aí relativamente a carimbos que em vez de serem o espelho e a face mais visível de um serviço prestado, são apenas... tinta. Com a respectiva factura, numerada, emitida por computador e amplamente discriminada, a história é completamente outra!

    Relativamente ao Lotus que refere: nunca vi nem nunca estive dentro de um exemplar, mas deve ser sem dúvida uma experiência de condução fora do comum. E com o charme adicional e muito considerável de ter nascido pela mão de Colin Chapman! Sem dúvida uma das viaturas mais icónicas e facilmente identificáveis da década de 70!

    Um abraço!
     
  22. DOliveira355

    DOliveira355 Karting

    May 5, 2015
    61
    Bom dia estimado Nuno,
    Sem dúvida que os seus conselhos são de quem conhece bem a Marca, e de quem está genuinamente disposto a ajudar!
    Muito obrigado!
    Tenho apenas uma pergunta; caso eu opte por comprar o carro e fazer eu a revisão (o que sinceramente não acredito que o Sr Paintbox aceite), qual o valor que acha que devo tirar aos 80.000 E?
    Pelo que sei, uma revisão na Ferrari com correias e actualização cx F1 deve ir para perto de 8.000 E fora algum imprevisto que surja!
    A minha ideia é oferecer os 80.000 E mas com a condição de uma PPI na Ferrari e com a condição de o vencedor ter de por no carro tudo o que a PPI relatar!
    Um abraço a todos e bons passeios neste Outono maravilhoso que se avizinha
     
  23. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Bom dia, estimado Diogo.

    Muito obrigado pelas suas gentis palavras!

    Infelizmente, como não sou nem nunca fui proprietário de um Modena, o meu conhecimento é, no máximo, parco. Prefiro não lhe dar um conselho em termos de valores, do que lhe dar um mau conselho! Penso ser preferível informar onde começa a minha ignorância, do que "atirar" um valor única e exclusivamente da minha cabeça. Efectivamente desconheço os valores que o representante oficial está a solicitar para uma intervenção dessa natureza.

    O nosso mais recente proprietário de um Modena, o caro Telmo que iniciou o tópico, na qualidade de proprietário, é possível que esteja em condições de adicionar alguma luz nesta temática, uma vez que tem o seu Modena submetido a intervenções de conservação e manutenção.

    O estimadíssimo amigo João (Still), foi proprietário de um Modena que manteve com grande competência e afinco. Sendo a pessoa extremamente acessível, entusiasta fora de série e membro impecável que é, estou certo que só não o ajuda neste nosso cantinho online português se não puder!

    Uma coisa me sinto, modestamente, em condições de afirmar e recomendar: a PPI nunca é má ideia e nunca prejudica absolutamente nada. Ao invés! Como o conhecido e popular anúncio de uma marca de produtos de limpeza doméstica, é como o algodão: não engana e tudo (mecanicamente) revela! Uma espécie de tira-teimas igualmente no que toca ao proprietário: fuja a sete-pés de quem se recuse a colocar o carro em funcionamento e/ou afirme que o carro tem histórico na marca mas, posteriormente, recuse uma PPI no representante oficial por exemplo!

    Um abraço!
     

Share This Page