Compro Ferrari - Chegou a minha vez... | Page 2 | FerrariChat

Compro Ferrari - Chegou a minha vez...

Discussion in 'Portugal' started by ricardo teixeira, Sep 6, 2009.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Bon Jorno a tutti!

    Caro F430Modena, dos 4 que indicou é mesmo o 80-24-CP que se encontra à venda aqui na Expo ao pé da minha casa! O mundo é pequeno ;)

    Ricardo, venho agora do stand e de experimentar o carro. There's some good news...and not so good news.

    Good news first: o carro continua em bom estado geral. A capota, por ex, precisa de ser vista para se acreditar. Nem 1 arranhão e opera na perfeição. Os interiores estão em bom estado, com um ou outro pormenor para rever (vidros eléctricos com dificuldades de elevação, fole interno do selector de velocidades desfeito, mas isto é pocket money quando comparado com outros itens a revisionar num carro destes).
    Mecanicamente, do que se encontra à vista, as temperaturas em rodagem..perfeitas. Pressão do óleo a 5,5bar, temperatura da água a 85 graus e temperatura do óleo igualmente a 80/85 graus.
    Caixa a operar correctamente, quando experimentei o carro, este tinha acabado de fazer 1 deslocação, pelo que a caixa já se encontrava minimamente quente, e, uma vez a quente, todas as mudanças entravam bem; precisa e energicamente, mas bem.
    Embraiagem igualmente a operar correctamente, de tom duro nestes carros, mas nada da sensação de súbita rispidez acentuada, que normalmente anuncia o seu fim de vida.

    The not so good news: como sabes e como te disse, o carro tem andado a saltar de stand em stand para ser vendido. Como pude comprovar, não existem facturas do histórico da manutenção do carro. A última intervenção que foi feita e que temos conhecimento, remonta ao inicio de 2007 e foi efectuada por um membro deste fórum, o colega consultor Mont. Lembra-te que são 2 anos e meio de inactividade, o carro não foi guiado regularmente nem intervencionado por ninguém após essa última operação, com os riscos acrescidos neste aspecto para o seu novo proprietário (melhor proceder à revisão da correia de dist, e fazer os habituais testes de compressão e de leaks do motor).

    Eu tirei algumas fotos hoje de manhã ao carro (não estão com grande qualidade, porque foi à pressa e tiradas com o tlm) mas se quiseres manda-me uma PM com o teu mail que eu envio-te para lá quando chegar do work.

    Se precisares de mais alguma coisa a respeito deste exemplar em particular diz-me, que no que eu puder eu ajudo-te.

    Um abraço
    Pedro Simões
     
  2. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    #27 pedro233, Sep 19, 2009
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  3. mont

    mont Formula 3

    Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    #28 mont, Sep 20, 2009
    Last edited: Sep 20, 2009

    Olá Pedro e demais Amigos,

    Apesar de ainda me encontrar em convalescença e sem saber se ainda tenho que ir á faca por estas semanas... aproveito para lhe dar as boas vindas.
    Estou a ser atormentado por uma mega inflamação muscular de origem no sistema central nervoso e que me tem deitado literalmente para a cama. Umas vezes de casa outras de hospital. Mas tudo se há-de arranjar.

    Primeira questão: As caixas de velocidade dos Ferrari e nomeadamente do 348... Como o RGigante já explicou muito se pode dizer e a nenhuma conclusão se chega ou quase...

    PRÍNCIPIO GERAL: Entrar no 348, chave ON, colocar o cinto, baixar ligeiramente os vidros para se ouvir a musica... Colocar o pé na embraiagem e dar ao motor de arranque. Deve pegar á primeira. Esperar cinco minutos e arrancar suavemente... MAS E, AGORA PARA IRMOS AO "MITO", sim deve engrenar primeiro a marcha atrás e depois de seguida a primeira. Há um folgamento na sincronização da primeira se fizermos esta operação.
    Tem a ver com a concepção da própria caixa e da proximidade com que tudo se desenrrola dentro da mesma, tirantes, sincronizadores, espaçadores, etc...
    Depois de quente, o óleo do motor, servirá para nos sugerir que também o óleo da caixa e diferencial se encontra no ponto. Apartir desse momento as mudanças deverão fazer-se sem a mínima exitação e até, PASME-SE, suavemente.

    O 348 tem uma excelente caixa, robusta e durável. No caso do spyder que falou, a embraiagem é monodisco e precisava em 2007 de ser desmontada, peça por peça juntamente com o volante do motor tipo Voith - bimassa - para ser limpa e lubrificada com a massa Kluber. Por essa razão apresenta dificuldade em arrancar depois de quente. Não foi feita essa operação por falta de tempo do dono. Entretanto, vendeu á troca de um Islero e depois perdi-lhe o rasto.
    A bomba de água foi mudada e a correia idem, em 2005. Portanto está na altura de se mudar a correia, JÀ!
    Os plásticos pegajosos foram arranjados pelo menos os que estavam danificados em 2007 e as quartelas das portas foram aquecidas para tomarem a posição inicial junto dos vidros. Mas o resultado foi apenas satisfatório. São peças de fibra rija e muito grandes...
    Chegou-me com um orçamento de 8000€ da parte da Lorenzini... e garanto-lhe que por bem menos ficou um espanto. A seguir ao 348 GTS que conduzo e que tem 112000 kms foi o melhor 348 que conduzi e testei...
     
  4. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    Amigo Mont, os mais sinceros votos de recuperação, e obrigado pela participação no meu thread.

    Em relação ao seu trabalho tenho guardao uma pequena dúvida. Compreendo o que quer dizer com fazer a revisão e afinar o carro. Fico com duvidas com relação ao significado de "parametrizar" o carro.... pode explanar?

    Outra questão que tenho para colocar refere-se ao check-up a fazer num concessionário Ferrari. Teste de compressão e fugas? Fugas de líquido de refrigeração?

    Em relação aos 348 catalizados, os catalizadores podem ser retirados sem prejuizo da gestão electrónica, ou no limite so podem ser substituidos por unidades de alto rendimento/fluxo?


    Abraço,
    R
     
  5. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    Pedro,

    Obrigado pelo test-drive e pelas fotos.

    Esse Spider estará sempre na equação de aquisição mas com algumas pequenas reticências.

    É que mesmo sabendo que o potencial de valorização dos Spiders (que foram fabricados pouco mais de 1000) é superior, e que teve algumas intervenções por parte do Mont, e o seu estado geral é muito bom..... não podemos esquecer também o seu preço, já muito perto dos 355..

    Existe também um factor pessoal, que me leva a preferir os targa e coupes, em determinados modelos. Por exemplo tenho 3 Corvette Sting Rays do mesmo modelos e todos Targa... escolhas pessoais...

    Já agora Pedro, ficaste com alguma ideia do preço minimo que o stand terá para o carro ou a margem negocial?

    Abraço,
    R
     
  6. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Caro Mont,

    Quero desejar-lhe as rápidas melhoras no seu problema de saúde, pois desconhecia que se encontrava nessa situação.

    Tal como já tive oportunidade de agradecer ao Rgigante, obrigado pela interminável paciência e pela informação que vai desmistificando os mitos de funcionamento destas máquinas. Ouvir falar quem conhece estas mecânicas não tem, para mim, preço.

    Tive a oportunidade de conduzir por 2 vezes o 348 spider que o Mont parametrizou (set up das centralinas de catalizadores novas, etc) e o carro é fortíssimo a puxar; o sentimento geral, mesmo a curvar e a travar, é soberbo. Posso até confessar que no início deste ano experimentei um 355gts de 94 que se encontrava no mesmo stand da margem sul à venda, e que tirando a qualidade melhorada do habitáculo, em nada o senti superior a esse 348 spider (por incrível -ou não- que isto possa parecer).

    Como expliquei ao colega do fórum Ricardo, os problemas "a olho nú" que detectei visíveis no carro, foram a mudança iminente da correia de distribuição, a substituição dos foles internos da caixa e o respray dos vidros que tinham dificuldades em subir. Agora de aspecto geral exterior/interior, o carro continua soberbo!


    Um grande abraço de melhoras Mont,
    Pedro Simões
     
  7. mont

    mont Formula 3

    Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    #32 mont, Sep 20, 2009
    Last edited: Sep 20, 2009
    Obrigado pelos votos.

    Pois, parameterizar é simplesmente desligar a bateria e passadas umas horas ligar e deixar que "elas", as centralinas, se autoparameterizem... pelo menos 10 minutos sem nenhum tipo de carga.

    Sim o 348 pode funcionar sem catalizadores (não passa a inspecção), mas devem ser ligadas a/s sonda/s lambda/s e os sensores térmicos.

    Não tenha dúvidas que um bom 348 é melhor que um 355 sem atenção...
     
  8. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Caro Ricardo,

    A ideia que eu deixei logo na altura ao vendedor foi simplesmente esta. Disse-lhe que a pessoa que poderia estar interessada no carro era profundo conhecedor da sua mecânica, e que jamais levaria o carro por aqueles valores, com a necessidade de revisão iminente da correia de distribuição, que se formos rigorosos, já devia ter saltado à 1 ano a esta parte.

    O próprio stand tem no seu anúncio o valor como negociável. Eu creio (e mais uma vez o Mont poderá dar-lhe 1 ideia de valores mais precisos) que a revisão das correias andará na casa dos 2.000€ fora da marca. A minha opinião sincera, se fosse eu o que faria? Deslocava-me ao stand pessoalmente e tentaria abater ao preço marcado, o total da revisão que o carro tem de levar. O próprio vendedor não tem a mínima noção do carro que adquiriu, dos timmings de manutenção, e dos custos fora/dentro da marca que implica a revisão que ele tem de levar.

    Esta é a minha opinião Ricardo; percebi pelos posts prévios que o teu pai poderá efectuar algumas deslocações aqui a Lisboa para ver um ou outro anúncio pessoalmente; se calhar seria melhor ligar primeiro a falar por alto na hipótese da diminuição do preço por falta da revisão, e depois combinar para vir experimentar o carro.

    Algo que precises e que eu possa fazer vai dizendo que como te disse, no que puder eu ajudo.

    P.S. => o carro é "drop-dead gorgeous" ;);););););)

    Grande Abraço
    Pedro Simões
     
  9. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #34 ricardo teixeira, Oct 3, 2009
    Last edited: Oct 3, 2009
    Boas,

    O Spider foi vendido imediatamente após o meu pai tambem ter feito o test-drive. O valor de venda estava mesmo muito em conta, mas não fui tão rápido quanto os outros pretendentes à compra.

    O último exemplar que estou a estudar é o da Jorcar. É um TB, versão Americana e de 1990, que talvez tenha a embraiagem bidisco.... tenho que descobrir.

    Faltam-lhe alguns emblemas, mas o stand compromete-se a entregar o carro em condições.

    Alguma informação sobre este carro que possa ajudar?

    Abraço,
    R
     
  10. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Boas Ricardo, Tudo bem?

    Conheço perfeitamente esse TB desde há pelo menos 3 anos a esta parte e não querendo desaconselhar de forma alguma o bom nome da Jorcar, recomendo extrema cautela.

    O modelo é mesmo o TB americano, dos cintos retráteis automáticos nas portas, conforme poderá confirmar pelas fotos. Esse carro teve 3 anos à venda na Margem Sul, tendo rodado pelos stands da P&Pcar, Piolty Car e PH car.

    Tanto quanto sei, teve uma revisão efectuada em 2007 em que foi substituída a embraiagem e as correias. (o único ponto positivo que vejo mesmo).

    O carro Ricardo, tem uma pintura vermelha de há cerca de um ano a esta parte totalmente aldrabada, uma vez que a cor original era o preto. A pintura foi feita quase directamente sobre o preto e se reparar -ao vivo- entre esse vermelho e o vermelho de um original em bom estado, esse é mais escuro e não tem brilho. O trabalho foi tão mal efectuado que todas as zonas (por ex. grelha frontal) em preto foram também pintadas..de vermelho! Teve uma pancada no eixo traseiro, secção lateral do condutor, onde da aldrabice que foi feita nem sequer se deram ao trabalho de voltar a pedir o símbolo da "pininfarina" (eu vi o símbolo quando o carro o teve em preto e se verificar nas fotos, agora já não o tem...).

    Fruto do carro ter estado quase 3 anos ao sol e à chuva nesses stands de rua, os paineis laterais das portas vi-os eu um dia a serem colados com cola, num dos referidos stands. Como com a cola não funcionou, decidiram então furar as pegas das portas com berbequim e aparafusa-las literalmente. Verifique-as e verá que não estou a mentir. As torres de suspensão do motor (e parte do motor em si) têm ferrugem. O escape não é o de origem (é aftermarket, mas não sei precisar a marca).

    O carro teve extrema dificuldade em ser vendido quando esteve na margem sul à venda. Tenho conhecimento de um particular que o comprou pelo preço de 32700€ e o foi entregar 1 mês depois ao mesmo stand (mais barato ainda) tal foi o fiasco que ele descobriu à posteriori. Do relacionamento de estreita confiança que tenho com o dono de um desses stands por onde rodou o carro para tentar ser vendido, posso-lhe garantir que terá sido despachado para o comércio/Jorcar abaixo da fasquia dos 30k€.

    Ve-lo ao preço a que está hoje e no estado em que está faz-me pensar que há muita gente neste ramo de negócio a tentar o lucro fácil, e pouca a falar 100% verdade da história dos veículos.

    Espero que não tenha levado a mal o que eu disse Ricardo, mas não posso ficar calado ao ver um amigo (apesar de n conhecer pessoalmente) meter-se num buraco destes sem o avisar do que vi quando experimentei esse carro. Só para ter uma comparação, se através do testemunho do amigo Mont o Spider não estava a 100%, esse exemplar nem a metade está.

    Um grande Abraço
    Pedro Simões
     
  11. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Ricardo,

    Apenas algumas considerações finais sobre a viatura em questão que me esqueci de dizer.

    A matrícula é xx-xx-PT.

    Se visitar o portal onde o carro está à venda diz no anúncio que: "..possui todos os manuais e livro de revisões..viatura em estado irrepreensível". Isto Ricardo, é falso. Tive com o livro de revisões desse carro nas minhas mãos, e a única coisa que possui é um carimbo da Viauto datado de quase 10 anos a esta parte. Nesse carimbo, está especificado que a viatura na altura tinha 8.000km e foi assinado pelo Sr. Paulo Nóbrega. Factura discriminativa dessa revisão? Não existe, nem em papel nem em base de dados. Quer saber quantos carimbos desapareceram da Viauto desde que ela existe?...

    Uma pequena dica Ricardo, se o seu pai visitar esta viatura, sendo importada, solicite o despacho da alfândega onde está registado o número de kilómetros/milhas que o carro tinha quando entrou em Portugal... agora compare esse número com os "apenas e só" 8000km do carimbo Viauto. Veja por si mesmo que mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo.

    Um abraço ,
    Pedro Simões
     
  12. mont

    mont Formula 3

    Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    Está tudo dito e bate certo. No entanto atenção que existe outro XX-XX-PT ex-preto e agora vermelho com interiores beije... Ex-USA. 1990, embraiagem bidisco. Nem melhor nem pior. Mais cara, só!!

    Abraço,
     
  13. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    Existe outro? Ou é o mesmo?
     
  14. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Boa Noite,

    Caro Mont, espero que vá continuando a dar boas notícias dos scudettos e da sua ItaliaExotic, bem como da evolução da recaída daquele problema de saúde, que estamos todos a torcer por si. (Mais uma vez obrigado pela dica da embraiagem, que só para variar um pouco, já tinha ouvido mais 1001 mitos acerca das vantagens e desvantagens das duas variantes que equipam o 348). Vou entendendo ao longo do tempo, que há muitos "vendedores" a opinar sobre peça "x" ou peça "y", mas pessoas com conhecimento de causa por "hands on the job", tá quieto..ehehehe ;);)

    Ricardo, o outro PT que o amigo Mont falou eu não conheço a viatura nem nunca a experimentei. Posso-lhe sim assegurar com 100% de certeza que o PT que está na Jorcar, é o que esteve 3 anos à venda na margem sul, pois coincide ao nivel de:

    1) kilometragem
    2) re-pintura fosca
    3) ausencia de simbolos traseiros
    4) ausencia de simbolo na lateral do condutor, onde levou a pancada
    5) escape/ ponteiras de escape aftermarket distintas
    6) o testemunho do dono do stand que o vendeu à Jorcar

    Se lhe posso deixar um conselho (com base no tempo que tive para conseguir comprar um carro destes em bom estado geral) não apresse a compra. Tive 2 anos e meio a ver 348 de comércio/retalho, e outros pertencentes a particulares que nem eram anunciados. Tenho forte convicção que em carros destes, muitas vezes os melhores exemplares nem sequer se encontram anunciados. Transitam de mão em mão entre entusiastas da marca. O meu caso é um testemunho dessa ideia.

    Nestas questões, o tempo será sempre o seu maior aliado e nunca seu inimigo. Olho bem aberto (mesmo em stands de renome) para não comprar um presente envenenado, mas antes a maior alegria da sua vida :):)

    Abraço a tutti
    Pedro Simões
     
  15. mont

    mont Formula 3

    Sep 16, 2004
    1,551
    Portugal
    É mesmo outro. E foi-me apresentado há 2 meses para resolver um problema na centralina do A/C.
    Mas por lapso meu e obviamente pedindo desculpa, estamos a falar de um XX-XX-PQ e não PT. Portanto o que o Pedro233 escreveu está 100% correcto.
     
  16. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Por acaso ate existe dois PT´s

    [​IMG]

    [​IMG]

    Quanto a PQ´s tenho uns 4 eheh
     
  17. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    Curioso...

    Dois Ferrari 348 com matriculas tão próximas.... 3 unidades de distância..

    Alguem andou a importar lotes e legalizou-os juntos?

    Nenhum dos dois tem os emblemas atrás...
     
  18. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Boa tarde,

    Grande base de dados F430 modena! ;);););) Não escapa nada!

    O Carro problemático que falei é o de matrícula 91-14-PT que está na Jorcar. Versão TB com pele beje.

    O outro, 91-10-PT é um TS, com interiores em pele preta. Por acaso também sei onde está à venda..lol.. (isto o mundo da ferrari é mesmo "tight"). Encontra-se à venda no final da Rua Filipa de Vilhena, portanto não no início da rua onde estão 3 stands conhecidos (FS Automoveis, Carros de Selecção, Historic Garage). No sentido de quem se desloca dessa rua para o largo Dona Estefânia, prosseguir sempre pela Rua Filipa de Vilhena e quando a mesma rua der lugar à R. Dona Estefânia, teremos o stand do nosso lado esquerdo, e a central de camionagem do nosso lado direito.

    Nunca cheguei a experimentar essa unidade pois na altura que a vi, há uns 2 anos, por ter material de competição no motor, suspensão, jantes, etc, o seu preço era proibitivo (o stand queria acima dos 60.000€, e como só pretendia gastar pouco acima de 40.000 e guardar 10.000 para imprevistos, não avancei com o seu test-drive).

    Um abraço a todos!
    Pedro Simões
     
  19. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal

    Passatempo engraçado catalogar tudo que existe ou passou em Portugal...

    Ainda ontem dei um pulo a Normer para ver o famoso 612 do Stand virtual... mas sem sucesso carro não se encontra cá...
     
  20. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    #45 F430Modena, Oct 5, 2009
    Last edited: Oct 5, 2009
    Ja agora :

    91-10-PT, FERRARI, ZFF K A36B000091381 K = 348 Euro early

    91-14-PT, FERRARI, ZFF F G35A1L0086160 F = 348 USA 1989-1990 ; G = Passive restraint system (Active belts with manual lap belts) ; A = LHD North America
     
  21. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #46 ricardo teixeira, Oct 9, 2009
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Boas,

    A minha busca continua....

    Como o país é pequeno, o meu interesse num Ferrari já foi divulgado e surgiu mais uma oferta...

    Desta vez o meu pai foi ver um Ferrari F40, que apenas tem a kilometragem do concessionário até casa do dono, onde por sua vez foi colocado em cima de um atrelado feito à medida e aì tem permanecido (e circulado) até à data de hoje.... 495Km no total....

    Mais novo do que isto é dificil, mas os anos já começam a mostrar-se na oxidação... e o preço tem mais um "Zero" do que eu gostava...

    Ficam os registos...

    Abaço,
    R
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  22. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    O carro a manter-se assim vai ficar estragado :( deviam andar com ele...


    Pena não ter matricula a mostra eheh é nacional?
     
  23. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #48 ricardo teixeira, Oct 9, 2009
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  24. PAFA

    PAFA Formula Junior

    Jan 26, 2006
    589
    Portugal
    Full Name:
    Ricardo Faria
    Esse F40, não estava em Madrid até há pouco tempo à venda?

    Não deixes fugir essa preciosidade do nosso país, compra-o, se Eu tivesse €€€ ficava com ele.
     
  25. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Estas imagens :S :( :(
     

Share This Page