Donos de 458 | FerrariChat

Donos de 458

Discussion in 'Portugal' started by Migas, Jul 11, 2013.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    Mais alguém no Fchat PT que também seja dono de um 458?

    Seria óptimo poder trocar algumas opiniões no meu país e em português. :)
     
  2. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    O pessoal dos 458 estão todos de férias. :)
     
  3. joao_sv

    joao_sv Formula 3

    Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Na parte de Portugal penso que não temos ninguém com 458 italia,só mesmo o senhor. :)
    Abraço.
     
  4. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    Sei que existem 8 Spiders. O meu foi o sétimo. E achava que haveriam pelo menos 14 ou 15 coupes.

    Mas provavelmente serei único no Fchat. :(

    Obrigado e esqueça, por favor, o senhor. O meu nome é Miguel. Um abraço. :)
     
  5. joao_sv

    joao_sv Formula 3

    Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    :) No fchat é mesmo o único com um 458 italia.
     
  6. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    10 Spiders :) :)
     
  7. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    Óptimo! Estamos a crescer a olhos vistos!

    Apenas no espaço de um mês e meio, mais 3 é muito bom. :cool:

    Espero que algum queira juntar-se aqui a nós no Fchat. :) :)
     
  8. Dr1v3r

    Dr1v3r Karting

    May 27, 2011
    104
    Só tenho pena que o próximo não seja meu :p
     
  9. matzagrin

    matzagrin Formula Junior

    Aug 28, 2011
    321
    Coimbra
    Full Name:
    Bruno Pereira
    Caro Miguel, se me permite, o Miguel é um caso à parte.

    Será muito complicado encontrar outro proprietário desse modelo neste ou noutro fórum qualquer, já que este tipo de proprietários não anda por fóruns.

    A "personalidade" deste tipo de proprietários é diferente da sua, que se percebe que é um amante de carros no verdadeiro sentido da palavra. Os proprietários "normais" de um 458 não andam em fóruns, não se interessam por descobrir mais sobre o carro, apenas querem andar nele, mostra-lo e pouco mais.

    Pelo que tenho visto neste fórum, os verdadeiros utilizadores são grandes entusiastas, que normalmente têm modelos menos recentes e que fazem todos os esforços para saber como cuidar deles e como mantê-los de forma correcta, de forma a usufruirem dos carros durante muitos e bons anos.

    Já os proprietários de modelos mais recentes, apenas compram, andam, divertem-se, vendem e compram o modelo que vem a seguir. Não se interessam por pesquisas ou por saber como manter os carros, pagam a alguém para o fazer.

    Resumindo, não vai ser fácil encontrar aqui outro 458... pelo menos este é o meu ponto de vista :)
     
  10. TopspeedPT

    TopspeedPT Formula Junior

    Jul 6, 2012
    981
    Portugal
    +458
     
  11. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    Engraçado e curioso. Tenho levado toda a minha vida, nas mais diversas circunstâncias, a referirem-me, com elevada frequência, que sou um caso à parte. :)

    Compreendo e concordo plenamente com o que refere. Estou notória e inequivocamente do lado dos entusiastas e, felizmente, em nada me consigo rever nos meus “colegas” dos 458 que, como diz, tais idiossincrasias possam efectivamente deter ou assumir.

    Naturalmente, por ser ainda muito recente, sinto-me ainda amplamente apaixonado pelo meu 458. Por tal procurar, com superior preponderância, a troca de impressões no Fchat específico. Tenho pena de, até agora, apenas ter encontrado forte eco no Fchat maioritariamente Americano no qual, devo referir, tenho aprendido imenso. Existem pessoas fantásticas, cheias de conhecimento, desprovidas de quaisquer interesses vis, apenas com a vontade de partilharem as suas emoções relativas às generalidades e especificidades do que nos une e apaixona – Os Ferrari.

    Tenho dificuldade em crer que seja único. Mantenho a esperança que novos donos de 458 possam vir a ser, no mínimo, tão entusiastas quanto nós e que nunca nenhum deles decida vir a utilizar o Fchat de qualquer forma inusitada. Ter-nos-iam à perna! ;)

    Apesar de ter sempre apreciado a grande diversidade educacional e de mentalidades e, à partida, gostar sempre de colaborar com todos, quanto aos que refere, esses não me interessam já minimamente e, apesar de nada me conferir tal direito, quase que me atrevo aqui a referir que prefiro que não venham a aderir ao Fchat. Iríamos com certeza enfrentar muitas discussões infrutíferas e desprovidas de qualquer interesse técnico ou até mesmo emocional. Conheço muito bem o género e posso garantir que nada nos teriam para ensinar a este nível. Muito pelo contrário!

    De qualquer forma, para mim, mais importante que os novos modelos, California, 458, FF, F12 ou LaFerrari, são os Ferrari. Eu adoro todos, desde de criança. Foi preciso chegar ao 48 anos de idade para concretizar o sonho de ter um novo plenamente especificado por mim. Mas na verdade sinto todos os Ferrari praticamente como se me fossem entes próximos ou até meus grandes amigos ou familiares, os quais, mesmo relativamente àqueles que por vezes são ou foram menos felizes num dado momento, mantemos a nossa compreensão, adoração e expressa vontade de protecção.

    Nisso, eu já percebi que terei aqui boa companhia no Fchat PT facto que me deixa bastante agradado e, desde já, agradecido.

    Podem todos contar comigo para tudo o que puderem vir a considerar poder ser útil a minha participação. :) :)
     
  12. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal

    Meu caro Miguel (permita-me que o trate assim):
    Não teria certamente escrito melhor. Talvez por também partilharmos a mesma idade, partilhamos exactamente da mesma opinião!! Identifico-me completamente com tudo o que escreveu.
    Conheci hoje um proprietário de um 458 que é um verdadeiro entusiasta, e que provávelmente aparecerá em futuro encontros. Uma simpatia e um Senhor.

    Próximo encontro: Passeio Ferrari ao Caramulo, dia 8 de Setembro. :)
     
  13. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    Meu caro Rui,

    Obrigado. :)

    É verdade. Também a idade nos une. É uma das coisas boas de já não sermos nenhuns jovenzitos. :)

    Pode, por favor, contar comigo no próximo dia 8 de Setembro. Não faltarei!

    Um abraço
     
  14. Matalote

    Matalote Karting

    Jan 14, 2011
    74
    +1
     
  15. bg2

    bg2 Formula Junior

    Dec 3, 2006
    773
    subscrevo o que já aqui foi dito.

    não sei se conhece também o blog ferrari em portugal, com muita da história desportiva da marca no nosso país.

    quanto a proprietários em lisboa, parece-me que o único acessivel é o que o Rgigante falou há 2 posts.
     
  16. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Será um prazer!!! Obrigado!

    Abraço
     
  17. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Ferrari em Portugal
     
  18. TopspeedPT

    TopspeedPT Formula Junior

    Jul 6, 2012
    981
    Portugal
    Mas também não se esqueçam que o nosso país é muito pequeno!
    Pelo que vocês disseram existem cerca de 30 458's (10 spiders 20(?) coupes) em Portugal.
    Olhando para os EUA, existem mais de 2000 no total, pelo que vi por aí na net.

    Portanto se dos 30 donos em Portugal, 2 são entusiastas (6.66%) então nos EUA haveriam cerca de 132 donos entusiastas, seguindo a mesmo lógica claro. Já é um número consideravél e se 20% deles estiverem no Fchat já dá muito post :)

    Já para não falar de outros países!
    Isto claro números assim por alto mas acho que dá para ter uma ideia.
     
  19. matzagrin

    matzagrin Formula Junior

    Aug 28, 2011
    321
    Coimbra
    Full Name:
    Bruno Pereira
    Sinceramente acho que tem muito a ver com a própria personalidade das pessoas.

    Nos EUA, muitos dos proprietários de exóticos recentes são verdadeiros "petrol heads", grandes entusiastas e pessoas com elevada cultura automóvel. Claro que como em todo o lado, há aqueles que compram apenas para ostentar, divertir-se e pouco mais.

    Aqui no nosso país, e espero não ferir susceptibilidades, há mais personalidades do segundo tipo... pelo menos eu tenho essa ideia. Tenho ainda verificado que este tipo de personalidades está associado a determinadas marcas, sendo que a Ferrari não é excepção. Talvez por ser mais exclusiva do que outras marcas, talvez por dar mais estatuto, muitos dos proprietários Ferrari nunca poderão ser considerados entusiastas da marca, pois compram este carros como simples forma de ostentação...

    Se quisermos comprar a outras (talvez muitos achem esta comparação injusta), por exemplo com proprietários Porsche, estes são mais acessíveis, mais entusiastas. Isto falando em carros recentes, claro. Em modelos mais antigos, independentemente da marca, tenho ideia de que todos os proprietários são grandes entusiastas que pretendem coloca-los no seu melhor e mantê-los por muito tempo nas melhores condições possíveis.

    Visto que o Miguel além do 458 também tem um modelo da casa de Estugarda, pode ser o exemplo que confirma a minha "teoria".

    Pode ser disparatada e até contestada, mas é o que penso, com base na convivência com proprietários de várias marcas, com modelos mais e menos recentes.
     
  20. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    Só acho que o "índice" de paixão automóvel não pode ser medido com base num fórum americano que tem uma pequena parte portuguesa

    A comparação com os Porsches não é justa porque existem milhões deles, enquanto que Ferrari são em muito menor número, além disso é possível comprar um Porsche por 5k €, enquanto que um Ferrari nem por 25, já para não falar nos preços de manutenção e em caso de venda futura é mais fácil despachar o alemão que o italiano
     
  21. matzagrin

    matzagrin Formula Junior

    Aug 28, 2011
    321
    Coimbra
    Full Name:
    Bruno Pereira
    Não estamos a analisar o valor dos carros, mas a quantidade de proprietários dos mesmos em fóruns e a quantidade de verdadeiros entusiastas automóveis.

    Como é óbvio há mais Porsche no mundo, logo mais proprietários em fóruns desta marca.

    No entanto, se formos comparar a percentagem (e isto é que interessa) de frequentadores activos de fóruns entre estes dois proprietários (Ferrari vs Porsche), arrisco-me a dizer que os proprietários Porsche são em muito maior quantidade.

    A questão da exclusividade da marca, pode ajudar ainda mais no ponto que referi, o ter para ostentar, sem qualquer interesse real em determinada marca ou modelo.

    Lembro-me de conversas com certos proprietários que nem sequer sabiam que tipo de tracção tinha o carro, algo básico. Pelo que muitos confirmaram que compravam por ser desta ou daquela marca, uma marca exclusiva. O "gosto" pela marca, pura e simplesmente não existia.

    Daí o meu comentário inicial... dentro dos proprietários de 458 portugueses, acho que o Miguel é um caso à parte (independentemente dos outros carros que tenha na garagem).
     
  22. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    Concordo plenamente.

    No caso da Ferrari, a grande maioria das pessoas que tenho conhecimento que compram ou compraram Ferraris nem sequer imaginam qual a cilindrada do carro, qual o número e tipo de cilindros, ou se é normalmente aspirado ou turbo, quanto mais qual o tipo de tracção. Normalmente sabem a cor, a marca dos pneus (mas não as dimensões) e, curiosamente, a potência em cv. Mas quando, meio a brincar, os questionamos sobre qual a força em Kws, ou o “número” (já como rasteiras) das jantes, invariavelmente as respostas são: O que é isso? - para a primeira e 4 - para segunda.

    O meu caso é um pouco diferente porque sempre adorei carros e mecânica. Por utilidade profissional cedo acabei usurpado pelos químicos, físicos e farmacêuticos, mas continuo a ser um apaixonado pela mecânica. Não sou, nem de perto nem de longe, um conhecedor no verdadeiro sentido do termo, mas tive sempre habilidade e gosto inaptos.

    Estudei no Colégio S. João de Brito e recordo-me que era o único miúdo da primária que o Padre dos Karts (era assim que o chamávamos entre nós) queria como ajudante nos intervalos. Ensinou-me a mudar os cabos, colocar a tensão de aperto certa nos serra-cabos, limpar e verificar as folgas das velas, libertar as boias presas dos carburadores, a saber respeitar as bobines, limpar os filtros, etc. E, por fim, a experimentar os Karts e a ensinar os outros miúdos a conduzi-los. E sempre que percebia que eu não fazia um trabalho perfeito…lá vinha o calduço da ordem. Bons tempos! :)

    Vejo na Porsche muito maior interesse técnico e não apenas por naturalmente haver muito maior número de donos. O conhecimento técnico da maioria, ainda que seja não mais que básico, é muito superior. Pelo menos dá para ouvir alguns bons, mas positivos, disparates.

    Com muita pena tenho de concordar que a grande maioria dos donos de Ferraris recentes no nosso país ou são “novos-ricos”, extraordinariamente pretensiosos e ridículos, ou são os pedantes de sempre. São precisamente estes dois grupos com os quais eu não tenho nenhum interesse em aqui lidar. Lamento dizê-lo, pode parecer-vos até algo chauvinista da minha parte, mas os primeiros, efectivamente, desprezo e quanto aos segundos…não mais que Q.B.

    Mas tenho esperança que surjam mais pessoas ditas ou tidas como “normais” a comprarem Ferraris para que nos possamos sentir mais acompanhados e menos invulgares. Pode ser que com esta nossa boa conversa possamos ajudar aqui a incentivar a vinda dessas boas almas para o nosso Fchat. Começar-se-ia assim a alterar o percepcionado paradigma, o qual, devo salientar, a Ferrari não merece. Nem que fosse só um bocadinho. Já seria positivo.

    Quanto aos Americanos, a realidade é diferente. O nível de interesse e de conhecimento técnico, ainda que não mais que regular para alguns, é, em termos médios, muito superior. Na verdade não nos podemos ausentar do facto de que, per-capita, o número de Ferraris nos EUA não é decisivamente superior ao nosso. Arriscaria até a dizer que tenho a sensação que será algo inferior. Com efeito, em avaliação relativa simples, já deu para ver que lá não existem 30 “ Car Guy” Miguéis donos de Ferraris recentes. Existirão mais de um milhar. ;)
     
  23. matzagrin

    matzagrin Formula Junior

    Aug 28, 2011
    321
    Coimbra
    Full Name:
    Bruno Pereira
    Excelente tópico, para não variar... e não o digo apenas por concordarmos neste assunto ;)

    Correndo o risco de parecer um disco riscado... é mesmo um caso à parte.
     
  24. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Excelente tópico, sem dúvida!
    Em termos gerais também estou de acordo, sem esquecer que estas "coisas" da Ferrari envolvem sempre a paixão e por isso muitas vezes as posições são um pouco mais "quentes"!
     
  25. Migas

    Migas Formula Junior

    Feb 18, 2013
    658
    Lisboa - Portugal
    Full Name:
    Miguel
    Obrigado pela consideração! :)

    Um abraço

    Sem dúvida Rui. Na minha opinião são até as "coisas " quentes que por vezes nos dão mais gozo e que nos permitem chegar, após arrefecimento, às melhores conclusões.

    Obrigado. :)

    Um abraço
     

Share This Page