Gallardo vs Ferrari 360 Spider - Custos Manutenção | FerrariChat

Gallardo vs Ferrari 360 Spider - Custos Manutenção

Discussion in 'Portugal' started by ASF, Sep 25, 2014.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Exmos

Sou natural do Porto, vivo atualmente na zona da Maia e tal como vocês um apaixonado por grandes máquinas. Estou a ponderar comprar um brinquedo usado ( se possivel pouco ) estando no entanto um pouco apreensivo relativamente aos custos de manutenção.
    Assim gostaria que partilhassem a V/experiencia com o meu total desconhecimento.

A minha ideia oscila entre um Ferrari 360 e um Lamborghini Gallardo. Quando era miúdo tinha uma amigo cujo Pai tinha um Lamborghini ( Urraco ) e comentava-se que o custo de manutenção era brutal e pouco fiável.

Neste momento sendo o Lamborghini Grupo VW penso que fiabilidade terá sido melhorada.

Em termos de custos de manutenção, entre estes dois modelos, qual será o mais dispendioso e qual a estimativa anual ? Sei que depende obviamente dos períodos de manutenção mas ...numa média de 5 anos ??

Agradeço V/comentários
    ASF

2. TopspeedPT

TopspeedPT Formula 3

Jul 6, 2012
    1,103
    Portugal
    Lembro-me de ler que os Gallardos de 2003-2007 tiveram bastantes problemas de transmissão/embraiagem com o E-Gear.
    Não sei se foram todos recalled ou se ainda há algum "lemon car" por aí.

3. AC COBRA

AC COBRA Karting

Mar 9, 2007
    180
    Caro amigo

Vir a um site da Ferrari pedir comparações entre se deve comprar um Lamborghini ou um Ferrari , a resposta é óbvia. No entanto, está a comparar 2 carros com preços diferentes e características diferentes. Eu pessoalmente não compraria um Lamborghini. Penso que em Portugal teria mais problemas na sua manutenção do que comprar um Ferrari.

4. pedro233

pedro233 Formula Junior

Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Comparação justa seria entre 2 carros mais equilibrados, ou seja o gallardo e o 430, e mesmo assim a fiabilidade do ferrari (motor e especialmente o binómio caixa / transmissão) é superior.

Muito complicada a relação da assistência da Lamborghini em Portugal. Tenho conhecimento de vários stands de topo, de costas voltadas com a marca, devido a manutenções básicas de trocas de fluídos simples (sem motivo aparente para tal).

Bem sei que isto é um fórum da Ferrari, mas sendo eu totalmente imparcial apesar de possuír um, aconselhava-o seriamente a optar pelo 360/430 (com a vantagem de no 430 já ter correntes e não correias de distribuição, que obrigam no 360 à remoção do motor de 3 em 3 anos se o carro circular regularmente, ou de 2 ou 2 se tiver parado por longos períodos).

5. AlfistaPortoghese

AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Boa tarde ASF e bem-vindo.

Penso que mais importante que saber qual o modelo com menor custo de manutenção, ou se a Lamborghini faz parte do grupo VW, são duas coisas práticas:

- Mais importante que a marca: o proprietário anterior e o histórico detalhado do veículo. Na ausência deste último, corra a sete pés ou faça uma PPI rigorosíssima.

- Mais importante que o custo de manutenção: ter liquidez de sobra para fazer face a uma desgraça mecânica ou duas no mínimo dos mínimos.

Médias de custos de manutenção destes carros, tanto quanto percebo actualmente com os meus Ferrari, é coisa que não existe. A verdade é que tudo depende do anterior proprietário. Há quem precise de facturas de 5 dígitos para por um 355 a andar como deve ser, e quem o mantenha gastando um quinto disso (mecanicamente falando, excluindo IUCs, IPOs, combustível, pneus, etc).

Atirar-lhe uma média de valores é, utilizando um adjectivo gentil, mera especulação. Os nossos colegas americanos possuem uma expressão, if you have to ask you can't afford it. Eu obviamente não vou tão longe, mas se o custo de manutenção é uma variável que o incomoda na compra, então recomendo por ora não abraçar já esse projecto, visto que literalmente estamos a falar de algo que lhe pode custar por ano "1" ou "1.000.000".

Não serve isto para assustar absolutamente ninguém, mas sim para que possa tomar a sua decisão da forma mais informada possível, como eu procurei fazer. Este tipo de carro não só precisa como merece cuidados atempados e constantes. Não existem médias.

Um abraço, boas pesquisas, mais uma vez bem-vindo seja e disponha!

Nuno.

6. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Muito obrigado a todos pelos conselhos que me deram.
    Claro que estas máquinas necessitam de uma atenção especial e a opinião sobre a assistência ao Lamborghini vem de encontro ao que pensava ! Vou analisar e certamente venho partilhar com vocês as duvidas e certezas :)
    Abraço
    ASF

7. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Muito obrigado pela simpatia com que me receberam !
    Vou analisar . Será que o 612 necessita dos mesmos cuidados ?
    É que com 4 lugares sempre se distribui um pouco os custos por lugar :)

8. Still

Still Karting

May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Boas ASF e bem vindo ao forum.

Ora essa é daquelas perguntas...-.-'

Rios de respostas e variadas opiniões que pouco ou de nada servem para lhe apontar o caminho a seguir. Mas como perguntar não ofende...

Não conheço a realidade da Lambo embora até aprecie algumas coisas nos botes da nossa arqui-inimiga:)
    Tenho um 360 ao qual tenho dedicado tempo e dinheiro e o que a minha pouca experiência me ensinou é que na compra e na manutenção destes carros ha algumas coisas a ponderar.
    Rapido e curto:

-Vai andar muito? Quanto mais andar mais irá pagar.
    -O carro está impecável ou conhece o que ali está e aceita-o assim?
    -Quer fazer manutenção na marca ou noutra oficina da sua confiança?
    -Consegue fazer algum tipo de manutenção ou terá sempre que ir ao 'estaleiro'?
    -Tem conhecimento do mercado de peças ou não sabe onde adquirir material?

No final do dia será sempre uma questão de consciência, isto é, quanto é que está disposto a gastar e aonde.

Provavelmente, os únicos valores semelhantes serão daqueles que fazem as manutenções na própria marca, os restantes valores gastos dependem de dono para dono, daí ser difícil atirar um valor das manutenções para um determinado carro.

Se lhe for possível veja os preços de peças em sites da especialidade para um carro e para outro, as peças são um bom indicador dos valores envolvidos.

Por fim, aconselho-o a ver os carros ao vivo, conduzir se possível, sentir qual deles chama por si, qual dos dois lhe toca de maneira especial..esse será a escolha certa, independentemente do que dizem, independentemente do que custa!:)

9. Still

Still Karting

May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Coitados dos putos. lol

:)

10. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Boas noites

De facto vou andar muito pouco.
    Eu tenho um SL 500 AMG prata muito bonito, exteriormente igual ao SL55 menos no motor mas os 2 lugares limitam a utilização. Tenho também um 635d cabrio prata e esse é o q anda ao fim de semana pois somos 4 , é tamem uma grande maquina e gasta 9,5 diesel !!!
    Adoro olhar para eles. Acho q vocês sabem o que estou a falar.
    Um Ferrari ou um Lambo iriam dar alguma animação á garagem.
    Apesar de considerar os 2 lugares muito mais bonitos se calhar vou optar por um 4 lugares e assim ninguem se queixa :)
    Que acham do Maserati Granturismo ou o Ferrari 612 ?

Cumps
    ASF

11. V 12

V 12 Karting

Aug 24, 2010
    105
    O 360 nao obriga a retirar o motor para o serviço das correias.

12. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Boa noite ao forum

Obrigado V12 pela excelente noticia.
    Imagino que o custo da substituição será substancialmente mais baixo.
    Têm-me dito que o Modena é muito mais civilizado para conduzir nas nossas estradas que o Gallardo que é super rigido e se tem que quase parar em estradas em mau estado.

Continuo a pensar em duas coisas ... A primeira é " qual a bomba que melhor se adapta á minha bolsa " a segunda é onde é que me vou esconder quando a minha mulher chegar á garagem e vir um Ferrari :)

13. AlfistaPortoghese

Lifetime Rossa

Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Amigo ASF,

Em termos de mão de obra sim, visto que retirar e recolocar o motor no lugar demanda ainda uma boa quantidade de horas de trabalho. No entanto, por vezes, apesar do modelo não requerer que se baixe o motor para efectuar troca de correias, torna-se mais prático faze-lo. Os Mondial 3.2 também não requerem a retirada do motor, no entanto não o fazer complica e muito a troca, visto não haver praticamente espaço suficiente para se trabalhar à vontade.

Seja como for, não penso que a troca de correias, não obstante a sua importância mecânica, seja um ponto de especial preocupação em termos de custos. Existem opções tanto adquirindo originais junto da Ferrari quanto em sites da especialidade (Superformance, Eurospares, etc), ambas bastante em conta. Penso que o grande pulo em termos de custos de manutenção se dá dos V8 para os V12 e não tanto em termos de diferenças de um V8 para outro.

Um abraço com estima,

Nuno.

14. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Boa noite a todos
    Muito obrigado Nuno pelo esclarecimento.
    Vamos ver se vou optar pelo Ferrari.
    Sentei-me num Modena e ... magoei as costas ... Estava á espera que o banco fosse mais confortavel ... O meu SL até dá massagens nas costas mas fiquei com a impressão que o Modena me vai espancar quando circular em paralelo ... Será que é assim ou foi só impressão ?

Aguardo comentários
    Cumps
    ASF

15. AC COBRA

AC COBRA Karting

Mar 9, 2007
    180
    Caro ASF

Compre um Citren DS 21 Super. De certeza estes carros não dores de costas.

16. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Boas
    Li alguns comments na net que afirmam que o F355 spider é mais agradavel e confortavel de conduzir que o F360 spider.

Vi muitos comentários positivos sobre o f355 e sendo mais confortavel seria opção a ter em conta.
    Será que algum membro do forum já teve este tipo de experiencia ?

Cumps
    ASF

17. AC COBRA

AC COBRA Karting

Mar 9, 2007
    180
    Eu tenho um e não me queixo.

18. AlfistaPortoghese

Lifetime Rossa

Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #18 AlfistaPortoghese, Oct 6, 2014
    Last edited: Oct 6, 2014
    Amigo ASF,

Espero que se encontre bem e tenha tido um bom fim-de-semana!

Relativamente à sua questão, desta feita infelizmente não lhe poderei ser de grande serviço, visto desconhecer por inteiro o comportamento do 360.

Não obstante, penso poder afirmar com razoável grau de certeza, o seguinte:

- Os Ferrari são carros primariamente orientados para a performance e, geralmente, existe sempre um compromisso entre eficácia desportiva e conforto extremo. Tendo isso em mente, será irreal compará-los com outros modelos que privilegiam o conforto. São outro campeonato.

- Posso afirmar que ambos os Ferrari que possuo são mais confortáveis em estradas de mau piso do que ambos os carros que possuo para o dia-a-dia (BMW X3 e Alfa Romeo MiTo). Os últimos são mais firmes, lidam pior com o mão piso e transmitem mais vibrações para o interior do que os primeiros, por incrível que pareça. Mas ainda que a situação fosse a inversa, não seria defeito mais sim feitío e tendo em conta que os Ferrari não são "daily drivers", também não me incomodaria por aí além.

Relativamente ao 355, apesar de ser proprietário há escassas semanas e portanto o caro ASF conseguirá certamente melhor feedback que o meu, parece-me que não é minimamente desconfortável e permite uma condução bastante versátil. O maior cuidado a ter é sem dúvida tentar não bater com ele por baixo ou arrastar a frente contra o asfalto em alguns buracos, lombas ou rampas mais pronunciadas.

Um cordial abraço,

Nuno.

P.S.: Já agora, por curiosidade, o ASF experimentou o 360 com os bancos em couro ou a versão com bacquets?

19. RS6bird

RS6bird Formula Junior

Mar 20, 2006
    316
    Lisbon, Portugal
    Full Name:
    RS6Bird
    Caro ASF, eu uso o 355 em todo lado, e acho perfeitamente cómodo, salvo nos troços em péssimo estado. A única coisa que me incomoda mais é o facto de ter o spoiler da frente muito baixo, que faz com que roce em alguns parques de estacionamento, entradas de garagens ou lombas maiores.

Em relação à questão do Gallardo, apesar de não ter experiência de 1ª mão, conheço quem tenha, e do que sei, os carros são muito fiáveis mesmo, tipo Audi, sem dar muitos problemas.

Boa sorte com a escolha!

20. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Boa noite

De facto este forum é uma mais valia preciosa para obter informação pois a disponibilidade com que ajudam um potencial Ferrarista ou Lamborghinista é exemplar.

Estive dentro de um Gallardo anteontem e tem um habitaculo mais acolhedor que o modena cabrio . O Stand expoem Lamborghinis e tambem Ferraris. A opinião do vendedor é a mesma que a Vossa, isto é o Gallardo está uns furos acima do Modena e é muito mais seguro pois é 4x4 mas no entanto perde em termos de depreciação de preço de venda.

Se eu estivesse seguro que a capota do f355 não avariasse se calhar seria uma boa opção pois assim não entregaria o SL cujo conforto é brutal e poderia oscilar entre um aparentemente desportivo e um desportivo de verdade . No entanto todos falam q os problemas da capota do F355 são graves e não é possivel escapar. Será que não ?

Cumps
    ASF

21. AlfistaPortoghese

Lifetime Rossa

Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #21 AlfistaPortoghese, Oct 8, 2014
    Last edited: Oct 8, 2014
    Amigo ASF,

Decido intervir porque me parece que o ASF está na mesma situação em que eu me encontrei este ano relativamente ao 355. Prepare-se porque na internet, inclusive aqui no Ferrari Chat na parte anglófonona, existem histórias para todos os gostos relativamente a supostos problemas crónicos no 355, bem como seus custos de reparação que não raras vezes, são verdadeiros mitos urbanos infundados e pouco assentes em experiências pessoais relevantes de proprietários.

Eu próprio me afastei, ainda que temporariamente (felizmente!!!) do 355 por medos de falta de fiabilidade: tecto retráctil, caixa F1, colectores, interiores, etc. A verdade é que são raríssimos os casos de problemas sérios com reparações dispendiosas, e mais infrequentes ainda são os casos de reincidências dos mesmos problemas após a primeira tentativa de correcção.

A grande verdade é que o 355 é a máquina mais viciante que conheço e nada se lhe assemelha. Vale cada segundo do seu tempo e cada cêntimo do seu orçamento. Cuido dele como se de um filho ou um animal de estimação se tratasse, passe a metáfora: nada lhe falta e o carro é para mim uma absoluta prioridade a todos os níveis. Quando assim é, ainda mais diminutos se tornam os riscos de adquirir um 355. Mesmo que de futuro venha a ter que lidar com algum capricho da mecânica, aquilo que o ASF retirará de prazer do seu 355 ultrapassará sempre, estou seguro, qualquer problema que possa vir a encontrar.

Dito isto, não conheço nenhum problema grave e/ou crónico com as capotas do 355 e certamente nenhum que justifique inviabilizar a compra. Mais: se uma das suas preocupações for a valorização futura do modelo, o 355 F1 Spider é a aposta mais segura, fazendo fé nas publicações da especialidade. Por outro lado, numa nota pessoal, também quer parecer-me o seguinte: um 355 irá em algum ponto da sua vida precisar de uma manutenção considerada dispendiosa. No meu caso, por exemplo, tanto no Mondial quanto no 355, não fui eu a ter que fazer face a isso. Vendo a questão pelo lado positivo, uma reparação na ordem dos 5 dígitos não é desgraça nenhuma: fica com um Ferrari como novo, pronto a ser desfrutado na plenitude dos seus poderes.

Se me permite o conselho, vindo de uma pessoa que já chutou o 355 uma vez para canto, assustado por pseudo-problemas e hearsay, se quer realmente um 355, pesquise o melhor que encontrar, faça uma PPI e avance sem olhar para trás, informando-se o mais que puder porque nem tudo na vida são rosas e tenha sempre uma verba voluptuosa de parte just in case, porque o 355 pede e merece.

Veja o que mais lhe apela aos sentidos. Da mesma forma adoptei o meu pastor alemão: escolhi o primeiro da ninhada que correu até mim para lhe fazer uma festinha. O meu 355 conquistou-me no momento em que o vendedor deu à chave e estando eu a escassos centímetros do motor, até a minha caixa toráxica vibrou com o cantar daquele V8 com escape feito à medida. A verdade é que o 355 não vai ser à prova de bala, nem vai ser um poço sem fundo do seu orçamento. Como em tudo na vida, a verdade reside entre os dois extremos de qualquer questão.

Como entusiasta da marca que me considero, apelo vivamente que deixe os nossos rivais de Sant'Agata Bolognese e entre o 360 e o 355, terá que ser uma escolha pessoal. Não se deixe assustar pelos custos de manutenção de um Ferrari, seja ele qual for. Como li uma vez aqui no fórum: a Ferrari é a marca mais exclusiva do mundo e o custo de manutenção é a jóia que temos que pagar pelo acesso. Assim sendo, manutenções a caber dentro de um orçamento pré-definido é coisa que virtualmente não existe. As coisas são o que são.

Se ainda estiver comprador de um 355 quando o Clube realizar a próxima confraternização, pode contar com o meu 355 e com a minha pessoa para qualquer solicitação que o ASF entenda por bem colocar, tendo como objectivo a resposta para todas e quaisquer dúvidas que possa ter. Garanto-lhe que um Ferrari não é um bicho de sete cabeças e a ser, não seria com certeza o 355!

Um forte abraço,

Nuno.

22. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Muito obrigado Nuno pela franqueza.
    É obvio que quem compra uma joia sabe que em caso de perda ou dano, o valor é elevado. Problemas podem ocorrer e obviamente há que ter consciencia que temos que ter poder financeiro para a suportar. Quem compra um Ferrari tem que estar tranquilo. Eu estarei seguramente.
    Só não quero cometer infantilidades :)

Acho que o F355 envelhecerá melhor que o 360 pois parece-me mais elegante.

O proximo passo será começar a experimentar mas nesta altura tenho pouca disponibilidade.

Manterei o forum informado
    Cumps
    ASF

23. AlfistaPortoghese

Lifetime Rossa

Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Estamos aqui para o ajudar no que for preciso. Conte comigo! O amigo ASF já demonstrou estar preocupado, o que é o primeiro passo para não cometer infantilidades. Vai tudo correr bem!

Um abraço,

Nuno.

24. AC COBRA

AC COBRA Karting

Mar 9, 2007
    180
    Caro ASF

Vá ao Stand do Fernando Soares ( FS) e veja este carro.
    http://lisboacity.olx.pt/ferrari-355-f1-gts-1998-51-000-km-iid-464083203
    Está muito bom estado visual e muito bom preço. Se está de facto interessado num 355 F1, não exite. Não tem o problema de ser spider. Normalmente os carros vendidos por este stand têm muita qualidade. Um abraço Carlos Lobo

25. ASF

ASF Rookie

Sep 25, 2014
    12
    Boa tarde a todos

Já é a terceira vez que escrevo este post pois o sistema estava a fazer logout :(

Caro AC Cobra, muito obrigado pela sugestão. De facto é uma possibilidade mas como vivo no Porto e de momento estou com pouca disponibilidade vou tentar primeiro as possibilidades aqui nos "arredores" .

Hoje estive a ver um 355 Spider F1 e o carro é lindo apesar de um pouco desgastado no interior. O tablier necessitava um restauro e pela segunda vez vejo um Ferrari com os plásticos e botões com " Tack" isto é, pegajosos. O 360 Spider estava igual nos botões.
    Deverá ter a ver com os produtos de limpeza que tornam os tabliers muito bonitos mas atacam os polímeros !

Neste 355 as costas dos bancos tinham alguma folga .

Como fiz uma visita relâmpago, o Carro não tinha carga de bateria pelo que não me foi possível ver a capota ou ajustar bancos.

Para a próxima vou testar !

Parece-me ter mais " ar respirável" que o Gallardo ..

Ainda está tudo em aberto :)

Cumps
    ASF

Share This Page