Não há outra forma, tem que ser mesmo assim Obrigado! É uma boa parte do gozo que tenho com o 328 Não são tubos, são dois pedaços de teflon com a curvatura das polies, com um parafuso ao meio, e servem para bloquear as árvores de cames depois de ter inserido a correia entre as duas e ter alinhado as marcas. Isto facilita muito a colocação da correia no tensionador e na polie inferior (que puxa as correias) SKF Podes tirar um zero para os dois Manda sempre !
Oi, Rui, Voce mesmo fabricou estes : dois pedaços de teflon com a curvatura das polies, com um parafuso ao meio ? Ao consigi comprar algum lugar ?? E bem interesante para bloqear as polies. Guido
Se eu no 206 trocar a correia ja acho uma trabalheira , num 328 deve ser engraçado... Quanto ao preço das polies nada mau! Bem me pareçia que dava para arranjar fora da marca. Começo a ficar mais contente ao ver que é possivel comprar e manter acima de tudo um carro destes. Um abraço
Comprei no ebay, mas creio que um membro aqui do fórum, Verell, também vende. Um "search" por Verell e "QV cam locking tool" deve dar resultado É excelente para trocar as correias quando já se sabe que as cames estão devidamente afinadas!
Muitos anos a juntar informação O 328 é um excelente Ferrari para ser mantido pelo proprietário. Não é demasiado complicado, pouca electrónica, não é necessário tirar o motor para fazer a maioria das manutenções e muito do material de manutenção encontra-se no mercado. Mas é sempre um exercício de paciência! E, claro, é LINDO !!!
Ter pouca eletronica ajuda e muito,eu que o diga,nos fiat e alfas é fios por todo o lado bolas. Cumps.
Eu comprei Capristo, acho que sao de boa qualidade... Achas mm necessaria essa ferramenta para bloquear as pulleys? O cf355 disse-me que quando o motor esta em TDC aquilo não mexe mesmo e não ha perigo de perder o timing... Entretanto tive que mdar vir um gasket set pas tampas das valvulas, porque vou ter que desmontar para por no tdc para trocar as correias... Cumps
A que te referes? À ferramenta de bloqueio das cames ou aos tensionadores? Em ambos os casos não sabia que a Capristo fabricava ... Não é absolutamente necessário, mas facilita bastante. No banco de trás não há muito tendência para fugir, mas pode acontecer. Já no da frente é relativamente fácil acontecer, porque uma das cames tem duas válvulas abertas quase na totalidade. Existe outra forma, que é utilizar um papel nas meias-luas de fixação das cames para as "segurar", mas implica ter as tampas das válvulas fora e comporta o risco de apertar demais e danificar (ou partir) a meia lua, além do potencial de esquecimento dos papéis no sítio, o que seria desastroso !!! Esta ferramenta é particularmente útil quando vamos apenas substituir as correias e os tensionadores, sabendo de antemão que não é necessário verificar o timing. Os puristas dizem para verificar sempre o timing com o comparador! Se for só para trocar as correias, sem necessidade de verificação do timing (por saber que foi correctamente feito da última vez), de afinar válvulas ou de substituir os vedantes, não é necessário.
Tava a falar dos tensionadores... comprei na eurospares... ate tem la um video dum teste aos tensionadores... O cf355 disse que era melhor desmontar e por no tdc... eu so vou trocar as correias e os tensionadores mas tenho medo de lixar o timing ehehe vou fazer uma ferramenta tipo essa com umas barras em material flexivel, não sei o diametro das pulleys..
Vou ver isso ! É sempre mais garantido ... lembro-me que são 9cm, não me lembro é do intervalo entre elas. Quando puder vou verificar isso!
Aqui fica a foto com o comparador. As marcas de fábrica das minhas cames estão certinhas! Excelente! As correias e os tensionadores já estão trocados, começa agora todo o trabalho de montagem .... Image Unavailable, Please Login
Esses Segmentos para a idade do carro são com as engrenagens da caixa... os anos passam elas continuam novas! Ainda dizem que os italianos tem carros "fracos"... Continua com a partilha carissimo Cumpts
O diametro e distancia entre elas são iguais às do 355? Ainda estou indeciso se compro as juntas, se pudesse trocar as correias sem tirar as tampas, sempre era menos trabalho... ainda que eu gostasse de ver as arvores eheheh Achas que vale a pena mexer nisso, ou a bloquear as pulleys safo-me? o cf355 tb me disse que existem outras marcas e provalvemente quem fez a revisão anterior (a ferrari) deixou la marcas, mas tou indeciso, não pode correr mal isso...
Referia-me ao 328! As do 355 não sei ... Se não sabes, não tens a certeza e ainda por cima existem outras marcas, eu não facilitava e fazia tudo "by the book". Só defendi a ideia do bloqueio das cames para a troca das correias quando há certeza do trabalho ter sido correctamente feito antes, ou seja, com o "degreeing" das cames.
Não vou mexer para ja nas tampas das arvores, vou bloquear as pulleys e trocar as correias... não da para bloquear como no teu porque as pulleys tão muito juntas...não cabe la o parafuso Vou usar um alicate de pressão e por bocados de borracha nos contactos... não precisa de fazer muita força e fica bloqueado... No manual diz para por na rosca das velas um molybdenum based lubricant or equivalent, o que usas? eu tenho anti-seeze que comprei para por nos parafusos de ligação do chassis, não sei s serve... Obrigado pela ajuda
Nuno, estava mais uma vez a esquecer-me que é um 355. Num 355 o timing das válvulas é bastante mais crítico do que num 328. Mais uma vez eu não facilitava, retirava as tampas e verificava o timing. Quanto ao molybdenum, eu comprei o original, mas é básicamente uma "cooper-based grease" ou seja, massa cobreada.
eu tenho copaslip, da molyslip... no manual o aperto vem em ângulo... fazes ideia do torque das velas? o manual é muito imcompleto... Já agora, que fluido de travões usas? eu comprei um Delphi dot4 porque nao encontrei o castrol... mas aquilo e tao barato que fico na duvida se será bom... se calhar para uso em estrada não há problema... quando fizer uns trackdays meto o castrol srf
Para o aperto das cabeças com o ângulo usa-se a ferramenta abaixo ... O torque das velas no caso do 328 (são velas 12x1,25) é 1,6 Kgm. Há tempos alguém aqui no fórum disponibilizou a documentação técnica do 355, mas eu não cheguei a fazer o download. Se as velas tiverem a mesma dimensão e a mesma rosca, diria que não deve ser muito diferente. De resto se as velas forem as NGK Iridium o procedimento de aperto vem descrito na embalagem. O fluido de travões e de refrigeração compro sempre na Mercedes. Além de ser de boa qualidade, tem a vantagem de ter a secção de peças aberta fora de horas Image Unavailable, Please Login
E aqui vão as últimas, fresquinhas Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
Ola Rui, As juntas ja chegaram, a ver se pa semana começo... tu usas o comparador para ver se há descrepância entre a clearance da valvula e as marcas certo? O que usas para limpar o motor? Cumps
Não é bem isso, embora também sirva. O objectivo principal é garantir que as cames estão posicionadas de forma que as válvulas abram e fechem nos pontos indicados no Workshop Manual. As marcas, quando verificadas apenas visualmente podem fácilmente dar +/- 2 graus de diferença, sem que se note. É preciso lembrar que estamos a falar de 2 graus na cambota e que as cames se deslocam a metade da velocidade .... No 328 isto tem que ser feito com a folga em 0,5mm, muito diferente da folga de "trabalho", que é menor. Good old Scotch Brite e WD40 Depois um desengordurante.