The Portugal Thread! | Page 11 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. RockaForte

RockaForte Formula Junior

May 2, 2005
    648
    Porto
    Full Name:
    Pedro Mendes
    O 348 vermelho que hoje à noite esteve na avenida de gaia, não é por acaso de alguém daqui ?

2. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    A todos os membros do FC, as minhas saudações.

Ao ver a existência de membros portugueses neste board foi, para mim, o derradeiro motivo para o meu registo, traduzindo a minha fidelização ao FC, do qual, tinha tomado conhecimento aquando da minha primeira compra de uma edição da revista FORZA, a qual, me via "grego" para arranjar mas, após muito pedir - quase implorar - num certo quiosque, lá me conseguiram arranjar.

Sou adepto da marca desde muito tenra idade, sobretudo porque o meu Pai trabalhava no ramo automóvel e o "feeling" começou a crescer muito cedo, com visitas às pistas, contactos com proprietários e, com o amadurecimento da idade, o gosto tornou-se mais refinado e dei comigo a tentar justificar o porquê de tal paixão exacerbada... sem sucesso, pois é algo tão pessoal, tão profundo que só eu - e outros que o "sintam" como eu - percebem o que digo.

Estive muito perto da aquisição de um "Rosso", há cerca de dois anos mas, por outros motivos, vi essa possibilidade ficar por terra, para minha grande desilusão. Todavida, a esperança jamais cessa e, espero, poder vir a concretizar o sonho que já acalento há muitos anos.

Dado que, por mero hobbie, dedico-me a uma prática que, em Portugal ainda é novidade (chamada "CarCare" ou, agora mais conhecida como "Detalhe"), já tive excelentes contactos com alguns Ferrari e, inclusivé, já fiz um workshop para membros de viaturas Porsche, numa garagem da marca, o qual, teve muito boa aceitação.
    E, além disso, resido muito perto da oficina de um sr. por muitos aqui referenciado: o sr. Pinto, o que me permite ver algumas jóias passarem muito perto de mim, ou mesmo à minha frente, possibilitando-me breves minutos de êxtase e profundo sentimentalismo... coisa que jamais outra marca me conseguiu proporcionar.

Contudo, creio que aqui todos estamos desprovidos do que somos, do que fazemos, tudo em prol de um sentimento comum e que nos aproxima. Foi esse sentimento que nos fez aceder a este board, na ânsia de travar amizade com pessoas que nem pensávamos vir a conhecer... tudo porque adoramos um símbolo, um mito, uma história e tudo o que ela acarreta.

Sempre que a Ferrari ganha na F1 (desporto de eleição pessoal, o qual, sigo religiosamente) é, para mim, motivo de regozijo e ânimo, que me leva a abraçar a bandeira que possuo, sempre com o mesmo sentimentalismo, supra mencionado.

Espero, aqui, conhecer mais adeptos como eu e alguém com quem possa partilhar esta paixão que, pelo que vejo, não sou o único da "espécie"!

Grato a todos.

3. pedro.maia

pedro.maia Karting

Feb 9, 2006
    95
    Porto - Portugal
    Full Name:
    Pedro Maia

Boas a todos,

Muito bem vindo ao nosso cantinho...

Claro que vieste ao sitio certo. Todos aqui somos apaixonados por automoveis..

Explica melhor o ramo da tua empresa... Podes arranjar aqui mtos clientes...

P.S Nao se eskeçam responder ao post do encontro...

4. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    #254 JLusitano, Jul 19, 2006
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Eu não tenho uma "empresa", até porque, estou a concluir o meu Curso de Direito e, esta prática a que me dedico, é o "meu" hobbie, mas não tenho qualquer problema em fazer serviços para fora, desde que o meu tempo o permita.

Esta prática chamada "CarCare", ou "Detailing", é conhecida em Portugal enquanto "Detalhe", numa tradução quase literal do termo inicial, mas muito aproximada à ideia que se pretende.

Acima de tudo nós - "detalhistas" - perseguimos o melhor aspecto possível dos nossos carros e, isso, implica uma série de procedimentos específicos, que devem ser feitos metódica e cuidadosamente, não porque são muito agressivos (só se usados de modo irresponsável...), mas porque devem ser feitos com toda a atenção aos pormenores, de modo a que se consiga atingir o chamado aspecto "show car".
    Tudo começa com uma boa lavagem, onde não há esponjas, nem escovas, nem vassouras, mas a suavidade de luvas em pêlo de ovelha, que não riscam a superfície; passamos pela fase de descontaminação (feita com uma barra, de compósitos de argilas e afins, a qual, remove defeitos que estejam muito expostos na superfície, o chamado efeito "overspray"... enfim, tudo o que está a "contaminar" a superfície); após a superfície descontaminada partimos, se necessário, para a fase de polimento da superfície (com várias etapas), onde removemos oxidação, manchas, riscos, os muito vulgares "swirls" - que resultam das lavagens em rolos - hologramas, que resultam de polimentos muito mal feitos (e já tive casos em que tive de corrigir trabalhos de "profissionais") e, "despindo" a superfície destes defeitos, estamos a prepará-la para a selagem e enceramento.

Tudo feito, temos uma superfície mais que reluzente e, se fôr mesmo bem feito, ficamos com look melhor que novo e, acima de tudo (mais importante), temos a superfície protegida, contra agentes de poluição (fumos e afins), chuvas, ferrugens e outros tipos de agressões que as danificam.
    Já trabalhei em diversos tipos de superfície e todas chegam às minhas mãos no mesmo estado, em grande medida, pela falta de cuidado, ou por uma manutenção pouco dada a cuidados, sobretudo, nas lavagens... pelo que, faço com que o meu processo não se fique por aí: a primeira lavagem após o processo é para o proprietário do veículo tomar partido - experimentando - as técnicas de lavagem, secagem (sem camurças), selagem, enceramento e afins, de modo a que possa e saiba manter, devidamente, o aspecto que conferi à superfície.

Como exemplo, deixo-vos algumas fotos de trabalhos meus, que ilustram bem o que falo - reparem, sobretudo, na "profundidade" da pintura, ou seja, o aspecto "vidrado" da superfície. Reparem nas duas iniciais em que, a primeira é de um trabalho por mim efectuado numa BMW 320d Touring e, os defeitos que vêm, são os "habituais" e, segundo muitos "entendidos" - sobretudo na própria BMW - o carro era para pintar... e, a segunda foto, é o resultado da mesma, após um processo completo; o S2000, que chegou no mesmo estado da BMW e ficou com o aspecto que podem verificar; um Audi TT que foi muito mal polido numa oficina e eu recuperei por completo e, as duas últimas, são da minha Corolla SportWagon, sobretudo porque muitos pensam que não é possível tirar profundidade da côr vermelha... mas, agora, ainda está melhor.

Qualquer dúvida, estejam à vontade.
    Image Unavailable, Please Login

5. pitbullforte

pitbullforte Formula Junior

Apr 26, 2006
    275
    Oporto
    então?!
    ninguem com vontade de que esta ideia avance?!

6. pedro.maia

pedro.maia Karting

Feb 9, 2006
    95
    Porto - Portugal
    Full Name:
    Pedro Maia

Realmente ficaram fantasticos....
    Precisava de umas aulinhas para fazer isso!!!!
    Eu ja consultei alguns sites onde podemos encontrar manuais para a realizar estes processos de limpeza.
    Mas quando falam que são precisos 2 a 3 dias "non-stop" para os realizar... A vontade começa a desaparecer!!!

7. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Sim, Pedro. Como sabes, a rapidez nunca foi aliada da perfeição e, se o que se pretende é um trabalho de pormenor bem feito, este tem de levar tempo.
    Se houve uma máxima que tirei das pesquisas sobre construção de carroçarias, foi com o SENHOR Steve Moal, quando este diz "nestes trabalhos, não há pressas: leva o tempo que levar". E, os resultados dele estão à vista.

No meu caso, quando tenho algum serviço completo para fazer (interior, exterior, compartimento do motor e afins) demoro cerca de 4 dias, em casos normais, e 5 dias para preparar um "Show Car", começando os trabalhos às 7.00 e terminando às 17.00.

Há quem faça estes processos em uma tarde mas, quanto a isso, cada um sabe de si e deve ser responsável pelo que faz.

Mas, acredita, Pedro, que é mais simples do que o que parece. Haja método e racionalidade.

8. pedro.maia

pedro.maia Karting

Feb 9, 2006
    95
    Porto - Portugal
    Full Name:
    Pedro Maia

Acredito...
    Tens k me dar uma explicações... Temos alguns carros na garagem a necessitar urgentemente de uma renovação...
    Tenho os carros e motas sempre bastante limpos.. Por vezes com tal exagero que é a pintura k paga de tantas lavagens...
    Tenho muito gosto em passar algumas horas a lavar carros ou motas... Mas não estou nada a vontade na utilização de produtos abrasivos na pintura. Por este motivo e por desconhecer quais os indicados nunca utilizei...

9. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Estás à vontade.
    Tenho todo o prazer em dar-te (a ti e a todos os que pretendam verdadeiramente) umas noções para poderes manter os teus carros devidamente. Além disso, também sou do Porto, pelo que é mais fácil combinarmos um encontro.
    Curiosamente já fiz algumas recuperações em motas, sobretudo, numa CBR 600F, de um amigo.

10. PAFA

PAFA Formula Junior

Jan 26, 2006
    589
    Portugal
    Full Name:
    Ricardo Faria
    Ficaram impecaveis, o brilho até fere a vista, LOL.
    Como fazes isso, tenho 1 206 XS que gostava de o ver a brilhar assim.
    É 1 processo caro?

11. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    PAFA: o processo de recuperação foi parcialmente descrito acima, pois é um processo muito extenso e que engloba uma série de vertentes, tais como, produtos, acessórios, técnicas, métodos de aplicação, enfim... tudo material que dava para escrever um "romance"...
    Como pressuponho que compreendem só menciono valores via mail.
    Se quiseres, para qualquer esclarecimento adicional, dispõe:

[email protected]

12. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    #262 F430Modena, Jul 23, 2006
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Bem mais um Tuga para a comunidade , não tenho nenhum cavalinho tenho sim muitos mas na Escala 1/18 dentro de dias recebo o meu Enzo 1/18 250 Euros edição limitada :)

Faço e tenho ideias de quando tiver a vida mais organizada comprar um Cavalinho esse é o meu sonho e pretendo o realizar.

Quanto aos encontros sou do Porto e posso ir nem que seija para babar-me lool.

Pratico tb a arte do Carcare (detalhe) mas ainda sou iniciado lool :)

Tenho algumas fotos do stand da Ferrari , e de alguns Ferraris que vou apanhando o ultimo foi um 612 no Grijo Outlet matricula ZD e um Enzo que tava na S.Conrado Porto .

Deixo duas pics de alguns :)

13. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Ainda bem que há mais um detalhista por estes lados.

Já nos encontramos em algum fórum?

Já agora, pelos vistos, ontem, estiveram cerca de 30 "Rossos" na zona da Foz... alguém esteve ao pé dele e fotografou?
    Estive para ir à Foz... e hoje só me arrependo de não ter ido...

14. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Claro que tou a ver quem és :)

Moras em ermesinde e eu em Alfena tb tou a ver que conheço mais um user que é de amarante e tem a mesma pancada de colecionar Ferraris ehehe :)

Se eu sabia que ia haver encontro marcavamos e apareçia para ver os cavalinhos.

Abraço

15. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    Alfena? Então, praticamente, somos vizinhos!
    Por este nick, não te estou a associar a alguém que conheça... se puderes dizer outro... talvez já tenhas estado num dos workshops que fiz na minha garagem...

16. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Nunca estive mas ja vi no forum do detalhe a tua carrinha e os teus trabalhos eu sou "2.0 Hdi".

Abraço

17. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Agora tenho umas duvidas que só alguem com um Ferrari me pode ajudar.

Mudar o oleo e filtros qto fica na viauto?

Calços e Discos ?

De qtos em qtos kms se muda o oleo eu sei que depende do modelo por exemplo o F355 ou 348?

Sempre tive a curiosidade de saber o preço da manutenção destes carros.

18. PAFA

PAFA Formula Junior

Jan 26, 2006
    589
    Portugal
    Full Name:
    Ricardo Faria
    Bolas como descobristes que era eu, pertences ao SIS, a user é diferente.

19. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal

Lool Apaixonado por Ferraris - doido por miniaturas ehehe falar de amarante só podias ser tu eheheh

JA ando neste forum alguns anos mas nunca tinha visto tanto tuga lol

20. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Algumas imagens do encontro do Porto

21. ClassicFerrari

ClassicFerrari F1 World Champ
    Lifetime Rossa

Jan 7, 2004
    16,798
    Toronto
    Full Name:
    Vasco
    Entao pah! Tao pequenas as fotos!? LOLLL ;)

22. JLusitano

JLusitano Karting

Jul 19, 2006
    223
    Porto
    Full Name:
    João Pedro
    De facto, só é pena o tamanho das fotos...

23. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Foi o que consegui arranjar nas minhas pesquisas na net :S

24. nunojcmaia

nunojcmaia Formula Junior

Dec 16, 2004
    389
    porto - portugal
    Full Name:
    nuno maia
    Manuel Taboada,

Obrigado pelas fotos. Estou de férias e com aceso limitado à Net, pelo que só hoje pude ver o mail. Uma das fotos é de um P4 ou P3. Que tal o trabalhar desse motor a plenos pulmões na recta das boxes ? Deve ser melhor do que ouvir D. Piper ao ralentie no Revival de Vila Real, não ?!
    Vamos lá a pôr mais fotos....

Nuno.

25. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

May 26, 2005
    3,184
    Portugal

Share This Page