Não. O que esteve exposto foi o XF-00-00. Só há dois vendidos em 91 mas o XF... está a aguardar umas peças para estar de novo operacional. Estou a tratar "dele" na Italia Exotic, pertence a um amigo meu o José Espírito Santo, dono da LotusCar - Lisboa. Talvez o Stand com mais qualidade juntamente com a HistoricGarage, AutoRestelo e Fs Automóveis. Está á venda. Abraço, Mont
Obviamente agradeço o comentário. É de facto lindíssimo. Não me canso de o mirar. Tenho outro lindíssimo, um 2.24v última série, que o meu Amigo Hélio da AC&VDO está a tentar vender. São carros únicos, emotivos, com alma. Tal como os nossos Ferrari. Obviamente mantenho-os em óptimas condições. Abraço, Mont
Bom Dia, Realmente o carro está fantastico.... Foi pintado?? E fotos dos ferraris que tens para vender??
Olá, Com efeito os pára-choques foram pintados antes de ir para Italia. Mas a chapa está com a pintura original. Apenas é bem mantida. Sendo um apaixonado por máquinas Italianas que sei que és, sabes que lhes podem apontar alguns defeitos ou melhor particularidades mas as pinturas são excelentes e se bem mantidas duram uma vida!! Falo de Ferrari e Maserati. Os Ferrari para vender vêem a caminho, para o final de Agosto. Se tudo correr bem vão ser dois 412, magnificos, e em óptimo estado. Um de 85, absolutamente lindo e imaculado com uma cor maravilhosa exteriormente e interiormente. Outro é de 88 preto met. com interiores Pérola. São os melhores 412 que alguma vez vi!! Vêem de Italia. Por agora tenho um Maserati Spyder 4v de 93, trata-se do irmão do célebre spyder que um apresentador da SIC conduzia, por sinal, muito mal!! É portanto um modelo de 93 motor 4v com 245 cv. verdadeiros, vermelho Maserati, igual ao Shamal. Só tem 12.000 Kms. Vou tentar reduzir o tamanho das fotos para "postar". Tenho um Mondial T coupé 90, injecção motronic 2.5 sem catalizador. Cinza met. com estofos pretos. Completamente revisto de A a Z. Um Ferrari muito melhor do que se pensa e muito mais bonito quando anda na estrada. Devo dizer-te que è um Ferrari muito seguro com uns grandes travões e que travam mesmo. A aerodinamica não é famosa e daí a diferença para o 348 em velocidade de ponta e aceleração. È um Ferrari que aprendemos a gostar pois é muito divertido de conduzir com uma posição á monolugar. Pedais offset, muito carro para trás do condutor e frente curta. Abraço, Mont P.S. Vou tentar "postar" as fotos
Aqui vão. As duas primeiras o 2.24v a seguinte o Spyder 4v e dpois o Mondial. Como vês trabalhar ao nosso sol é do melhor que há. Sempre que posso aproveito. O Ghibli é de um cliente e estava para ser afinado. Abraço, Mont Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
Realmente todos com muito bom aspecto... Muito bonitos... Tenho que ser honesto em relação mondial... Nunca me agradou a nivel estetico.. E apesar de nunca ter conduzido nenhum.. Ja li bastante sobre o comportamento dinamico do carro e ao que parece não é muito famoso... Pouco tempo atras arranjava um mondial com 6.000 Km cabrio por 25.000 Euros... Pena a estética não me convencer... Aqui no forum existem alguns artigos interessantes.. mas quase todos com opinião unanime.. O carro não é bonito.. se é k podemos dizer isso de um pinifarina.... O ultimo modelo com motor do 348 deve ser de todos o mais aliciante...
Posso até concordar, mas continuo a dizer que é um Ferrari muito melhor do que se pensa. Claro que o T (89,94) é o melhor e mais bonito com alterações estécticas subtis mas importantes e que o rejuvenesceram. As "abas" abauladas e lisas os pára-choques mais envolventes e a grelha de entrada de ar mais retângular, tornam-no mais bonito. Depois há o motor com caixa transversal, 3.4 cc e 300 cv. que faz toda a diferença. Mas atenção, existem diferenças dentro da mesma versão que é importante conhecer quando se compra um Mondial ou um 348 ou um 355. No caso do T a injecção motronic da Bosch pode ser a 2.5 ou 2.7. No caso da primeira é muito mais caprichosa e tem que se conhecer para se afinar um Ferrari com esta injecção. No caso da 2.7 o diagnóstico é muito mais fácil. Portanto concerteza que existem pessoas satisfeitas e outras não. Um T 2.5 mal afinado pode ser um pesadelo. Agora se estiver tudo okay, garanto-te que é um verdadeiro Ferrari. Quanto ao cabrio, desculpa Pedro é lindo. Capota em cima ou embaixo. Estamos a falar do cabrio T, claro. O interior, motor e design é muito diferente do 3.2 e do mondial 8. Abraço, Mont
Quanto aos 25.000 por um cabrio, pode ser muito e pode ser pouco. Sabes que os preços destes Ferrari e também Maserati, da década de 80 e 90, são alvo de muitas dúvidas e oscilações. Se o Mondial que falas for um T de 92 a 94 (motronic 2.7) impecável tudo no sítio, com os up-grades de fábrica feitos e, são muitos, revisionado e documentado... É barato. Se for dos mesmos anos mas tudo ao contrário... É caro!! Se for um 3.2 (85,89) impecável............. Tá no preço. Se for um Mondial 8 (80,85) K-Jetronic (214 cv), imaculado....... Está ligeiramente a cima do preço. Como vês, tudo depende do que se apresenta e como se apresenta. Mont
Acho que ja sei quem irei chatear quando for para comprar um Ferrari. Eu ate acho engraçado o Mondial e os Maseratis mto porreiros mas o meu objectivo chama-se Ferrari
Estás á vontade... O importante é comprar bem. Bom mesmo é utilizar o Ferrari ou Maserati logo que se compre. Para que não pensemos isto e aquilo e para que não surjam as vulgares opiniões que, não prestam, dão problemas, bla, bla, bla... Se se comprar bem, com a razão e não com o coração, quase sempre dizemos que não há automóveis como estes!!! Abraço, Mont
Ola Mont, Concordo contigo, realmente os mondial sofreram um desenvolvimento grande.. Pelo que conheço acerca dos mondial começaram com o mondial 8 em 1980 com o motor do 308. Era fiavel mas a verdade é que so debitava 200 e poucos cavalos... Na minha opinião muito pouco... Atendendo que por exemplo um M3 tinha 250... Mais tarde apareceram os 4 valvulas (motor 308GTB) estes ja com 240 cavalos... Em 83 o cabriolet. com mesma mecânica.. Sem capota posso dizer que é bem mais bonito... Em 85 apareceu o mondial 3.2 com motor 328GTB e com os tais para choques mais engraçados... E rodas bem mais giras.. A ultima evoluçao foi em 89 com modelo t em k motor em posiçao longitudinal e caixa transversal, configuraçao usada nos carro de F1 dos anos 80. Acabaram com motor 3.4L com 300 Cv.. E com dois pratos de embraiagem.. coisa k poucos 348 têm... direcção assistida e ABS e interiores mais bem conseguidos.. Agora continuo axar k esteticamente (exterior) sao mal conseguidos... A evoluçao que falas da injecção é que não tenho a mesma opinião. Os 348 passaram pela mesma evolução.. E continuam algumas duvidas no ar em relação á sua verdadeira vantagem (2.7).. Os dois modelos de injecção foram evoluidos mais ou menos ao mesmo tempo.. A grande vantagem do 2,7 é que tem um sistema auto diagnostico e fornece mais 200 rpm, logo um pouco mais de cavalos (defendem alguns participantes do 348 challange)... A desvantagem do 2.5 é fazer leituras dos mapas de forma faseada... até as 2.500rpm faz um load e depois outro entre 2.500 e 7.200 o k pode trazer problemas de leitura (apesar k esta divisão so acontece em alguns sistemas 2.5, existem alguns k fazem a leitura por completo). Mas no fundo o principio de funcionamento é muito identico. Eu tenho sistema 2.5 no 348 e nao tenho qualquer tipo de problema.. Não considero o sistema 2.5 um pesadelo quando comparado com o 2.7.. O 2.7 é uma ligeira evolução do 2.5. P.S. vamos la marcar um encontro!!!
Caro Pedro, Estou de acordo contigo. Eu também não acho a 2.5 pior que a 2.7. A questão é que se nos deparamos com algum problema de "carburação" ou erro, com a 2.7 vais a um centro Bosch e com a máquina de diagnóstico, tás safo. Com a 2.5 já tens que ter o "chart de pins" Ferrari... E tens que saber diagnosticar os cheiros e falhas. O que quis dizer com a chamada de atenção é que é mais fácil encontrar no mercado um 348/Mondial T com uma 2.5 mal afinada... Quanto á embraigem duplo disco tém uma ligeira vantgem ao pisar mas é só essa a vantagem. É mais ruidosa a frio e muito mais dispendiosa. Quanto ao 348, acho um Ferrari muito equilibrado, não o mais bonito, mas muito divertido de conduzir. Espero que o teu já tenha a bateria á frente. Pena foi a utilização de plásticos mais abundante e que não era o que os Ferraristas queriam. No entanto foi um sucesso de vendas pelo que tem que ser considerado um bom Ferrari. Espero que o utilizes amiude, e que não sejas daqueles que tem porque tem. Olha que pelo quarto ano consecutivo sou o utilzador Maserati que mais Kms. faz, anualmente, por essa Europa. Isto dentro do grupo de amigos Internacionais dos diversos sites com os quais vou prosando. Mesmo de acordo com a Viauto não deve haver muitos a andar nele todos os dias. Faço 120 kms em média diária, é bom não é. Temos que marcar um encontro aí no Porto. Tenho aí um grande amigo meu que começou por ser cliente, que comprou um Ghibli GT 95 em estado catastrófico. Deixou-se levar pelo coração! Hoje depois de um restauro que ainda continua está uma peça nova e original. É um trabalho que me fascina. O meu amigo chama-se Jean Coelho e tem a firma J.Coelho Lda, em V.Nova de Famalicão. Conheces? Havias de ver o que são 306 cv no motor 2 litros bi-turbo melhor do mundo. Olha que o V8 Ferrari, que adoro, do 208 não tem a minima hipótese. Mesmo o meu Shamal só no limite de velocidade o bate e é um V8 3.2 bi-turbo. Abraço, Mont
Ainda nas injecções. Sabes que antes de ter máquina diagnóstico, tive que me secorrer de um centro Bosch para diagnosticar uma falha no Mondial T 2.5. Foi uma "tourada" precisamente pelo facto do diagnóstico faseado. E como não podia dar a minha opinião, tinha que ser o Engenheiro Bosch, tive que me desenrascar e tentar perceber as causas. Com a 2.7 num 355 - 94, uma raridade, o diagnóstico da falha foi imediato. Por isso Eu digo que um Ferrari mal intervencionado/afinado tal como um Maserati onde a ciência é outra, podem ser e são um pesadelo. Obviamente que a culpa não é das mecânicas, é mais de quem pensa que sabe e não tem capacidade/humildade para dizer que não a uma intevenção. Abraço, Mont
Boa tarde, tenho acompanhado os vossos post e vejo que estão a combinar um encontro no Porto. Gostaria de estar presente no vosso encontro pois sou um recente e feliz proprietário do 308 GTS.
Bem vindo ao mundo das belas máquinas. Fala do teu 308, quattrovalvole? Ou não? Alguma dúvida que tenhas, "posta". De certeza que tudo se resolve. Vamos lá marcar o encontro. E que tal irmos mais além e criarmos um clube Ferrari/Maserati com actividades e forum técnico? Penso que o clube Ferrari Portugal está moribundo, ainda existe?!! Pelo que sei a Viauto combina uns encontros com novos clientes ou possiveis novos clientes, mas esquece-se dos já proprietários e normalmente os que têm máquinas mais antigas. Esta é uma discussão antiga e espero não estar a ferir susceptibilidades. Mas é a minha opinião. Se for preciso patrocínio das casas mãe, há-de arranjar-se eles conhecem-me muito bem. Abraço, Mont
Ola Mont, Realmente sairam algumas versoes do 2.5 faseadas... Mas não todas... As que apresentam o problema de terem os dois loads dos mapas, têm a possibilidade de aparecer problemas pois os 2 ECUs de Combustivel/ar podem nao fazer o carregamento dos mapas exactamente ao mesmo tempo. Estamos a falar de software datado de 80´s que têm alteraçoes na velocidade dependendo do aquecimento do material entre outros.. Mas quando comparamos os modelos 2.5 sem faseamento com 2.7 as diferenças sao minimas.. A 2.7 tem mais alguns mapas de combustivel (por exemplo motor frio, motor quente, etc). Podes ver nas fotos o 2.5 (1ªfoto) e o 2.7 (2ªfoto).. E verificar que são semelhantes.. O 2.5 tem uma vantagem perante o 2.7.. Quando temos catalisadores e existe problemas no sensor de temperatura... O 2.7 desliga um banco enquanto o 2.5 só acende a luz slow down... Como isto é um problema comum.. Aqui temos uma vantagem do 2.5... Quanto embraiagem com dois pratos... A minha opinião é que a de 2 pratos é superior... Devido sua resistência, melhor transferência de potência, maior fiabilidade e durabilidade e maior atrito... A ferrari lançou os primeiros 348 com duplo disco como um showoff de tecnologia e de semelhança a carros de competição.. Mais tarde mudou para sistema mais leve de um so disco porque a potência de origem não obrigava a tal e tornava o processo de montagem mais simples e economico... Nos 348 nesta altura (meados 90.. inicios 91) alguns materiais desceram de qualidade, tais como as protecções distribuição que passaram de aluminio para plastico e embraiagem com um so disco.... Relativamente ao 348 não ser o mais bonito... É claro que não é.. A traseira é de gosto muito discutivel... Assim como as laterais... e suas faixas semalhantes TR.. Mas axo-o mto bonito.. E não consigo compreender aquelas pessoas que veneram o 355 e dizem nao gostar da estética do 348... Eles sao muito semelhantes... Ou pelo menos semelhantes o suficiente para não existir esse estereotipo... Já agora o 348.. não é meu... é do meu pai.. pertence tb aki ao forum nunojcmaia.. Dá uma vista de olhos na nossa garagem.. Ja temos novas aquisiçoes.. mas ainda nao deu tempo de as por na página.. http://www.cardomain.com/ride/733047 Vamos marcar o encontro para depois de agosto... Pode ser primeiro fim de semana de setembro... Kem vai e k carro leva??? e k amigos com k carros?? Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
Bem vindo... Como viste.. pode ser k 1 fim de semana setembro possamos nos encontrar.. Entretanto pode ser k apareça um cafezinho de manha no black coffe ou vila do conde... Se kisere envia um PM com contacto e se combinar alguma coisa com Carlos G Dias.. Nós avisamos... Já que és aqui do Porto.. sempre é mais facil... Parabens pela máquina.. Não esqueças de colocar algumas fotos....
Tal como tenho dito 2.5 ou 2.7 ? Desde que bem mantidos e afinados, qualquer uma!! Repara Pedro, è impossivel não gostar do 348, pelo menos para quem gosta de Ferrari. Apenas acho que não é o mais bonito. Mas tal como disse considero um bom Ferrari com um chassis muitíssimo equilibrado e uma alma 100% Ferrari. O ar de familia com o Testarossa, foi talvez uma forma de continuidade numa linha de sucesso. Mas no caso do testarossa, devido ás suas dimensões as linhas fluiam melhor. No caso do 348 como tudo encolheu um bom bocado, não resultou tão bem. Na minha opinião. Para o 355 com menos traços estécticos resultou tudo outra vez, as linhas voltam a fluir. E depois as luzes redondas... São um ìcone na nossa marca preferida. Nunca me hei-de esquecer do primeiro Ferrari contemporâneo que vi no já distante ano de 1982. Era um 308 quattrovalvole, acabadinho de sair, matricula de Imola - Italia. O conjunto direito dos farolins traseiros foram o primeiro alvo dos meus olhos... Abraço, P.S. Quanto ao encontro, pode ser a 2 de Setembro. A minha mulher é a companheira ideal. A máquina claro, é o Shamal. Pode ser que o meu amigo Jean queira ir mas deverá levar um SLK, pois o Ghibli por essa altura ainda não deverá estar pronto. Mas a costela dele é 100% Italiana.
Boa tarde Mont e Pedro , Há pouco enviei a msg mas parece que a mesma não seguiu. Bem dizia que o meu é um 308 Gts de carburadores de 1980 e está em bom estado, foi um sonho que me caiu literalmente nas mãos. A ideia de criarmos um clube Ferrari/Maserati parece-me óptima. Junto umas fotos para terem uma ideia. 1Abraço Lima Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
Pela minha experiência técnica e prática, devo dizer-te que o duplo disco não é mais durável. Que a potência se exprime com mais facilidade e se coloca no chão mais linearmente, não há dúvida. Além do pisar, depois de quente, mais "sólido", será a única vantagem. E como muito bem dizes a potência não justifica. O vosso 348 está óptimo. Parabens. Sabes que um item onde o Mondial T é superior, apesar do peso e tamanho, é na travagem (ABS Teves). Chega a ser de cortar a respiração. Duvido que na altura muitos travassem daquela forma. Abraço, Mont
Parabens! Lima. Um 308 carburadores!! Isso é Fantástico. Uma sonoridade impar, muita potência. Sabes que de acordo com a Ferrari a potência declarada é de 255 cv. Com carburadores afinados. Muitas revistas da època apontavam 240 cv., como mais tarde nos Quattrovalvole. Mas já tive o prazer de conduzir um de fibra, o mais valioso de todos (75,77), e adorei e sou capaz de jurar que os 255 cv. estão lá. Abraço, P.S. Tenho diversa documentação técnica sobre os carburadores Weber se algum dia precisares...
O carro está com óptimo aspecto... Gostava muito de arranjar assim um para brincar aos fins de semana... Muito bonito realmente... Sempre que poderes coloca mais fotos... Relativamente ao encontro... Na minha opinião deveria ser encontro das pessoas aqui do forum... Claro que podemos levar amigos.. De preferência com Ferraris e Maseratis ou outros desportivos... Tenho a certeza que os senhores da Viauto devem ja ter conhecimento deste nosso cantinho... E se nunca ca vieram dizer um ola... É porque também não devem estar interessados em combinar um passeio ou café... Que fique claro que não tenho absolutamente nada contra esses senhores... até gostava mto de entrar em negocio com eles para comprar o 430 cabrio k têm la a venda... Não tenho é tempo suficiente... para la dar um salto!! Mais tarde poderemos trocar algumas opiniões acerca do concessionario.. Apesar e não ser cliente tenho uma ideia formada.. Mont, Viste as varias páginas da do site? abraço Pedro Maia
Caro Pedro, Muitos parabens. É uma garagem muito diversificada. Sabes que para além do Ferrari é-me dificil falar dos outros. Claro que acerca do Porsche Turbo só posso dizer-te que é um modelo carismático e mete o 996 no bolso!! 408 cv.?!! Não é? A minha história é parecida, com a diferença que o meu pai era mais conservador e não arriscava tanto... Mas sabes, em 1988 com 18 anitos fui a Monza, sózinho, ver o Berger ganhar com o Alboreto em segundo. Com a minha bandeirinha ás costas de comboio em comboio, lá cheguei e vim. São situações como esta que ás vezes é dificil explicar, que me transformaram no homem sonhador que sou hoje. E é por isso que a Ferrari e agora a Maserati estão na minha corrente sanguinea. Abraço, Mont (Miguel)