The Portugal Thread! | Page 15 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

1. JLusitano

JLusitano Karting

Full Name:
    João Pedro
    Ainda há dias, falava com um amigo, amante de Porsche e, a opinião dele, ruma nesse sentido. Segundo ele, os preços cobrados por pequenas intervenções são exurbitantes e vêm na onda da imagem de exclusividade e elitismo criada em torno da Ferrari e, não raras vezes, o know-how dos mecânicos não é assim tão aprimorado quanto isso...
    Na altura, estivémos cerca de 30 minutos a falar sobre isso e, parcialmente, eu concordava com a sua opinião mas, quando o Mont falou sobre a história de trocarem um colector a um 3200 fico muito reticente sobre a quem confiar um Ferrari ou um Maserati...
    Tenho um vizinho - e coleccionador de italianos mas que, cuirosamente, falta-lhe um Ferrari - que se queixa disso mesmo, sobretudo quando precisa de alguma intervenção no seu Delta Integralle... daí o seu receio em comprar um 328 ou um 308, por pensar que tem poucas pessoas em quem pode confiar verdadeiramente...
    Eu coloco a questão: há, de facto, em Portugal alguém capaz de trabalhar nestas "jóias", sem cobrar os exageros que a Viauto cobra, por exemplo? Eu compreendo - até muito bem - que o bom trabalho deve ser bem pago... mas, há limites e limites...

2. mont

mont Formula 3

É isso Pedro, é um roubo!!!
    Repara que posso estar a dar um tiro no pé!!
    Dentro de algum tempo vou ajudar uma familia Ucraniana dando trabalho a um emigrante que queira aprender o ofício nobre de trabalhar com estas máquinas. Se calhar nessa altura vou fazer um ajuste no preço da mão de obra, que por ora considero justo - 25,00 "aereos".
    A questão do Ucraniano tem a ver com o facto de querer ajudar quem vem de longe tentar a sorte, mais nada.
    Não há duvida que a mão de obra é especializada?... em quê??!
    Mão-de-obra especializada é a que desenvolve um trabalho correcto a preço justo e com relatório de reparação. Mais nada.
    Depois seguindo os manuais tudo se faz.
    Durante algum tempo, CDs meus sobre como intervencionar os Biturbo estiveram ao serviço da Viauto, ainda no tempo do Gianfranco, paz á sua alma...Porque o importador não dispunha de tal suporte... Como é possivel?

Abraço,

Mont

3. pedro.maia

pedro.maia Karting

Full Name:
    Pedro Maia

Aqui no Porto tens o Sr Pinto.... por exemplo...
    Mas á medida que começam aparecer mais ferraris e menos interessados em pagar os balurdios que esses senhores decidem levar.. vão aparecendo mais mecânicos especializados a arriscarem e abrir seus proprios negocios...
    Lei do mercado..
    E não vão precisar de muita sorte para fazer bom dinheiro...

4. JLusitano

JLusitano Karting

Full Name:
    João Pedro
    Não tenho um Ferrari em fase de restauro... o último em que toquei foi num 328 GTB para demonstração... e o dono ficou rendido, sobretudo, porque pensava que teria de repintar o carro todo, tal era o seu estado...

Tenho, sim, um Toyota Corolla DX Hatchback (há muito poucos a circular), dado o meu gosto por mecânicas japonesas... e, este, está completamente original. Fez, em Junho, 20 anos e, da parte de mecânica, está concluído; os interiores foram integralmente recuperados e resolvi deixar a fase da pintura para o final, sobretudo porque serei eu a fazer a sua recuperação. Essa mesma fase, estrá incluída num processo detalhístico que lhe farei.
    A seu tempo, colocarei algumas fotografias finais para verem...

5. JLusitano

JLusitano Karting

Full Name:
    João Pedro
    Eu moro na zona da garagem do sr. Pinto... e, curiosamente, já me falaram muito bem dele, mas também já me falaram "pouco" bem dele... daí a minha dúvida em saber se estou perante um mecânico ábil ou um virtuoso...

Concordo com o Mont sobre a noção do trabalho especializado e dou o caso da TOYOTA. É lá que levo a SportWagon e o DX foi lá todo recuperado - mecanicamente - mas, houve situações em que só dois ou três mecânicos (os da velha guarda...) sabiam mexer naquilo, porque os putos novos só vêm VVTi's, Celicas e Supras com 1000bhp's... daí que não me arrependo, nem por um minuto, do dinheiro que dei pelos manuais técnicos para o DX e para a SportWagon, sobretudo nesta, que me têm dado um jeitão para a remoção dos painéis, para insonorização, sem os danificar.

6. mont

mont Formula 3

Pedro, obviamente não vou tornar este magnifico forum num foro mercantilista.
    Jamais farei a promoção da minha Italia Exotic, Lda.
    Mas devo dizer-te que como tenho um bom suporte técnico, manuais, cds e outros, vou trabalhando neles com muita qualidade. Tenho um Ghibli Gt em restauro integral que está uma maravilha.
    A Italia Exotic vai estar a 100% depois do Verão com oficina montada em condições, nessa altura qualquer solicitação será bem vinda.
    Para já prefiro mexer nos biturbos todos (Maserati) e Ferrari até 99 (355).
    Com o advento do Modena a Ferrari muniu-se de máquinas diagnóstico SD2 SD3, que só a assistência oficail dispõe.
    Como são extremamente caras ainda não me meto nisso. Mais tarde que sabe.
    Devo dizer-te que a minha formação académica nada tem a ver com mecânica, mas sim com Gestão/marketing.
    Mas o "Amor" pelas mecânicas nobres sempre esteve comigo, adorava ouvir o meu Pai falar do 128 e do seu carburador...
    Uma coisa leva a outra e depois de investir muito em conhecimento e praticar muito nos meus Maser, Lancia e Alfa fui aprendendo a SABER FAZER e agora a FAZER SABER.
    Mas chega de autopromoção.
    O que interessa é fazer bem e se possivel á primeira!!

Abraço,

Miguel

7. mont

mont Formula 3

Ora aí está uma raridade um corolla Dx Hatchback....
    Primeiro investe-se em conhecimento e só depois se arrisca na obra.

Quanto ao Pinto, já lhe enviei umas peças para um 512 tr de um cliente comum, não tenho opinião formada. Não conheço pessoalmente.
    Já estive para negociar um 412 Gt aí da praça que tinha sido intervencionado por ele, embraigem de carbono ou kevlar, ou lá o que foi??!
    Oh meu Deus...
    Agora posso falar, sem ferir susceptibilidades espero, que o que vi no interior consola central, manete de mudanças e painel de instrumentos não me agradou, nada...
    Que me interessa a embraigem de carbono se vou ter que viver com uns traços valentes e pele esfolada e paineis desacertados?? Não há justificação.

Abraço,

Mont

8. mont

mont Formula 3

Penso que vale a pena referir que no que diz respeito ás mecânicas Ferrari e Maserati são as duas nobres mas no entanto diferentes.
    Estamos a falar da era biturbo e não dos novos Quattroporte e coupé/spyder e novos Ferrari, que absorvem em conjunto muitos orgãos e arquitecturas. Eu próprio vi a linha de montagem onde se montam os motores, actualmente, e são feitos lado a lado.
    Mas na outra era tudo era diferente e as marcas eram rivais.
    Com a Ferrari fui começando a resolver problemas nos dos amigos, que os outros não conseguiam resolver.
    Depois começei a resolver nos meus e assim por diante...

Mont

9. F430Modena

F430Modena F1 Rookie

Bem se fosse dia 3/9/2006 era muito bom contem comigo :)

10. JLusitano

JLusitano Karting

Full Name:
    João Pedro
    Precisamente.
    Antes de avançar com o que quer que fosse, investiguei, recolhi informação, busquei pormenores do modelo original e andei cerca de meio-ano em análise comparativa do que poderia ser feito no meu, visto que o carro já "é da casa", há mais de 18 anos (sim, foi comprado com dois anos e pouco mais de 20.000km's).

Só foi pena o carro ter conhecido muitos mecânicos, supostamente "competentes", para lhe fazerem as revisões - intervenções que só o prejudicaram. Quando resolvi tomar eu conta dele, só a primeira intervenção na TOYOTA foram €800, depois foram €200 e, em Maio último, uma de €650... mas, verdade seja dita, o carro nem parece o mesmo... já faltou mais.

11. pedro.maia

pedro.maia Karting

Full Name:
    Pedro Maia

Pois.. mas ja nao queria chegar tão longe... Tava a dar beneficio da duvida...

Por falares em realtorios.. fez-me lembrar um amigo meu k tem Volvo 440 Turbo... levou a um concessionario oficial volvo... No fim recebeu o relatório com a factura.. em que incluia reparação do turbo... substituiçao valvula wastegate e mais umas anilhas... a conta era exorbitante... Ele pediu ao chefe da oficina para o acompanhar ao carro e ao abrir o capot... disse-lhe que o simbolo turbo foi ele que o colocou.. e pedia-lhes para eles mostrarem onde estava o turbo.. :) :)

12. JLusitano

JLusitano Karting

Full Name:
    João Pedro
    Isso é do melhor que se pode fazer...
    Conheço uma situação de revisão na FORD, mudança de óleo incluída, em que um conhecido faz uma pequena marca no filtro que estava, para ver se este era mudado, ou não, derivado a ter ouvido algumas informações nesse sentido... e, para sua surpresa, o filtro não foi mesmo mudado. Chamou o chefe da secção de mecânica e, creio que sabem qual o desfecho...

13. pedro.maia

pedro.maia Karting

Full Name:
    Pedro Maia

Talvez me tenha explicado mal...
    Não disse que que querias fazer publicidade à Italia Exotics... Alias porque acho que deves fazer... De preferência se colocares fotos... :)
    Ja estas a ver onde vai ser o segundo encontro....
    Tens que ter instalações prontas para essa altura.. Ou seja para inicio de Outubro....
    Vamos todos para Italia Exotics ver as maquinas que la tens e ja agora com a ajuda do JLusitano fazer umas operaçoes de detailing aos nossos carros... Porque isso de só andar de carro passear e tomar café.. é so metade do prazer...

14. JLusitano

JLusitano Karting

Full Name:
    João Pedro
    Contem comigo!
    O prazer é todo meu! ;)

15. RockaForte

RockaForte Formula Junior

Full Name:
    Pedro Mendes
    Se a memória não me trai a última iniciativa do Clube Ferrari Portugal foi uma concentração em Gaia no que era ainda na época o parque de exposições - aonde agora está o Cais - e decorria ainda o ano de 2002. Sinceramente é uma miséria. E a Viauto não tem muito tempo para "brincar às casinhas" consta-se que em dezembro irá abrir no Porto mais um concessionário da SIVA na avenida de França, e que será quase de certeza Lamborghini / Bentley. Com a fama dos lamborghini's no porto - quase mítica - e uma reputação de uma muito maior na atenção ao cliente a Viauto pode começar a perder clientela para Sant'Agata

16. mont

mont Formula 3

Até concordo que o primeiro encontro a sério possa ser para estas bandas.
    Mas deixem-me mais espaço de tempo. Estou a renovar alguns armazens da familia para as instalações da Italia Exotic, Lda.
    Como a propriedade também engloba uma salsicharia tradicional Alentejana, a melhor do pais, juntavamos o útil ao agradável e apontavamos para a Primavera. Que tal?
    Assim recebia todos com nivel, com algumas máquinas expostas e ainda almoçavamos um porquinho fresco e uns enchidos a condizer...
    Ó Pedro essa do Volvo é fantástica!! Mais hilariante e caricata é esta: Um amigo meu no concessionário VW de Setúbal - Carvega - confirma a factura e vê que lhe cobram o enchimento do depósito do liquido lava Pára-brisas vulgo "mija-mija". Ora com o tinha feito no dia anterior e ainda tinha a embalagem no carro e o recibo da compra... Tás a ver?!
    Uma empresa entalar-se assim por uns míseros euritos...
    Mas este é o País que temos.
    E olha que não sou daqueles que pinta o quadro negro á volta da economia e das generalidade das pessoas e bla, bla, bla... Mas que temos elementos que não interessam, temos.
    O mesmo concessionário montava os alarmes MasterG... modelo base no Polo "foxi" e no A8 4.2 Quattro "biturvo" Tdi/Gasolina super. O cliente pedante e "snobi" do 4 anilhas, perdão aneis - de ouro - pagava 140 contos!!
    O coitadinho do "foxi" só podia pagar 60 contitos!!! Desgraça....
    Atenção não tenho nada contra os Audi, são grandes carros. Só não são para mim. São muito certinhos!!
    Obviamente que nem todos os donos de Audi são "snobis" nem "pedantis".
    E para os que são, relevem, é apenas uma bricandeira com sotaque Alentejano.

Abraço,

Mont

17. mont

mont Formula 3

Por este andar vamos bater o "record" ou será recorde - mas este não vêm do verbo recordar? De "posts" no FerrariChat.com.
    Enfim...
    Amigo Rockaforte, Lamborghini ou Ferrari? Sabes que curiosamente os clientes não são os mesmos? Será pouco provável que um cliente Ferrari troque de marca.
    O cliente Lamborghini (modernos) é muito especifíco, gosta de máquinas potentes com look arrojado, que nos deixem de boca aberta, que façam muito barulho mas que sejam pouco guiáveis...
    O cliente Ferrari gosta de tudo aquilo mas gosta de o usar gosta de mostrar porque é que a Ferrari é o pico da tecnologia automóvel nos dias de hoje...
    Obviamente que nos dois lados existem os outros, aqueles que não sabem o que querem nem o que compram. Mas esses não são os que pagam milhares de Euros nas intervenções??
    Se houver alguém no forum que se identifique com esta situação está sempre a tempo de se converter.
    Ainda, sabe que a caixa E-gear do Gallardo é muito boa mas está a anos luz da do F430?
    São muitos anos de corridas, milhares de vitórias em todas as categorias.
    Muitas cabeçinhas e pestanas queimadas muito desenvolvimento...
    Muito dificilmente algum fabricante vai conseguir estar no mesmo patamar.

É só uma achega...

Mont

18. pedro.maia

pedro.maia Karting

Full Name:
    Pedro Maia

A caixa gallardo nao tem proveniencia VW?

19. RockaForte

RockaForte Formula Junior

Full Name:
    Pedro Mendes
    Não, por enquanto são só os AC's, radio/gps e o cinzeiro ...

20. pedro.maia

pedro.maia Karting

Full Name:
    Pedro Maia
    Fiquei com ideia que no teste do top gear o Clarkson disse que a caixa era construida na VW...
    Devo estar confundido entao...

Eu não sou anti lamborhini... Alias gostava de ter um...
    Um Contach 5000!!!! :) ou um Diablo VT!!

Bem sei k são carros para andar a direito... Mas.. Na minha opinião são mto bonitos... E o tempo passa e eles continuam bonitos... e modernos..

21. mont

mont Formula 3

Oi Pedro,

Não. Pode até ter uns pózitos da DSG, mas a gestão è Magnetti Marelli.
    Ora quem desenvolveu o conceito foi a Ferrari com tecnologia Marelli, sinergias dentro do grupo Fiat, o primeiro protótipo foi utilizado em Fiorano em 79 com o grande Gilles ao volante (312 t4). Não gostou!! Claro, como podia?! Um piloto puro e duro como o Gilles jamais deixaria de querer comandar a máquina.
    O nosso "INGINHEIRO" Forghieri lamentou-se e guardou os esboços na gaveta.
    Em finais de 88 alguém se lembrou que podia ser uma vantagem para a época de 89. Desenvolveram o conceito deram-lhe uma achega nos componentes e principios de funcionamento, socorreram-se da hidráulica e voilá!! Primeiro tiro (Jacarépagua - Rio) primeiro melro! Vitória do Mansell no lindissimo 639 (garrafa Coca-Cola).
    Já viram aos anos que isso foi??
    De lá para cá foi só desenvolver o conceito e como dizia a minha Avózinha Palmira: "Candeia que vai á frente alumia duas vezes..."!!!
    Faz-me lembrar o sistema Common Rail, a Fiat cria desenvolve e vende á Bosch a patente. Mas tem sempre uns segredinhos na manga...
    Como também sou um feliz proprietário de um Alfa 147 JTD16v multijet, posso dizer que os 140 cv. estão lá todos. Mas no outro dia conduzi uma Laguna novinha 2.0 Dci 175 cv. e alguns estavam a pastar ou a dormir á sombra de um sobreiro!!!
    Faz lembrar, também, a história das Ducati e das Japonesas... Mas isso é um assunto para o ti, Pedro...

Abraço,

Mont

22. mont

mont Formula 3

Se quiseres, já, um VT vermelho com 11.000kms nacional, imaculado. É só dizeres.

23. carlosgdias

carlosgdias Karting

Full Name:
    G.D.
    Boa tarde a todos!

Este thread parece que ganhou vida...

Podem contar comigo! Nesse dia la estarei...

O que e feito do Vasco (ClassicFerrari)? Ja estas em Portugal?

24. pedro.maia

pedro.maia Karting

Full Name:
    Pedro Maia
    Ficava ja com esse VT.. Mas continuo com o mesmo problema da manha... que disse acerca da viauto... Não tenho tempo!!!! :)

A menos k seja troca por troca por nissan navara!! :)

Relativamente ás motas... Japonesas VS Italianas...Eu sempre tive Yamaha... Tive bem ha pouco tempo para trocar minha R1 por uma Ducati 999R.. Versão espetacular...
    Mas as japonesas oferecem uma fiabilidade mto superior... E comportamentos (no momento) bastante superiores...
    Depois existe o reverso da medalha... A ducatti tem carnagens carbono.. transpira competição... Acabamentos racing... É um colosso...
    Mas a falta de fiabilidade e o preço e disponibilidade de componentes... afasta qualquer um... Pelo menos akeles k fazem pelo menos 10.000Km por ano..

25. llima

llima Rookie

Full Name:
    Lima
    Obrigado pela oferta da folha de homologação, mas já a "saquei" do site owners.ferrari .

Quanto à questão do CO é resolvida à maneira portuguesa sem mexer em nada com inspecção de preço certo :)

Quanto à afinação ainda não encontrei o mecânico, já me tinham falado do Pinto, não sei é se têm muita experiência com carburadores. Outra hipótese é ex mecânico da Viauto Porto que foi para a Mercedes mas não sei precisar o nome.

1A
    Lima

Share This Page